O conceito da Type 31e Leander

O conceito da Type 31e Leander

O conceito da Leander dos estaleiros Cammell Laird e BAE Systems

O conceito ‘Leander’ para a fragata Type 31e da Royal Navy desperta interesse da indústria britânica

Os estaleiros Cammell Laird (CL) e BAE Systems juntaram-se para competir pelo programa de fragata Type 31e com seu conceito “Leander”. O CL será o contratante principal da BAE Systems, fornecendo os conhecimentos de design e integração de sistemas. Mais detalhes do projeto Leander surgiram e parece que o CL e seus fornecedores estão determinados a fazer uma oferta muito crível. Do ponto de vista da RN, é encorajador notar que evidentemente haverá uma forte concorrência entre a Leander da dupla CL/BAE Systems e a Arrowhead da dupla BMT/Babcock .

Em 20 de fevereiro, o Cammell Laird, a BAE Systems e a Society of Maritime of Industries organizaram uma conferência de fornecedores que atraiu 200 delegados de potenciais empresas da cadeia de suprimentos no Reino Unido e no exterior. A demanda era tão alta que um segundo evento para mais de 100 empresas será realizado no próximo mês. O CL vê a resposta extremamente positiva da indústria como um forte apoio aos objetivos e aspirações da Estratégia Nacional de Construção Naval publicada pelo governo britânico no ano passado.

O diretor de projeto do CL, Tony Graham, disse: “Para ganhar essa competição, devemos ser melhores, mais baratos e mais rápidos do que qualquer outro … fundamentalmente, reconhecemos que este navio tem que funcionar tão logo fique pronto”. O MoD deverá fechar o contrato da Type 31e em março de 2019 e se a proposta da Leander tiver sido bem sucedida, poderá ver o corte de aço começando em Merseyside em março de 2020.

O CL diz que identificaram oportunidades para exportar a Type 31e para cerca de 20 clientes no exterior além dos 5 navios para a Royal Navy e eles esperam construir um negócio de exportação com base na Leander. A BAE Systems possui uma rede de relações globais em regiões como a América do Sul e o Golfo, que será um recurso útil ao comercializar a Leander no exterior. O governo está empenhado em ajudar nesta campanha de exportação e trabalhar em parceria, de uma forma que esteve em grande parte ausente na construção naval do Reino Unido há várias décadas.

De acordo com o CL, o design da Leander será flexível e poderá entrar rapidamente na produção, oferecendo custos de propriedade modestos. Os três principais custos de vida útil são tripulação, combustível e sistema de combate. A Leander tem um perfil flexível, é muito eficiente em termos de combustível e o sistema de combate BAE Systems já está sendo usado pela Royal Navy. O design deve ser de baixo risco com um projeto de engenharia direto.

O engenheiro-chefe da Type 31e da BAE Systems, Gavin Rudgley, ofereceu mais detalhes sobre o design da Leander. Espera-se que o navio tenha cerca de 4.000 toneladas de deslocamento e 120 metros de extensão com uma tripulação de cerca de 120 e capaz de operar nos extremos do Golfo ou do Ártico. O design foi desenvolvido a partir da corveta classe Khareef.

Evolução do casco

OPV classe Amazonas
Corveta classe Khareef
O conceito da fragata Type 31e Leander 

O projeto Leander usará sistemas maduros e comprovados de outros navios, incluindo os navios de patrulha oceânicos (OPV), destróieres Type 45, fragatas Type 26 e OPV classe River Batch 2 e projetados para serem robustos e fáceis de manter. A baia de missão do navio é uma versão reduzida da que já foi projetada para a fragata do Type 26.

Os sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) são baseados na experiência adquirida com a Khareef e o Type 45. Ele irá transportar o radar Artisan Type 997 e o sistema de mísseis antiaéreos Sea Ceptor comprovado. Para os 5 navios da Royal Navy, esses sistemas serão removidos das fragatas de Type 23 à medida que forem desativadas e serão montados nos novos navios, ajudando a reduzir custos.

A classe Khareef é propulsada por motores diesel gêmeos e é assumido por simplicidade e economia que a Leander contará com propulsão totalmente diesel.

Embora possa haver muitos que desejam ver a competição da Type 31e ser vencida por qualquer um menos a BAE Systems, é claro que o Leander tem uma vantagem sobre seus concorrentes, dada a propriedade de tecnologia madura e propriedade intelectual, juntamente com a experiência recente de construção de navios de guerra já no mar com a RN.

O Cammell Laird também tem história de sucesso moderna e está demonstrando sua competitividade global, garantindo uma série de pedidos de construção naval. É claro que a Leander será um concorrente formidável.

FONTE: savetheroyalnavy.org

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