Conheça o KJ-600, a cópia chinesa do E-2 Hawkeye
A China anunciou no ano passado que está desenvolvendo um avião de alerta aéreo e controle (AEW&C), o KJ-600. Os especialistas do Pentágono acreditam que a aparência do KJ-600 é um claro sinal de que a China está preparando um grande grupo de combate de porta-aviões.
De acordo com imagens divulgadas na Internet, o Institute 603/XAC da China desenvolve a primeira geração de AWACS embarcados em um tamanho e configuração muito semelhante ao americano E-2 Hawkeye.
A Popular Science informou em julho de 2017 que a China desenvolve o KJ-600, um avião de alerta aéreo antecipado e controle baseado em porta-aviões que pode ajudar a preencher uma lacuna crítica contra a Marinha dos EUA. Construído pela Xian Aircraft Corporation, o KJ-600 pesa 25-30 toneladas e é propulsado por dois turbopropulsores FWJ-6C.
O KJ-600 baseia-se na experiência adquirida com o demonstrador de tecnologia JZY-01 anterior. Devido ao peso e à potência limitada do motor, o KJ-600 foi projetado para decolar do porta-aviões usando uma catapulta.
O avião se assemelha ao E-2 Hawkeye da Northrop Grumman, que opera desde a década de 1960. O KJ-600 seria equipado com um avançado radar de varredura eletrônica ativa (AESA – Active Electronic Scanned Array) com tecnologias do radar terrestre chinês JY-26, capaz detectar aeronaves furtivas, como o F-22 e o F-35.
“O AESA poderá detectar caças furtivos em um alcance muito longo”, disse o especialista militar Li Jie ao jornal South China Morning Post (SCMP) em 24 de janeiro de 2018. O anúncio coincide com o aumento dos desdobramentos de F-35 e F-22s em áreas próximas à China, como o Japão e Coreia do Sul. Ambos os aliados dos EUA compraram jatos F-35A da Lockheed Martin e podem considerar comprar o F-35B para operações embarcadas. Li disse que o KJ-600 provavelmente será usado no terceiro porta-aviões da China em construção em Xangai e será compatível com seu avançado sistema de lançamento eletromagnético (EMALS).
O EMALS pode lançar jatos de forma mais rápida e eficaz do que as rampas “ski-jump” usadas nos dois primeiros porta-aviões da China.
O especialista em segurança marítima, Collin Koh, da Nanyang Technological University em Singapura, disse que o KJ-600 da China prova a veracidade das crenças sobre as ambições da China de construir uma marinha de águas azuis capaz de operar longe das costas chinesas. “Se o grupo de porta-aviões da China fosse projetado mais para operar mais perto das águas territoriais, ele dependeria de um apoio de alerta aéreo baseado em terra. Com aviões AEW&C embarcados, isso implica que o grupo de batalha da Marinha do Exército de Libertação Popular é projetado para operar em mares distantes”, disse Koh ao SCMP.
Foi relatado que o KJ-600 terá tripulação de 5-6 membros, incluindo o comandante e o copiloto, com os demais operando os sistemas de controle de combate e o radar. Segundo os recursos atuais de comunicações de dados de combate da China e de seus futuros aviões, o KJ-600 poderá orientar vários grupos de aeronaves em intercepção e combate aéreo e consolidar dados de múltiplas plataformas para auxiliar o emprego de mísseis de longo alcance.
A aeronave de alerta aéreo antecipado de asa fixa embarcada será necessária à ala aérea dos futuros porta-aviões chineses para realizar de forma independente operações aéreas de alta intensidade em mares distantes. Atualmente, os helicópteros de alerta aéreo usados pelo Liaoning têm problemas de curta autonomia, baixa altitude de voo e curto alcance de detecção.