Segundo porta-aviões da China deve iniciar testes de mar em abril
O Type 001A, primeiro porta-aviões totalmente construído da China, começará seu primeiro teste de mar de quatro dias em abril, segundo reportagens.
O navio-aeródromo de 50.000 toneladas foi lançado e montado na cidade portuária de Dalian, província de Liaoning, em abril de 2017. De acordo com as últimas fotos online do estaleiro Dalian Shipbuilding Industry Company (DSIC), os andaimes que cercavam o navio foram completamente removidos e um sistema de radar de arranjo de fases instalado, indicando que o novo porta-aviões pode em breve estar em condições de navegar, relata o portal de notícias chinês Sina News.
“Todos os equipamentos e dispositivos do porta-aviões estão na fase de depuração conjunta e o motor principal foi acionado. Em 2018, apresentaremos uma surpresa ao povo chinês”, disse Liu Zheng, presidente da DSIC.
Especialistas militares prevêem que o teste inicial do mar começará em 23 de abril, quando a Marinha Chinesa comemora seu 69º aniversário.
Quando for oficialmente colocada em serviço, a China terá dois porta-aviões, com o Tipo 001A juntando-se ao Liaoning de 60.000 toneladas, que foi comprada da Ucrânia em 1998 e reconstruídao com base no projeto da classe soviética Kuznetsov antes de ser colocada em serviço em 2012.
O desenvolvimento do novo porta-aviões começou em 2013 e a construção começou no final de 2015. Espera-se que seja formalmente comissionado até 2020.
Navios-aeródromo chineses planejados
FONTE: gbtimes.com