Um Type 45 britânico e uma FREMM francesa em segundo plano

Um Type 45 britânico e uma FREMM francesa em segundo plano

Um Type 45 e uma FREMM em segundo plano (clique na imagem para ampliar)

O Ministério da Defesa do Reino Unido anunciou um contrato de £ 160 milhões com a BAE Systems para atualizar o sistema de geração de energia e propulsão instalado nos destróieres Type 45 (classe Daring) da Marinha Real.

O Projeto de Melhoria de Energia (Power Improvement Project – PIP) aumentará a resiliência da classe Type 45, instalando fontes adicionais de geração de energia em cada navio. Entregue como um grande projeto de conversão, o PIP substituirá os dois geradores existentes por três unidades maiores capazes de fornecer a propulsão dos navios.

O contrato foi concedido à BAE Systems, em colaboração com os serviços da BMT Defense e Cammell Laird. O trabalho de conversão física será conduzido no estaleiro da Cammell Laird em Birkenhead, Merseyside, sustentando mais de 100 empregos altamente qualificados.

O contrato do PIP cobre o projeto e a integração da solução técnica, o fornecimento de equipamentos e a instalação física em todos os seis destróieres Type 45.

O contrato faz parte do Projeto Napier, que foi criado em 2014 e se baseia no trabalho realizado na primeira vertente do projeto, conhecido como Plano de Melhoria de Equipamento, que trata da confiabilidade dos equipamentos existentes.

Arranjo do sistema de propulsão original do Type 45. O navio é propulsado por duas turbinas a gás de ciclo avançado WR-21 com trocadores de calor intercooler e recuperador (ICR), que proporcionam economia significativa de espaço e combustível. Cada turbina fornece 21.5MW e estão acopladas a dois motores elétricos Converteam, que fornecem 20MW cada. A geração de energia é fornecida por dois geradores Wärtsilä 12V200 a diesel, de 2MW cada

O diretor de apoio à organização de equipamentos de defesa e suporte do MOD, Neal Lawson, disse: “Este contrato demonstra nossa capacidade de colaborar efetivamente com a indústria e estou extremamente satisfeito com a forma como a equipe da DE&S trabalhou rapidamente para atender aos requisitos.

“O PIP garantirá que a frota de Type 45s altamente sofisticados possa continuar a ser desdobrada com sucesso em operações globalmente, protegendo os interesses do Reino Unido em todo o mundo”.

O Power Improvement Project demonstra como o MOD está cumprindo o compromisso descrito na última Análise Estratégica de Defesa e Segurança, para fornecer uma solução robusta para os problemas de energia e propulsão observados no Type 45.

Espera-se que a primeira conversão de classe seja concluída em 2021, com acompanhamento dos navios concluídos durante o início dos anos 2020. O programa depende da disponibilidade de navios para realizar a conversão, equilibrado com os compromissos operacionais atuais e futuros da Royal Navy.

Type 23 e Type 45

FONTE: Ministério da Defesa do Reino Unido

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments