Singapura lança sexto Littoral Mission Vessel
O Jane’s noticiou que a ST Marine lançou o sexto navio Littoral Mission Vessel (LMV) a pedido da Marinha da República de Singapura (RSN).
O navio de guerra, que será conhecido como RSS Fortitude com o indicativo visual 20, uma vez comissionado, foi lançado em 24 de março nas instalações da ST Marine em Benoi. O Fortitude faz parte de um contrato para oito LMVs de 80 metros de comprimento assinado entre a ST Marine e o Ministério da Defesa de Singapura em 2013.
O primeiro navio da classe, RSS Independence (15), foi comissionado em maio de 2017, enquanto o segundo e terceiro navios da classe, RSS Sovereignty (16) e RSS Unity (17), foram comissionados no mesmo dia em novembro do mesmo ano.
Todos os três navios estão atualmente baseados em Tuas, e desdobrados com o Esquadrão 182 da RSN como um componente operacional da Força-Tarefa de Segurança Marítima (MSTF – Maritime Security Task Force) das Forças Armadas de Singapura (SAF).
O LMV possui um deslocamento de carga total de 1.250 toneladas, pode acomodar uma tripulação de 23, incluindo cinco oficiais, e embarcar em um helicóptero de peso médio em seu convoo. O navio é propulsado por quatro motores MTU 20V 4000 M93, e pode atingir velocidades superiores a 27 nós e um alcance padrão de 3.500 milhas náuticas a 15 nós.
Armas a bordo da plataforma incluem um canhão naval Oto Melara 76/62 Super Rapid, duas estações de armas controladas remotamente Oto Melara Hitrole de 12,7 mm (uma em cada bordo) e um sistema de canhões Rafael 25 mm Typhoon montado na popa
A defesa contra aeronaves hostis e munições guiadas com precisão é fornecida pelo sistema de mísseis antiaéreos VL Mica da MBDA, através de um sistema de lançamento vertical de 12 células (VLS) na proa.