Battleship Bismarck: fotos inéditas mostram marinheiros alemães nadando para serem salvos, mas maioria morreu afogada

48

BNPS.co.uk (01202)558833øPic: H.Aldridge&Son/BNPS Men floundering in the sea moments after the notorious Bismarck battleship had been destroyed by the Royal Navy in 1941. Shocking photographs that show hundreds of German sailors drowning in the wake of the sinking of the fearsome battleship Bismarck have come to light after 77 years. The grainy black and white images depict the small black dots of men floundering in the sea moments after the notorious vessel had been destroyed by the Royal Navy in 1941. Another image shows some of the survivors doggy paddling beneath the hull HMS Dorsetshire that had taken part in the attack. The pictures are coming up for sale at Henry Aldridge and Son of Devizes, Wilts.

Homens se debatendo no mar momentos após o notório navio de guerra Bismarck ter sido destruído pela Marinha Real em 1941. Fotografias chocantes que mostram centenas de marinheiros alemães afogando-se no afundamento do temível couraçado Bismarck vieram à tona depois de 77 anos

Por Sara Malm para Mailonline

  • Quatro fotos tiradas pela Marinha Real após o naufrágio do navio de guerra nazista alemão Bismarck, em maio de 1941
  • Uma mostra centenas de marinheiros alemães tentando desesperadamente nadar para a segurança dos navios britânicos
  • Quando os submarinos alemães se aproximaram, a Marinha Real recuou e apenas 114 dos 2.200 marinheiros foram resgatados
  • As fotografias estão sendo leiloadas em Deizes, Wiltshire, a um valor estimado “de 1.000 a 1.500 libras”

Imagens mostrando o momento em que centenas de marinheiros alemães tentam desesperadamente nadar em busca de segurança após o naufrágio do navio de guerra nazista Bismarck durante a Segunda Guerra Mundial, vieram à luz após 77 anos.

As imagens granuladas em preto e branco mostram os pequenos pontos negros de homens se debatendo no mar momentos após o notório navio ter sido destruído pela Marinha Real, em 27 de maio de 1941.

Apesar dos esforços da Marinha Real, mais de 2.000 marinheiros se afogaram depois que os submarinos alemães se aproximaram, forçando as forças britânicas a abandonar os homens na água.

Outra imagem mostra alguns sobreviventes remando tentando se agarrar ao casco do HMS Dorsetshire, que participou do ataque.

Na imagem, um marinheiro alemão pode ser visto subindo em uma corda que a tripulação britânica havia baixado para eles enquanto outros homens se apegavam aos destroços.

A Marinha Real Britânica começou a recolher sobreviventes após o naufrágio, mas logo abandonou a missão de resgate depois que os submarinos alemães foram vistos.

Como resultado, apenas 114 homens de uma tripulação de 2.200 sobreviveram ao naufrágio, a maioria deles resgatada pelo Dorsetshire.

Os pequenos pontos negros são homens se debatendo no mar momentos após o Bismarck ter sido destruído pela Marinha Real, em 27 de maio de 1941
Sobreviventes do Bismarck são resgatados pelos HMS Dorsetshire

As fotos foram tiradas pela Marinha Real Britânica que havia perseguido o orgulho da frota de Hitler depois dele ter afundado o HMS Hood com a perda de 1.418 homens dias antes.

Tendo sido gravemente atingido na Batalha do Estreito da Dinamarca em 24 de maio de 1941, o Bismarck tentou escapar em direção ao porto francês de Saint Nazaire.

Mas depois que o primeiro-ministro Winston Churchill deu a famosa ordem de ‘Sink the Bismarck’, uma armada de navios e numerosos aviões foram enviados para encontrá-lo e destruí-lo.

Na noite de 26 de maio, o Bismarck foi atacado por 15 biplanos Swordfish do porta-aviões HMS Ark Royal, um ataque que atingiu seus dois lemes e o paralisou.

HMS Ark Royal e biplanos Swordfish

Durante toda a noite e nas primeiras horas da manhã seguinte, o navio foi atingido por quase 3.000 projéteis disparados pelo HMS Rodney, pelo HMS King George V, pelo HMS Norfolk e pelo HMS Dorsetshire.

Houve uma sugestão de que a tripulação tentou se render antes que o navio fosse afundado.

Se o Bismarck tivesse sido capturado, as vidas de centenas de alemães poderiam ter sido salvas.

O battleship “Bismarck” fotografado após a Batalha do Estreito da Dinamarca, em 24 de maio de 1941

Também teria sido um atrativo para os britânicos, permitindo que os engenheiros navais encontrassem pontos fracos na frota alemã – incluindo o navio irmão do Bismarck, o Tirpitz, que causou estragos nos comboios do Ártico.

Mas teria sido uma operação altamente perigosa devido ao número de U-boats e aeronaves da Luftwaffe na área.

Agora quatro fotografias relacionadas ao naufrágio do mais famoso navio de guerra da Segunda Guerra Mundial foram colocadas à venda em leilão.

O verso das fotos traz carimbos datados de 30 de maio de 1941, incluindo o Ministério da Informação e que foram passados ​​pelos censores.

Andrew Aldridge, dos leiloeiros Henry Aldridge and Son, em Devizes, Wiltshire, disse: “Estas são fotos muito raras que não foram vistas por mais de 70 anos.

Elas mostram o Bismarck antes de ele afundar e o mar cheio de sobreviventes nadando por suas vidas.

Essa fotografia em particular traz para casa os horrores da guerra. Os navios da Marinha Real não ficaram por muito tempo depois, por causa dos submarinos alemães na área.

Como resultado, a maioria dos homens daquela fotografia teria morrido no mar.

“Colocamos uma estimativa entre 1.000 e 1.500 libras por essas quatro fotografias.”

As impressões, que medem 10 por 7 polegadas, estão sendo vendidas em Deizes no sábado.

Battleship Bismarck em 1940

FONTEwww.dailymail.co.uk

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments