Submarinos classe ‘Virginia’ terão capacidade de ataque nuclear
A Marinha dos EUA terá seus submarinos de ataque da classe Virginia armados com mísseis de cruzeiro com ogivas nucleares, em uma mudança marcante na postura estratégica de emprego destes submarinos.
“Enquanto os submarinos da classe Virginia podem usar a dissuasão convencional para manter os adversários sob controle, um míssil de cruzeiro lançado de submarino com uma ogiva nuclear daria ao comando nacional maior controle de escalada”, disse o contra-almirante John Tammen, diretor da Undersea Warfare Division, ao Congresso.
A nova arma, parte da recente Revisão da Postura Nuclear do governo Trump, deve trazer um novo elemento à atual postura de dissuasão de armas nucleares do Pentágono. Atualmente, apenas a classe Ohio e a emergente classe Columbia são capazes de lançar armas nucleares.
Os submarinos classe Virginia podem disparar mísseis Tomahawk com ogiva convencional e torpedos, mas acrescentando armas nucleares, vão proporcionar novas opções aos comandantes e expandiriam sua missão, acrescentou Tammen.
FONTE: foxnews.com