Emirados Árabes Unidos incorporam segundo OPV da classe ‘Arialah’
Os Emirados Árabes Unidos (EAU) incorporaram o segundo OPV da classe “Arialah”, o Hmeem (P6702) que vai operar com a Critical Infrastructure and Coastal Protection Authority (CICPA) do país.
O Abu Dhabi Ship Building (ADSB) recebeu um contrato para os dois navios em dezembro de 2013. Trabalhou em parceria com a Damen Shipyards, que construiu os dois navios em seu estaleiro Damen Galati na Romênia. Após o trânsito da Romênia, os dois OPVs foram transporatados pelo estaleiro da ADSB na área industrial de Mussafah, em Abu Dhabi, para a instalação e integração de sistemas de combate antes da entrega.
Os OPVs da classe “Arialah” de 67 metros comprimento serão capazes de desempenhar uma série de funções, incluindo segurança marítima, aplicação da lei, patrulha offshore e busca e salvamento. Uma característica fundamental dos navios é o casco distintivo “sea axe” (machado marítimo), que oferece resistência ao avanço excepcionalmente baixa para possibilitar uma navegação superior e altas velocidades sustentadas em altos estados do mar.
A Damen desenvolveu o projeto do “sea axe” em parceria com a Universidade de Delft, a Marinha Real da Holanda, a Guarda Costeira dos EUA e o Instituto de Pesquisa Marítima dos Países Baixos. De acordo com a Damen, o design combina um casco escalonado e um fundo em V profundo com o “sea axe” para eliminar a aceleração vertical e reduzir o choque com a água à medida que a embarcação “corta” as ondas.
A CICPA especificou uma abrangente suíte de sensores, armas e sistem de comando, com integração pela Thales Nederland. Além de fornecer seu sistema de gerenciamento de combate TACTICOS, radar de vigilância SMART-S Mk 2 de banda E/F , sistema eletro-ótico (EO) Mirador, radar de direção de tiro STIR 1.2 EO Mk 2/EO, ESM Vigile e Altesse Communications.
Os navios classe “Arialah” estão armados com um canhão avançado BAE Systems 57mm Mk 3, duas estações de canhão Leonardo MARLIN 30mm em ambos os bordos, e um único lançador para 11 mísseis antiaéreos Raytheon Mk 49 Mod 2 Rolling Airframe Missile a meia nau. Os navios também têm lançadores de despistadores de mísseis Rheinmetall MAS, para protenção “soft-kill”.
Os navios possuem um convoo na popa e levam embarcações de interceptação rápida com seu equipamento de lançamento e recuperação a meia-nau, em ambos os bordos.