LSOs da US Navy

LSOs da US Navy acompanhando o pouso de caça a bordo de porta-aviões

OCEANO ATLÂNTICO (NNS) — O USS Abraham Lincoln (CVN 72) foi o primeiro garoto no bloco a obter um novo ATARI. Não, não o icônico sistema de jogos dos anos 80, mas um sistema projetado para pousar remotamente aeronaves em um porta-aviões. Os amigos de Abraham Lincoln, os outros navios, deveriam estar com ciúmes.

O ATARI, ou Aircraft Terminal Approach Remote Inceptor, foi, pela primeira vez, demonstrado com sucesso durante uma operação de toque-e-arremetida em um porta-aviões durante a realização de qualificações e testes de voo a bordo do Abraham Lincoln. A ATARI dá aos Landing Signal Officers (LSOs) a capacidade de assumir e manobrar as aeronaves durante as operações de recuperação.

“Fiquei realmente impressionado com a capacidade do LSO de pousar meu avião”, disse o tenente John Marino, um piloto de testes dos “Salty Dogs” do Air test and Evaluation Squadron (VX) 23, e o primeiro piloto a pousar uma aeronave em um convés de voo usando o ATARI. “As condições eram realmente difíceis, e foi realmente impressionante o sistema funcionou perfeitamente. Em um dia calmo, teria sido um pouco chato, mas isso foi definitivamente mais desafiador”.

Desenvolvido na Naval Air Station em Patuxent River, Maryland pelo Naval Air Systems Command (NAVAIR), o ATARI foi originalmente testado em um Learjet em 2016, realizando aproximações em terra. Em 2017, os F/A-18 foram equipados com esta tecnologia e, após extensos testes e garantia de qualidade, o VX-23 estava confiante o suficiente para testar seu sistema no mar.

“Havia algum nervosismo porque o estado do mar era muito ruim”, disse Marino. “De volta ao aeródromo, o teste foi fácil.”

Os LSOs ​​são capazes de assumir o controle de uma aeronave a até cinco milhas de distância usando o ATARI. O sistema demonstra um método potencial para recuperar um veículo aéreo não tripulado (UAV) usando a capacidade do LSO de observar e corrigir erros de glideslope e de alinhamento. Embora não tenha a intenção de ser um método primário para recuperar aeronaves, ele fornece um sistema de backup relativamente barato no caso de um LSO precisar intervir e usar seus conhecimentos e treinamento para orientar com segurança uma aeronave.

Junto com o ATARI, uma van equipada com o sistema ATARI foi trazida a bordo e montada atrás da plataforma dos LSOs para permitir que os engenheiros observassem as aproximações em tempo real, monitorassem os dados de segurança de voo e garantissem que os passes transcorressem suavemente. A van gravou os dados de voo para os engenheiros analisarem mais tarde e permitiu que o VX-23 testasse seu sistema sem precisar instalá-lo no Abraham Lincoln.

LSOs e o ATARI

“Não temos veículos não tripulados baseados em porta-aviões na frota hoje, mas eles virão em breve”, disse Dan Shafer, engenheiro de veículos aéreos da NAVAIR. “Esse é um método de pouso alternativo em potencial e nosso sistema teve um bom desempenho”.

Assim como seu homônimo, o ATARI usa um joystick para controlar um UAV, ou neste caso para fins de teste, um F/A-18 equipado com o sistema e um piloto de segurança sentado no cockpit. Os LSOs usam os joysticks para fazer correções e pousar com segurança a aeronave no convés de voo.

“Pegamos o cara que está pilotando a aeronave e o levamos para a plataforma do LSO”, disse Buddy Denham, engenheiro sênior da NAVAIR e criador do ATARI. “Você está efetivamente usando pequenos joysticks para guiar um avião de 40.000 libras, e é quase como se estivesse jogando videogame.”

Antes da aterrissagem, a aeronave precisou realizar primeiro três passes para garantir que todas as condições estivessem seguras e que o sistema pudesse de fato assumir o controle da aeronave enquanto estivesse no mar. Na quarta aproximação, os engenheiros de sistemas e os LSOs sentiram-se à vontade para fazer os toques e arremetidas.

“O deck estava jogando significativamente, balançando e caturrando”, disse Denham. “Foi particularmente difícil pousar naquele dia e mostramos que é possível usar esse sistema mesmo quando as condições não são ideais.”

O teste do ATARI foi realizado ao longo de dois dias em conjunto com as qualificações do porta-aviões. Embora não esteja atualmente previsto para a implementação em toda a frota, ainda assim o sucesso lhe dá potencial para futuras aplicações. Os engenheiros do ATARI analisarão os dados coletados a bordo do Abraham Lincoln e farão ajustes para testes adicionais no mar.

Veja no vídeo abaixo o trabalho dos LSOs a bordo de outro porta-aviões, o USS Gerald R. Ford

FONTE: US Navy

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments