Vídeo: contramedida de torpedos CANTO
O sistema CANTO do Naval Group (ex-DCNS) representa um avanço no campo da defesa contra torpedos. Ele é projetado para proteger qualquer plataforma, submarina ou de superfície, contra os torpedos mais avançados e a geração anterior de torpedos também.
O CANTO foi encomendado pela Marinha Francesa para proteger seus submarinos SSN e SSBN e pela Marinha do Brasil para proteger a nova frota de SSK classe “Riachuelo”. Ao contrário dos despistadores clássicos com o objetivo de seduzir o torpedo atacante, reconhecendo seu sinal acústico e reproduzindo um alvo falso, o CANTO é baseado no princípio da diluição/confusão.
A contramedida CANTO atua completamente independentemente do tipo de torpedo, oferecendo assim uma proteção contra numerosos ataques de torpedos simultâneos, mesmo em caso de ameaças de torpedos desconhecidos.
Confusão/diluição
O CANTO® foi desenvolvido para proteger eficientemente um submarino contra ataques de torpedos únicos ou múltiplos. É capaz de derrotar torpedos de geração anterior e nova, combinando processamento de sinal complexo e grande autonomia, contra os quais os chamarizes baseados em sedução não são mais eficientes.
O CANTO® é um emissor acústico ativo de banda larga tudo-em-um que atua como um jammer para efeito de diluição e como gerador de alvos falsos para efeito de confusão. Ele cria e renova constantemente centenas de ecos falsos em uma área de cobertura de 360 ° visando saturar o sonar do torpedo e o processamento de dados dele.
A imagem tática extremamente confusa força o torpedo atacante a perder tempo encontrando o alvo real e, assim, esgotando seu combustível.