Naval Group anuncia fornecedores de equipamentos para fragatas FTI
PARIS – O Naval Group escolheu o primeiro lote de fornecedores de equipamentos para o programa da fragata intermediária FTI para a Marinha Francesa, disse o construtor naval nesta terça-feira.
A seleção dos fornecedores e subcontratados mais eficazes foi fundamental, pois o equipamento representa uma parte significativa do orçamento de um navio de guerra, disse a empresa em um comunicado. O Naval Group é o contratante principal e integrador de sistemas no programa FTI.
Geralmente, cerca da metade do orçamento para um navio de guerra é destinado a equipamentos, enquanto um terço do orçamento total é gasto no sistema de gerenciamento de combate, disse um executivo da indústria. A construção do casco fica com o restante.
O Naval Group escolheu os seguintes fornecedores e subcontratados:
- Axima para sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado;
- CNIM para portas, sonares e torpedos;
iXblue para sistemas de navegação; - Leonardo para o canhão de 76 mm de calibre médio;
- MBDA para a integração de lançadores de mísseis;
- MTU para motores diesel;
- Safran Electronics & Defense pelo seu sistema eletroótico de vigilância extra longo alcance Paseo XLR;
- Thales para sonares, guerra eletrônica, identificação de amigo ou inimigo e comunicações.
O sucesso do programa depende dos fornecedores entregarem equipamentos no prazo e de acordo com o padrão de qualidade, disse Frédéric Massa, diretor de compras do Naval Group.
“Esperamos muito dos nossos fornecedores”, disse ele. “Suas soluções inovadoras e competitivas contribuirão para fornecer superioridade tecnológica no teatro operacional”.
A Thales também fornecerá o radar naval multifuncional Sea Fire, que será entregue em um contrato separado com o escritório de aquisições da France Direction Générale de l’Armement.
O Naval Group deverá entregar o primeiro dos cinco navios de guerra de 4.200 toneladas em 2023, no âmbito do programa FTI, de €3,8 bilhões (US$ 4,7 bilhões). O navio de guerra equipará a Marinha Francesa, enquanto o Naval Group lançará sua versão de exportação sob a marca Belh@rra.
FONTE: Defense News