Última forma! HMS Ocean pode ser rebatizado de ‘Atlântico’ (e não mais de Pernambuco…)
Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Naval
O Poder Naval apurou nesta segunda-feira que, entre os almirantes brasileiros, cresce a preferência pelo nome Atlântico, para rebatizar o porta-helicópteros HMS Ocean, comprado este mês pela Marinha do Brasil à Marinha Real Britânica.
Há cerca de dez dias, em um almoço no Clube Piraquê, no Rio, o Comandante da Marinha, almirante Eduardo Leal Ferreira, comentou que a tendência, naquele momento, era renomear o navio como Pernambuco, terra natal do então ministro da Defesa Raul Jungmann.
Jungmann deixou a Defesa hoje, por ter sido nomeado ministro da Segurança Pública. Seu substituto, em caráter temporário, é o general Joaquim Silva e Luna, que ocupava a Secretaria-Geral do Ministério.
Mas Pernambuco não se rende!
O novo titular da Defesa, de 68 anos, nasceu no município de Barreiros, a 102 km da capital pernambucana…
O novo nome nada tem a ver com a desvinculação de Jungmann do Ministério da Defesa, é claro.
Alguém sugeriu NPhM Atlântico Sul aqui mesmo no PN, parece que a sugestão na passou assim tão longe.
olá amigos, também é bonito esse nome. por mim não dando mome de politico ta bom 😉
Sim, eu tinha sugerido Atlântico Sul, os almirantes andam lendo o PN 😉
Curioso né? Qual o nome do Navio?
.
R: Ocean Atlântico
Ate agora não sabemos o que vira no navio falo dos armamentos????
Rapaz o almirantado anda lendo os comentários aqui do PN.
Não sabemos mesmo como fazer direito essas coisas de homenagens, né?! Colocamos nome ou referência a políticos…não seria melhor o nome de algum herói da FEB ou o nome de alguma batalha vitoriosa brasileira da WWII?
Exemplos: “Monte Castelo”, “Montese”, “General Mascarenhas de Moraes”, “Tenente-Coronel Emílio Rodrigues Franklin”…
Pena não darmos ênfase nem valor nos verdadeiros heróis brasileiros!
“O novo nome nada tem a ver com a desvinculação de Jungmann do Ministério da Defesa, é claro…”
Com a devida venia, Lopes, mas nada é claro na eleição desse nome … Se fosse claro haveria um sorteio puro e simples com os nomes previamente sugeridos. Aliás, para mim, a única forma neutra e afastada de qualquer interferência que não o acaso …
Mas, superadas as elucubrações iniciais, melhor mesmo o nome que banha do que é banhado … Nada a ver com o estado natal do Jungmann nem com o oceano adjacente …, é claro …
UFA! Tomara que se confirme.
ATLÂNTICO tem tudo haver com o mar que banha, circunda ao longo de 8.500 km a costa brasileira, onde está as nossas maiores reservas de petróleo, e batizado de AmazÕnia Azul, e pela sua importância, deverá ser a nova nave-capitânea da MB, que depois do descomissionamento do NAE Minas Gerais, deixaram nossa marinha a deus dará, pois nunca o NAE São Paulo consegui exercer esse papel, por passar maioria dos anos apenas no porto.
Alexandre Galante 26 de Fevereiro de 2018 at 17:30
Sim, eu tinha sugerido Atlântico Sul, os almirantes andam lendo o PN ?
Pode ter certeza que tem sim Galante, pelo menos Mar-e-Guerra (FN) eu tenho certeza que tem, começando pelo meu Cmdt e seu Imediato, aqui do nosso GptFN. (Ele vai ler essa insinuação também). Rsrsrs
off toppic A MB estaria interessada no Hms- Clyde que tem convoo para helicoptero?
Aeeee finalmente!!!! chega de nome de estados.
Sou Pernambucano, e se for pra ter nome de estado, minha torcida obviamente é por Pernambuco. Mas o nome Atlântico, cai muito bem.
Neutro, sóbrio, às vezes tempestuoso e difícil de encarar. Foi sem dúvida a melhor escolha.
Talvez tenha o apelido de “Atlantic Ocean”. Bons ventos o traga.
A Belonave receber o nome do lago que nos banha é bastante interessante. Duvido desagradar a muitos.
Pode ser que seja uma homenagem ao Estaleiro Atlântico Sul, a próxima casa do HMS Ocean.
Rainha da doca
GEN Escobar
Acho muito difícil a marinha homenagear feitos heroicos e heróis de outra força armada. Se for assim a marinha deverá homenagear feitos da própria marinha. Lembrando a a nova classe da submarinos da marinha é em homenagem a uma grande vitória da nossa marinha.
E por fim, prefiro nome de estado, heróis militares… enfim, menos políticos, nossos navios não merecem ser xingados.
Ai sim, Pernambuco já foi usado muitas vezes, vamos variar um pouco. Atlântico passa a sensação de algo imponente (e ele realmente é, pelo menos na América Latina), um nome muito bonito e merecido.
Devia ser Pacífico, só pra variar
Bezerra (FN), ficamos honrados! nossos cumprimentos a todos do GptFN.
corrigindo
…lembrando QUE A nova classe…
Quebra a tradição, mas eu gostei MUITO. Espero que esse nome se confirme 🙂
Eu daria o nome de João Cândido.
Embora tenham gostado da idéia da nau capitã ter o nome de meu estado, ou que fizesse referência a ele (Leão do Norte, também ficaria legal), espero que as naus capitanias tenha um nome de referência nacional (e não restrito a um punhado de nomes repetidos). E eu acho que Atlântico Sul, embora seja mais bonito do que só Atlântico , mas difícil de colar por causa do estaleiro (que fica aqui em Pernambuco.. É até isso poderia ser uma referência ao estado.).
Meu Deus que notícia boa, o Galante está de prova que eu sempre defendi o nome Atlântico Sul kkkkkkk
Esse nome passa uma mensagem muito boa!
Melhor mesmo a troca do nome.Nada contra Pernambuco.
Também sugeri Atlântico Sul, futuro teatro de operações do navio.
Boa noite a todos. ATLÂNTICO E’ PERFEITO !!!
Gostei! Para o navio que tinha o nome Oceano, o Atlântico ficou à altura. Tomara que se confirme.
Pra mim, tanto faz o nome desse Navio… Mas Atlântico é a melhor opção na mesa, sem nenhuma dúvida.
Sempre admirei o salutar hábito norte-americano de batizar o nome de seus NAe de um dos inúmeros presidentes que os mesmos tiveram… Temo que isso no Brasil não seja possível por motivos óbvios… Então, que seja o nome de algum Estado da Federação. Pode ser Pernambuco, Amapá ou Rondônia… Sou indiferente ao nome… Só quero o navio em posse do nosso país… Isso de nome é vaidade…
Prezados, é a primeira vez que me manifesto aqui no site e acompanho com muito interesse todos os assuntos aqui discutido. Todos estão de parabéns por fazer deste site uma referência no meio.
Me lembro que haviam defendido o nome Atlântico para o maior navio de nossa esquadra e eu torço para que seja adotado por nosso almirantado.
Abraços a todos
Eu também sugeri Atlântico Sul, e sugiro agora Cruzeiro do Sul como denominação de um novo meio relevante que a MB venha a adquirir.
Se houver a mudança, será muito bem vinda. Evita a ciumeira tola.
Um grande blindado “Osório”, um grande navio ” Tamandaré”, apenas uma sugestão. Porque não homenagear um grande personagem da nossa marinha de guerra, mesmo que não seja Tamandaré, mas um outro. O nome Atlântico é neutro, mas acredito que não seja o melhor. Parece copiar o nome Ocean. Heróis que deram a vida pela Pátria merecem ser homenageados.
Sem perdão do trocadilho então, a confirmar a alcunha, a manchete do PN em breve será: “Ocean, hoje Atlântico, atravessa hoje o Oceano Atlântico …”
Eu lí no tecnodefesa que o EB poderá adquirir oito exemplares do SuperCobra,será que a MB embarca junto via FMS?
Atlântico, ótima opção!
Que bom!
Fico feliz pois a sugestão de atlântico, atlântico Sul e amazônia azul. São o nome próprio para a capitaneá do Brasil. E será o teatro de operações de nossa embarcação.
“HIP!HIP!HIP!Rá! Viva a Marinha’
Eu gosto de “Cruzeiro do Sul”. Ficaria bem legal e representativo para o Br e para a história da MB.
“NPhM Avanhandava”
Soa bonito, convenhamos.
Muito bom o nome Atlântico Sul! Ou poderia ser também “Amazônia Azul”.
Deixasse Ocean mesmo. O nome é bonito. Mas Atlântico sul tá bom também.
Vai chamar Dom.Pedro I ou Minas Gerais acho que vocês vão cair do cavalo denovo… o comandante é um pessoa muito bem humorada.
Quase acertei, em uma das mtas matérias a respeito do “HMS Ocean”, brinquei que o nome no Brasil seria “BNS Oceano”…
Pessoal, realmente existe uma certa resistência no almirantado por nomes que fazem referência à Monarquia? Ou seria mera lenda, assunto já batido?
Como o André sugeriu, Dom Pedro I ou II, Princesa Isabel, seria muito interessante, porém, Atlantico está fenomenal, embusteiro e imponente!
Interessante. Vou entrar na onda do “eu também”. Quando se falava em Pernambuco,sugeri que aproveitassem o nome atual “Ocean”, usando aqui o nome “Oceano”. Garanto que íamos economizar em tinta por todo o navio hehehe
Agora que me toquei, já existe um “Cruzeiro do Sul”.
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://pt.m.wikipedia.org/wiki/NHo_Cruzeiro_do_Sul_(H-38)&ved=2ahUKEwiVtfaeoMXZAhUDw1kKHe74AmYQFjAAegQICBAB&usg=AOvVaw1rN-Dq1YnuC_BPskrObrOs
Em vez de homenagear Pernambuco, e assim privilegiar o ex ministro,, outras sugestões menos pessoais:
Rio Capibaribe
Olinda
Íbis
Guararapes.
Monte das Tabocas.
Maurício de Nassau.
Frevo.
Bomba do Hemetério.
Luiz Gonzaga
Caxangá.
Afogados.
Cruz Cabugá.
Nao me importo com o nome que o navio vai receber porem acho essa ideia de colocar nome de estado bem sem graça. Uma boa seria colocar nomes de militares que fizeram historia nas nossas forças armadas, porem tem aquele leve risco de algum governo futuro se aproveitar e usar isso pra homenagear quem nao deveria ser homenageado.