Navios da Marinha Italiana no exercício Mare Aperto
O exercício Mare Aperto (Mar Aberto) é uma atividade de treinamento que ocorre anualmente no centro do Mediterrâneo, envolvendo uma variedade de ativos aéreos, navais e anfíbios, com o objetivo de testar a eficácia operacional dos comandos navais envolvidos e forças atribuídas da Marina Militare italiana.
Milhares de militares a bordo de navios, aeronaves navais e submarinos, interagem no mar e na terra, seguindo as diretrizes de treinamento do Centro de Treinamento Aéreo da Marinha da Itália e sob a supervisão do Comandante-Chefe da Frota Naval.
O exercício Mare Aperto inclui vários tipos de treinamento e culmina em um cenário de “free play” – em sua fase tática, simulando uma situação de crise internacional real.
Os resultados do exercício Mare Aperto têm demonstrado pontos positivos e bem sucedidos, refletindo o profissionalismo e a competência dos homens e mulheres da Marina Militare.
As imagens são do exercício Mare Aperto 2015. Observar que nem sempre o Mediterrâneo é um mar calmo.
Eita FREMM italiana espetacular, tanto em beleza quanto em equipamentos.
Augusto,
Permita-me discordar quando afirma que a classe é espetacular em equipamentos.
Notadamente, pois, considerando o deslocando de mais de 6000 tons, 16 células VLS é pouco (embora haja espaço para acréscimo), em especial se compararmos com outras fragatas de mesmo porte.
Não se pode desconsiderar, por outro lado, que uma das versões é especializada em guerra ASW e bastante capacitada para tanto.
Fotos sensacionais!
Navios da Marinha Italiana no exercício Mare Aperto …
Navios da Marinha Brasileira no Aperto …
É impressionante. Nunca se perde uma oportunidade de algum forista, de alguma forma, depreciar a MB.
Mk48, é impressionante, nunca se perde uma oportunidade de algum forista, só com o fígado, querer replicar outro forista.
Há uma sutil diferença fonética e espessa diferença semântica entre “depreciar” e “apreciar”, no caso, com ironia, e vou continuar com esse estilo e conteúdo no momento que entender adequado, como faço há 20 anos nesse espaço.
Assim, Mk48, desvie meus comentários de seu afã torpédico, tvz por cacoete da sua identidade, pois vou continuar no meu curso e velocidade retóricas, com ou sem sua oposição.
Estou acostumado a desviar e aniquilar torpedos, tvz por cacoete da minha identidade …
Aprecio os comentários do Senhor Ozawa.
.
Para mim, são muito acertados.
Caro Senhor Ozawa
Por favor, continue na mesma postura dos seus comentários, por que para mim são muito lúcidos e didáticos!
Nossa, como ele escreve de um jeito rebuscado!!!
ai jesus.
Ô MK, esse era um trocadilho imperdível, tipo “perco o amigo mas não perco a piada”. E o amigo Ozawa sabe que não nos perderá…
Oi Nilson. Pode até ser, mas acho chato mesmo. Pode reparar que sempre tem alguém que aproveita para diminuir a MB de alguma forma. Valeu !
Ozawa, na minha opinião, é um dos nossos melhores comentaristas.
Sempre aprendo muito lendo seus comentários.
Em tempo: Um pouco de bom humor (ou sarcásmo, mesmo) não faz mal à ninguém.
Marlon , não me referi a qualidade dos comentários feitos pelo Osawa, só achei inapropriado e expressei minha opinião.
Mk48, de uma vez por todas para esse embate terminar, a avaliação de conveniência e oportunidade de meus comentários não lhe pertencem. Simples assim. Sua opinião a respeito daquela é irrelevante.
Portanto, se meus comentários o incomodam dou-lhe duas opções quanto a eles: ignorá-los ou criticá-los com pertinência, se eu entender a crítica impertinente vou responder.
É melhor pararmos aqui.
Crítica honesta com um fino humor.
Muito boa, Ozawa.
Kkkkk… 😉
Valeu Jisaburo.
Essa foto do meio do blog da oitava fragata FREMM está como pano de fundo da minha área de trabalho!! Linda!
Lindos fotos…Marinha muito boa!
O NAe Cavour participou com 9 AV-8Bs embarcados…não há muitos mais deles disponíveis e
o NAe Garibaldi participou com apenas helicópteros a bordo…aparentemente não deverá mais
operar com o AV-8B.
Achei interessante ainda estarem operando com os AB.212. Imaginei que em 2015 eles já teriam todo sido substituídos.
Achei interessante aquele navio com um helicóptero atrás e outro na parte da frente.
É porque ele é um porta-aviões, o Giuseppe Garibaldi.
Aguardo as fotos tiradas pelos submarinos Russos!rs
Eeeee babação…
CM
Que nivel de mar seria esses nas fotos ?
Mar 3 ou 4.
Vlw, galante.
Italianada adora um 76mm.
Belas fotos!
Me2
Interessante observar como as belonaves italianas são pesadamente armadas. . O D-561 da foto acima, Destroier Francesco Mimbelli (ex-Ardimentoso), é um exemplo. Deslocamento: 4.500 toneladas standard ou 5.560 toneladas full load. Dimensões: 147,7 metros de comprimento por 16,1 metros de boca. Calado: aproximadamente 5,0 metros. Armamento: – 1 canhão Otobreda de 127 mm; – 3 canhões Oto Melara Super Rápido de 76,2mm por 62 calibres; – 1 lançador Albatross para oito SAMs Selenia Aspide; – 1 lançador Mk 13 com 40 SAMs Standard SM-1MR em carregador rotativo; – 4 SSMs OTOMAT Mk2; – 4 Mísseis antissubmarino Milas; – 2 lançadores… Read more »
Outra coisa Ivan, eles parecem adotar um estilo antigo, com armas de cano posicionadas nas laterais, observar foto do 551 e do Giuseppe Garibaldi. Parece que a FREMM já não adotou este estilo, enfim.
sds