Concpção do KJ-600. A similaridade com o E-2 Hawkeye não é mera coincidência

Concepção do KJ-600. A similaridade com o E-2 Hawkeye não é mera coincidência

A China anunciou no ano passado que está desenvolvendo um avião de alerta aéreo e controle (AEW&C), o KJ-600. Os especialistas do Pentágono acreditam que a aparência do KJ-600 é um claro sinal de que a China está preparando um grande grupo de combate de porta-aviões.

De acordo com imagens divulgadas na Internet, o Institute 603/XAC da China desenvolve a primeira geração de AWACS embarcados em um tamanho e configuração muito semelhante ao americano E-2 Hawkeye.

A Popular Science informou em julho de 2017 que a China desenvolve o KJ-600, um avião de alerta aéreo antecipado e controle baseado em porta-aviões que pode ajudar a preencher uma lacuna crítica contra a Marinha dos EUA. Construído pela Xian Aircraft Corporation, o KJ-600 pesa 25-30 toneladas e é propulsado por dois turbopropulsores FWJ-6C.

O KJ-600 baseia-se na experiência adquirida com o demonstrador de tecnologia JZY-01 anterior. Devido ao peso e à potência limitada do motor, o KJ-600 foi projetado para decolar do porta-aviões usando uma catapulta.

O avião se assemelha ao E-2 Hawkeye da Northrop Grumman, que opera desde a década de 1960. O KJ-600 seria equipado com um avançado radar de varredura eletrônica ativa (AESA – Active Electronic Scanned Array) com tecnologias do radar terrestre chinês JY-26, capaz detectar aeronaves furtivas, como o F-22 e o F-35.

“O AESA poderá detectar caças furtivos em um alcance muito longo”, disse o especialista militar Li Jie ao jornal South China Morning Post (SCMP) em 24 de janeiro de 2018. O anúncio coincide com o aumento dos desdobramentos de F-35 e F-22s em áreas próximas à China, como o Japão e Coreia do Sul. Ambos os aliados dos EUA compraram jatos F-35A da Lockheed Martin e podem considerar comprar o F-35B para operações embarcadas. Li disse que o KJ-600 provavelmente será usado no terceiro porta-aviões da China em construção em Xangai e será compatível com seu avançado sistema de lançamento eletromagnético (EMALS).

O EMALS pode lançar jatos de forma mais rápida e eficaz do que as rampas “ski-jump” usadas nos dois primeiros porta-aviões da China.

O KJ-660 aparece nas concepções do futuro porta-aviões nuclear da China, o Type 002

O especialista em segurança marítima, Collin Koh, da Nanyang Technological University em Singapura, disse que o KJ-600 da China prova a veracidade das crenças sobre as ambições da China de construir uma marinha de águas azuis capaz de operar longe das costas chinesas. “Se o grupo de porta-aviões da China fosse projetado mais para operar mais perto das águas territoriais, ele dependeria de um apoio de alerta aéreo baseado em terra. Com aviões AEW&C embarcados, isso implica que o grupo de batalha da Marinha do Exército de Libertação Popular é projetado para operar em mares distantes”, disse Koh ao SCMP.

Foi relatado que o KJ-600 terá tripulação de 5-6 membros, incluindo o comandante e o copiloto, com os demais operando os sistemas de controle de combate e o radar. Segundo os recursos atuais de comunicações de dados de combate da China e de seus futuros aviões, o KJ-600 poderá orientar vários grupos de aeronaves em intercepção e combate aéreo e consolidar dados de múltiplas plataformas para auxiliar o emprego de mísseis de longo alcance.

A aeronave de alerta aéreo antecipado de asa fixa embarcada será necessária à ala aérea dos futuros porta-aviões chineses para realizar de forma independente operações aéreas de alta intensidade em mares distantes. Atualmente, os helicópteros de alerta aéreo usados ​​pelo Liaoning têm problemas de curta autonomia, baixa altitude de voo e curto alcance de detecção.

Modelo do KJ-600 fotografado em mock-up terrestre de porta-aviões para treinamento na China
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