Submarino ARA San Juan desaparecido espionava navios britânicos, informa agência de notícias
De acordo com a ‘Ansa’, submarino argentino monitorava a atividade de embarcações e aeronaves do Reino Unido
BUENOS AIRES – Além de manobras de treinamento, o submarino argentino ARA San Juan – que desapareceu em 15 de novembro, quando navegava entre Ushuaia e Mar del Plata, com 44 tripulantes a bordo – realizava espionagem de navios britânicos, de acordo com informações da agência de notícias Ansa.
Segundo reportagem publicada na noite desta sexta-feira, 16, pelo veículo de comunicação, o chefe de gabinete do governo da Argentina, Marcos Peña, afirmou que o principal objetivo da embarcação era “localização, identificação, registro fotográfico de navios frigoríficos, logísticos, petrolíferos que realizavam contrabando com um navio pesqueiro”.
Peña afirmou ainda, segundo a Ansa, que “a atividade de navios e aeronaves britânicas era monitorada”.
Parentes da tripulação do submarino realizaram uma manifestação nesta sexta diante da Casa Rosada, sede do governo argentino, marcando os quatro meses do desaparecimento da embarcação e pedindo ao presidente Mauricio Macri que não cesse as buscas. / AFP
FONTE: Estadão
É uma das funções de um submarino, obtenção de dados de inteligência. Duro é ter que admitir em público.
Em tempo, todos fazem isso, mas juram que não.
Já deu no saco esse sensacionalismo da imprensa argentina. Eles querem envolver os ingleses de qualquer jeito num episódio causado única e exclusivamente pela trágica incompetência deles próprios
Estes Argentinos são meio malas….. msmo. Usam o óbvio pra fazer polêmica e não atacam o verdadeiro problema. Não é a toa que roubaram duas copas. Uma com o Peru na gaveta e outra na mão grande….kkkķ
Sem contar as ameaças para Johan Cruijff…
Interessante, os subs argentinos navegam até o extremo sul da Argentina contornando a Terra do Fogo e retornando pelo Estreito de Magalhães e vice versa, fazem por causa da atividade britânica e também para adestramento, ja os subs aqui do Brasil o máximo que fazem é andar de um lado para o outro da Baia da Guanabara, oi alguem ja viu fotos de nossos subs la no extremo sul do Rio Grande do Sul ou então la costa do Amapá
Não seria porque eles navegam submersos… salvo engano a função de um submarino é não ser visto!
Rapaz, creio que nossos submarinos não saem daquela localidade não! Nunca vi nada de submarino no nordeste, e até onde eu sei, nem no Sul (mas ainda acho que já foram ao sul).
Mitou Marcos!!!
Os navios da Força de Submarinos participam hora ou outra de exercícios na América do Norte, Pacifico e na Europa. Existem diversas matérias da mídia comum e especializada sobre a visita das belonaves as Base Navais do Norte e Nordeste Brasileiros, assim como a Base Naval de Rio Grande no litoral Gaúcho.
Sobre a rotina dos submarinos, não é de domínio publico.
Eu já tinha visto um sub na base naval de Rio grande no verão de 2012. Ele ficou lá por uns dias
Bezerra…
.
submarinos brasileiros já estiveram na costa leste dos EUA participando de exercícios…mas…
Europa e Pacífico ainda não.
abs
Dalton, já houve uma vez o deslocamento de um submarino brasileiro para a Europa, por convite de Portugal, para participar de um exercício da Otan, onde “afundou” o porta aviões espanhol “Príncipe de Asturias”. O Galante deve saber mais detalhes desta operação.
Abs .
Obrigado MK48…
.
esqueci do “Tamoio” de fato ele esteve em águas europeias…isso em 1997, portanto
mais de 20 anos atrás, mas, depois disso, só EUA mesmo.
abs
Exatamente. Mais detalhes no link http://www.naval.com.br/blog/2014/07/24/entrevista-com-o-comandante-do-submarino-tapajo-capitao-de-fragata-horacio-cartier/
Abs.
Dalton, você está bastante enganado amigo. Existem uma determinada rotinas de visitas as Marinhas Sulamericanas por parte dos nossos navios de superfície e submersíveis. Exercícios, visitas técnicas e visitas amistosas. Existe um exercício bianual na Costa Peruana em que a Força de Submarinos do Brasil é sempre convidada. Estamos indo regularmente desde 2004. No entanto lembro de Comissões desde o ano de 2002, ano que adentrei na Força. Tem aqui o link de uma noticia de 2011:
https://exame.abril.com.br/brasil/submarinos-de-brasil-eua-e-peru-fazem-exercicios-militares-2/
Este exercício é bianual, 2011, 2013, 2015, 2017 e o próximo será em 2019.
Os nossos são para proteger a Amazonia Azul !!!! Eles dizem…..
Esse TR-1700 é um ótimo projeto. Mas do jeito que estava mantido, deveria ter muitas dificuldades pra gravar perfil acustico sem ser detectado…
Somos um país de dimensões continentais, com poucos submarinos e sem nenhum inimigo declarado nas proximidades, ao contrário da Argentina.
Nossos subs são movidos a diesel e temos uma área gigantesca para patrulhar, além do fato intrínseco aos submarinos que é a sua discrição.
Portanto o normal é que eles não sejam vistos navegando por aí, caso contrário haveria algo muito errado!
Abs.
Sejamos pragmáticos: 1) O submarino argentino, até o que se sabe atualmente, afundou única e exclusivamente por culpa dos próprios argentinos, e não por um eventual ataque britânico ou de outro país, salvo descobertas posteriores; 2) Os britânicos, apesar de provavelmente saberem da função de espionagem das Falklands pelos submarinos argentinos, ainda assim se dispuseram a ajudar nas buscas pelo ARA San Juan; 3) Ninguém aqui, salvo os membros da MB que comentam aqui (e mesmo assim, talvez nem eles), sabe do posicionamento em tempo real ou “histórico” dos submarinos brasileiros, exceto em momentos tornados públicos pela MB ou em… Read more »
Você está coberto de razão Dalton, nenhum Oficial da MB, principalmente aqui do CFN ou de belonaves de Superfície saberá a localização dos navios da Força de Submarinos, salvos aqueles atracados ou em manutenção. É obvio que existem comissões em que a missão não exige está tipo descrição, mas normalmente a comissão tem o conhecimento de poucos. Só ficamos sabendo após o retorno da tripulação ou após divulgação por parte da comunicação social.
Esses “Hermanos”, procurando pelo em ovo… é difícil assumir a própria culpa. Más parece logico de um certo ponto, o jurídico; o Governo pode tentar não pagar as indenizações cabíveis alegando que o barco foi abatido por algum inimigo.
Argentinos desprezíveis, vivem naquele mundinho de lamentações, aiai não temos as “malvinas” aiai. Que idiotice ser desse jeito; sem “malvinas” não podemos avançar.
Discordo. Teríamos o mesmo sentimento se os EUA viessem aqui e dissessem: a ilha de Fernando de Noronha é nossa! Apesar de ser um pequeno pedaço de terra, você se sentiria amargurado. O mesmo acontece se você hoje souber que a Amazônia, nosso símbolo, pertence aos EUA. Ou como fez um Italiano ao dizer que a “Amazônia pertence ao mundo e não aos brasileiros”.
@editores “obrigado” pela consideração…
Pessoal, é tablóide Britânico, esses caras são os maiores sensacionalistas do mundo. Minha nossa o pessoal já chega entrando com conclusões aqui dignas de Hollywood.
Se você visitar os foruns de defesa argentinos vai ver que eles deixam os tabloides ingleses no chinelo
No es así. Por favor sería bueno no hacerse eco de cada nota que sale y distorsiona la realidad alejándonos de la verdad. La unidad estaba haciendo un monitoreo en un area lejos de Malvinas y su objeto principal no era la búsqueda de buques de UK. Atte Julio
Não sei por quê tamanha insistência nos britânicos. Quem pesca massivamente no oceano ao largo da Argentina é a China. Tem reportagem no YouTube que mostra a magnitude dessa operação.
” (…)que o principal objetivo da embarcação era “localização, identificação, registro fotográfico de navios frigoríficos, logísticos, petrolíferos que realizavam contrabando com um navio pesqueiro”.”
Caro amigo Daglian,não eu não estou surpreso com isso!! Os subs da MB cumprem várias missões,não apenas Amazônia Azul, como todos nós bem sabemos!! Como meu amigo disse: É obvio que a MB será vaga no que concerne aos seus submarinos. Concordo plenamente com você e o nosso amigo Bezerra (FN) Só não me expliquei direito
Sds.
Vixiiiii !!!!! rapaziada, mexeram com o Hermano….
Ele apenas disse, educadamente, que a notícia é fantasiosa e não corresponde à realidade
Grato pela correção Bezerra …minha memória está deteriorando-se…tenho algumas
publicações da força de submarinos da marinha peruana a “Snorkel” e o pior é
que não apenas tenho como li justamente sobre a operação “BRAPER” em uma delas !
.
abraços !
Olha, a matéria deu a entender que a monitoração era de embarcações em operações de contrabando (possivelmente pescaria ilegal). Embora também mencione a monitoração de navios e aeronaves inglesas, quem pesca ilegalmente nas costas da Argentina é a China, e dá pra ver do espaço as luzes dessas frotas de pesca. Tem até vídeo de reportagem sobre isso no YouTube.
Submarinos são feitos pra isso mesmo. Assim como meu binóculos de alta potência foi feito para eu espionar vizinhas gostosas dos prédios próximos ao meu. Não tem nada demais nisso. Ninguém construiria submarinos só pra ficar dando rolês a toa por aí. Esses brinquedos custam muito dinheiro…
Como a turma acha que se treina submarinos? Normalíssimo que eles se atrevam a seguir navios e fazer vigilância, fazer registros acústicos, técnicas e tudo o mais.
O jogo de gato e rato existe a mais de século e é considerado normal. A coisa seria grave se o San Juan tivesse encalhado em águas territorias nas Malvinas/Falklands, etc…
Independente da “missão”, fatos divulgados apontam para uma incompetência na manutenção dos meios, infelizmente muito presente em nosso países; e que pessoas “mal” intencionados transformam algo muito sério em barganhas pessoais, deixando de lado a importância da vida, deve ser uma grande dor o que os familiares destes militares sofrem, infelizmente, tudo indica que o fator “econômico” falou mais alto que vidas e desperdício de meios. Lembremos que nossa disputa está apenas nos gramados, “Força Argentina !!!”.