Assista ao vídeo com os momentos finais do battleship HMS Barham, da classe “Queen Elizabeth” quando foi atingido por torpedos de um submarino alemão durante a Segunda Guerra Mundial, que resultou em uma explosão aterradora. Este vídeo foi capturado notavelmente pelo cameraman da Pathé News, John Turner, em um navio adjacente.

Uma salva de torpedos de um submarino alemão atingiu o HMS Barham em 25 de novembro de 1941 no Mediterrâneo. Dentro de quatro minutos, o navio de guerra tinha adernado e seus paióis de munição explodiram, afundando o navio de guerra e matando 863 homens.

O HMS Barham foi construído para a Marinha Real Britânica no início dos anos 1910. Freqüentemente usada como navio-capitânia, participou da Batalha da Jutlândia durante a Primeira Guerra Mundial como parte da Grande Frota. Durante o resto da Primeira Guerra Mundial, exceto pela inconclusiva ação de 19 de agosto de 1916, seu serviço durante a guerra consistiu geralmente em patrulhas e treinamento rotineiros no Mar do Norte.

Durante as décadas de 1920 e 1930, o navio foi designado para as frotas do Atlântico, Mediterrâneo e Home Fleets. O Barham desempenhou um papel menor ao reprimir as revoltas palestinas de 1929 e a revolta árabe de 1936-39 na Palestina. O navio estava no Mediterrâneo quando a Segunda Guerra Mundial começou, em setembro de 1939, e acidentalmente colidiu e afundou um de seus contratorpedeiros de escolta em sua viagem para casa três meses depois.

Ele participou da Batalha de Dakar em meados de 1940, onde danificou um navio de guerra francês de Vichy e sofreu um pequeno dano em contrapartida. O Barham foi então transferido para a Frota do Mediterrâneo, onde cobriu vários comboios de Malta. Ele ajudou a afundar um cruzador pesado italiano e um destróier durante a Batalha de Cape Matapan em março de 1941 e foi danificado por aviões alemães dois meses depois, durante a evacuação de Creta.

O HMS Barham foi afundado na costa egípcia no mês de novembro seguinte pelo submarino alemão U-331 com a perda de 862 tripulantes, aproximadamente dois terços de sua tripulação.

HMS Barham
Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments