Royal Navy planeja reter antigos OPV classe River para missões pós-Brexit
Marinha Real Britânica deseja manter em operação navios-patrulha oceânicos classe River Batch I
Planos estão sendo redigidos pela Marinha Real Britânica para reter sua frota envelhecida de navios de patrulha offshore baseados em Portsmouth e usá-los para policiar as águas do Reino Unido depois do Brexit, disse um almirante.
Permanece a incerteza sobre as três embarcações da classe River Batch I que poderiam ser eliminadas e substituídas por cinco navios de guerra maiores e mais capazes. Um, o HMS Severn, foi desativado no ano passado.
No entanto, um dos principais comandantes da Marinha disse que a Royal Navy está elaborando planos de contingência para manter os navios em serviço – caso o governo queira. Eles seriam usados para reforçar as fronteiras marítimas do Reino Unido, aumentando o número total de navios de guerra capazes de patrulhar as áreas costeiras da Grã-Bretanha a qualquer momento.
O contra-almirante Chris Gardner, chefe adjunto de pessoal naval, admitiu que a Marinha Real estava “interessada” em manter os navios. Falando ao The News, o contra-almirante Gardner disse: “No momento, nenhuma decisão foi tomada sobre qual poderia ser seu futuro.
Estou mantendo os navios em estado de prontidão operacional, o que significa que, à medida que o futuro se torna um pouco mais claro pós-Brexit, e como nossos requisitos são mais amplamente compreendidos, poderemos tomar decisões sobre se procuraremos ou não retê-los e operá-los como unidades adicionais na Marinha Real ou encontrar alguma outra solução.
Fundo foi alocado para manter navios em caso de necessidade
Pressionados sobre se os navios poderiam desempenhar um papel crítico na proteção das fronteiras do Reino Unido depois do Brexit, o contra-almirante Gardner disse: “Absolutamente eles poderiam.”
A declaração vem depois que Guto Bebb, subsecretário parlamentar de defesa, revelou no mês passado que um fundo de 12,7 milhões de libras foi alocado como preparação para a saída da União Europeia para preservar três navios da classe River, caso sejam necessários após o Brexit.
Manter os OPVs mais antigos ajudaria a liberar o lote mais avançado de navios de patrulha, o primeiro dos quais, HMS Forth, foi comissionado na Marinha Real em Portsmouth na útima sexta-feira (13.4).
A comandante Sarah Oakley lidera o esquadrão de proteção das pescas da Marinha Real Britânica, que busca reforçar as leis marítimas em águas britânicas. Ela disse que a frota de OPVs é “absolutamente vital” para a defesa do Reino Unido e alcançaria o exterior.
A oficial da Marinha acrescentou que a introdução dos novos navios da classe River atualizados, tornará a Marinha Real mais flexível do que nunca.
Ela disse: “O principal papel deles é a segurança marítima e teremos esses navios e parte do esquadrão patrulhando definitivamente as águas do Reino Unido. “Também estamos esperançosos de que eles possam projetar poder no exterior também, para que possam estar no exterior nas Malvinas, mas talvez até no Caribe, quem sabe, talvez até o Extremo Oriente.”
No ano passado, o HMS Severn foi desativado após apenas 14 anos de serviço. Seus outros três navios irmãos ainda estão em serviço ativo. Além de conduzir patrulhas nas águas do Reino Unido, as embarcações também foram cruciais para combater as gangues de drogas e fornecer ajuda em crises humanitárias.
Atualmente, três navios estavam baseados no Reino Unido e na Europa, com um, HMS Clyde, estacionado nas Ilhas Falkland. O HMS Forth deverá estar operacional em setembro.
Os próximos três navios River Batch 2 se juntarão à frota até 2019, e o quarto e último entrando em serviço em 2020.
FONTE: The News – www.portsmouth.co.uk