Classe Tamandaré: estaleiro Navantia abandona concorrência
O site espanhol Infodefensa.com noticiou que o estaleiro espanhol Navantia decidiu retirar-se do programa Tamandaré da Marinha do Brasil por causa da carga de trabalho que o estaleiro vem tendo com projetos em todo o mundo.
A empresa alega que não está disposta a arriscar sua reputação por não ser capaz de dar a atenção necessária para um cliente, devido ao número de programas que vem aumentando nas últimas semanas.
A Navantia agora está prestes a iniciar a construção de cinco fragatas para a Armada Espanhola, mais dois BAM e um submarino já em produção. Ela também assinou contrato para cinco corvetas para a Arábia Saudita, dois navios de logística para a Austrália que já está construindo e tem pendente contratos de nove fragatas também para a Austrália, pelo menos, 20 para a Marinha dos Estados Unidos e outros 15 para o Canadá, bem como dois LHD para a Índia, além de outros programas em que está bem posicionada como o PES colombiano.
Em resumo, Navantia está bastante ocupada e decidiu deixar de fora o programa de navios classe Tamandaré do Brasil.
A Navantia foi convidada pela Diretoria de Gestão de Programas da Marinha (DGePM) para apresentar seu projeto em dezembro passado, juntamente com outras 11 empresas: BAE Systems Ltda, Chalkis Shipyards SA, Damen Schelde Naval Shipbuiding BV, Fincantieri SpA, Grupo Naval BR, Posco Daewoo Brasil, Rosoboronexport Joint Stock Company, SAAB AB, Thyssenkrupp Marine Systems GmbH, Wuhu Shipyard CO Ltd e Zentech Brasil Serviços Técnicos Ltda.
A classe Tamandaré
A classe Tamandaré é um novo navio de combate de superfície (escolta), equipado com os mais recentes sistemas de armas antinavio e antiaéreos. Serão corvetas ou fragatas leves de 2.790 toneladas de deslocamento, medindo 103,4 metros de comprimento, 12,8 metros de boca e uma velocidade máxima de 25 nós.
A aquisição da classe Tamandaré é uma das prioridades da Marinha do Brasil juntamente com o Programa de desenvolvimento de submarinos (Prosub).
Que fique a Fincantieri e traga, após, as FREMM. E fecha a conta . . .
de acordo.
Demorou!!!
Onde assino?
Eu tambem !!!
FREMM? Com que dinheiro? Agora, se for de graça eu assino embaixo.
Ozawa 20 de Abril de 2018 at 14:02
Que fique a Fincantieri e traga, após*, as FREMM. E fecha a conta . . .
* (Adv. Que ocorre posteriormente a)
Fincantieri e Naval. Minhas apostas.
Saíram por isso mesmo ou pq já sabem quem vai “vencer” a licitação?
Almirante Othon fazendo escola?
Exato, esse Othon é uma vergonha.
VA Othon é um herói nacional. Vergonhoso é a existência de trolls na internet.
Não deixa de ser corrupto. Herói que se corrompe não é herói.
Mais respeito com o Almirante Othon. Para mim, ele é um herói.
Também acho. Sem ele o Programa Nuclear da Marinha não estaria onde está.
Concordo, Marujo.
A procela é passageira mas a história fará justiça ao almirante.
Tinha tudo para ser, porém se corrompeu, corrupto é corrupto
Devemos reconhecer os méritos mas não significa que devemos encobrir os erros. Serve para todos.
Rouba, mas faz!
:-O
É como o Brejnev dizia, não se pode esconder os erros mas também não se pode esconder os acertos.
Ladrão é ladrão independente do que fez no passado. Dez acertos não justificam um erro. Só nesse bananal chamado Brasil onde se incensa ladrão e corrupto só porque em algum momento da vida fez algo que era sua obrigação de forma correta.
Vamos separar as coisas: se Einstein tivesse cometido um crime ele teria deixado de ser um grande físico? Ninguém aqui aqui está aprovando o que ele fez de errado. Só que o que ele fez de errado não apaga sua contribuição técnica para a MB
O trabalho do Almirante Othon era burocrático, não tem nada a ver. Da mesma forma que ele fez, alguém mais poderia ter feito também. E se Einstein tivesse roubado, como vivia em um país sério teria ido pra cadeia independente de ser um grande cientista. Essa é a diferença entre o bananal chamado Brasil e países de primeiro mundo. Enquanto ficamos infernal bandidos, lá eles metem no cadeia sem dó.
Othon fez doutorado em engenharia nuclear no MIT e você não tem ideia sobre o que está falando
Othon pode ter feito doutorado em engenharia nuclear em Vulcano que não muda o fato de que é um corrupto e ladrão! Ladrão é ladrão independente do cargo que tenha ocupado. Enquanto essa idéia não entrar na cabeça das pessoas, o Brasil vai continuar a ser um banana gigantel que almeja um dia ser nação.
Que mania de ridicularizar o Brasil e idolatrar outros países!
Foram as instituições brasileiras que descobriram, apuraram, denunciaram e o condenaram.
Não vejo paralelo em outros lugares.
Mano, os italianos estão reformando muito bem suas FFAA.
Olhem essa lista. Eits
Parece que quem decidiu tentar vender OPV esticado está abandonando também.
Realmente parece que vai dar Fincantieri, principalmente se oferecerem a FREMM
O que a Naval ofereceu? Alguém sabe?
FREMM não atende os requisitos do NAPIP. E seria caro.
Mas,
a Itália já ganhou???
Nem saiu ainda!
Um blog brasileiro noticiou há 11 dias que a Navantia e ST Engineering abandonaram o programa. Vamos dar credibilidade para os sites nacionais também!
Voltando ao assunto… Só eu estou torcendo pelas TYPE 54A?
As chinesas? São as minhas preferidas tbm
A Navantia pulou fora! E outras ocidentais européias também vai pular fora – Eles não tem preço para atender os requisitos do projeto conforme a MB determina. Reafirmo que a execução desse projeto vai ficar na mão dos Asiáticos ou Russos.
Você sabe informar os preços dos europeus?
Você sabe que no mínimo 3 navios vão ser feitos aqui, com grande índice de nacionalização, logo não serão navios com preços estipulados para um comprador Koreano, Indiano, Russo ou Chinês?
Tambem só eu estou torcendo pelas TYPE 54A.
Calote. Desistiram por receio de calote.
Calote? Desde quando o Brasil dá calote em algum outro país? Temos 400 bilhões em reservas internacionais.
Quem dá calote é a Venezuela e a Argentina
Marcos, eu concordo com você que o Brasil não dá calote. Mas vou frisar uma coisa que muitos não sabem, o tal dinheiro chamando de “reserva internacional”, muito falado pela mídia, nada mais é que dívida pública, o Brasil é todos os países do mundo tem reservas de “intercâmbio” para negociação internacional. Esse dinheiro não é uma reserva de fato, até porque o Brasil deve mais de 4 trilhões de reais, mas sim uma reserva cambial de várias moedas como dólar americano, canadense, australiano, euro, libre, pesos, franco etc…para as empresas importarem e exportarem é necessário moeda corrente, é aí… Read more »
Não Marcos, mas para “ocidentalizar” esses navios elevaria muito o preço. Eu acho. Mas tem os sul coreanos.
“…, pelo menos, 20 para a Marinha dos Estados Unidos e outros 15 para o Canadá, bem…”
Já decidiram as concorrências americana e canadense ???
A Canadense quase que certeza que vai dar BAe com as type 26, não é por nada que todas as principais empresas de defesa canadense estão em conjunto com a Bae em sua proposta. Na Austrália parece que a Navantia é favorita
Comentei pois a reportagem diz que a Navantia vai construir 15 fragatas pro Canadá e 20 prós EUA…. Mas até onde sei ainda não foram decididos os vencedores de taís concorrências…
Que pena, gosto muito dos modelos da Navantia.
Os motivos dela são aceitáveis,tem muito serviço, é claro Tamandaré é um projeto novo e como qualquer projeto novo não testado pode dar muito errado enfim o Brasil deveria escolher um navio já existente,assim seria mais fácil e previsível.
Caraca, afinal, por que a MB não decide logo em adquirir Destroyers ao invés de Fragatas e Corvetas? A moda do momento são esses navios. Até o inicio da construção das Tamandarés, o projeto já estaria obsoleto.
Tb não sei se compro um fiat uno ou um jaguar.
Marcos, eu aposto, coreanos, e chineses logo atrás!
Com a crise atual, terminaremos com jangadas artilhadas.
Boa tarde, alguém pode me dizer o número inicial de navios da classe Tamandaré que a Marinha almeja? Grato desde já.
Quatro navios. Tem dezenas matérias no site sobre o programa com vários detalhes.
Esta lista enorme da navantia para produzir e enquanto isto no BRASIL, os istaleiros naufragando por falta de pedidos. . Que descaso. é essa nação.
Vai sair um por um até ficar somente a Ficantieri ou ninguém. E se a Ficantieri ficar, será com projeto próprio. Esse lance da MB fazer “concorrência” com preço, prazo e escopo fixos não é atrativo para nenhuma empresa. Ainda mais pra apenas 4 navios. Podem me cobrar depois. Por mim acabava logo com essa palhaçada e encomendava 4 corvetas prontas com os italianos. Uma versão mais em conta do projeto “mini FREMM” que venderam pro Qatar. Retira o SeaRAM e troca pelo Bofors 40/L70 mk3 padrão e troca os 16 silos Sylver para Aster 15/30 por 12 silos quádruplos… Read more »
Almeida, a concepção da CT tem a mão da Fincantieri.
Aquilo lá não é uma “mini FREMM” nem na Itália…
Qual é a melhor no geral,
a FREMM ITALIANA ou a FREMM FRANCESA?
Daí já se tira que os espanhóis não vão nos dar calote, pegando mais trabalho do que podem tocar. Estão bem posicionados nas três grandes concorrências (USA, Austrália e Canadá) que existem atualmente, Brasil deve representar uma margem pequena de lucro por um risco muito elevado.
.
Pq?
Pq o cronograma de entregas para a MB é extremamente apertado.
São poucos na lista da MB que podem dar conta do cronograma de entregas…
Por isso eu digo: Type 54A e fim de papo!
Mané fim de papo o que…
.
Type 054A é um navio feito por chinês, com componentes chineses e para um comprador chinês. Não é isso o que a MB pretende com o programa da Classe Tamandaré.
Meu Deus, como alguém pode insistir em navio chinês à essa altura do campeonato? Alguém acredita que a MB vai confiar 30 anos de operação a um fornecedor que não se sabe se é capaz de manter um suporte logístico aceitável? Quanto alguém acha que custaria para “ocidentalizar” uma embarcação dessas? Sensores, armamentos… isso tudo jogaria o preço do navio para um valor similar ao de uma embarcação ocidental.
TYPE 54A devidamente ocidentalizadas, brasileiradas!
Não acredito em navio chines, um passo muito grande para a MB, mesmo navios coreanos tenho la as minhas dúvidas. Não entro no mérito da qualidade do navio chines e sim doutrina e intercambio.
Ainda acho que vai ser Britânico, estas vendas de oportunidade sendo priorizados para a MB demonstram no mínimo um excelente intercambio entre a RN e MB.
Sei que isto não vai acontecer, mas se a MB voltasse atrás do antigo PROSUPER vocês escolheriam qual : Meko 600 ou F100 com o CEAFAR ?
Apesar de não simpatizar nem o pouco com o temer pelo menos comprou o ocean.Vamos recordar o FHC comprou o sp por um preço barato para um porta-aviões e 23 a-4,que o Brasil não reformou a mais tempo,ficaria mais barato.o lula comprou o miragem c se não me engano poderia ser reformado por 4 a 5 milhões de dólares cada não fizeram pelo menos para a entrada do grispen, e começou o programa de submarinos,a Dilma concretizou os grispen,no governo temer comprou os obuseiros de 155mm é oceam. Queria mostra que os governos compram algum material militar sim,claro e não… Read more »
Ah, o “grispen” …
Me fala uma coisa, por que você se recusa em escrever certo o nome do caça? Como você quer que alguém leve a sério seus comentários, se você é incapaz de aprender algo tão simples, mesmo com a galera desenhando?
Por favo Galante, quando é que vamos poder bloquear usuários cujos comentários não queremos ler?
Toda vez que ele escreve grispen penso que está se referindo ao Carlos “crispim”
Pelo orçamento que temos que venham as corvetas chinesas type 54A…queria algo da Suécia ou Inglaterra mas com o orçamento que temos não dá
E saiu alguma informação sobre a proposta da SAAB? Essa sim pode ser interessante.
Gabriel
Não são Corvetas, as Type 054 A+ São fragatas com deslocamento de quase 4000 ton.
“Também acho. Sem ele o Programa Nuclear da Marinha não estaria onde está.” Quáquáquá, e onde o programa nuclear está? Estamos há mais de 40 anos estacionados no mesmo lugar, não tem nada, só maquetes, desenhos em CAD, dioramas…Em 10 anos os EUA enviaram o homem à Lua; em 5 desenvolveram a bomba atômica; o Brasil está há 40 anos desenvolvendo o programa nuclear e até hoje não construiu um só reator de potência real, só ingênuo para acreditar que um dia teremos um subnuc, até lá os EUA já terão naves espaciais com velocidade warp…
Me parece que o ingênuo aqui é você, por não saber que sem dinheiro as coisas não acontecem na velocidade que deveriam acontecer. O Programa Nuclear Brasileiro é real e já venceu muitas etapas que outros países sequer sonham em ter a tecnologia que foi desenvolvida aqui, e tudo isso graças a perseverança e conhecimento técnicos de homens como o Almirante Othon. Portanto sugiro que você fique como seu “Quá Quá Quá” e que tenha um pouco mais de educação e respeito com quem não compartilha da sua opinião, afinal isso aqui é um blog para se colocar pontos de… Read more »
Com todo respeito, mas discordo na integra sobre o que voce escreveu. Preste muita atencao no que foi comentado pelo Carlos Crispin. Na decada de 60, ja se discutia muito sobre esse tal programa nuclear o Brasil e mesmo sobre essa planta do SubNuc e seu reator. Ufaaaaa…eu ja passei dos 60 tbm e ainda hoje so vejo e leio bla,bla,bla, e UFANISMO… Seu ponto de vista esta equivocado e a meu ver, esse tal Alm Othon pego com as calcas na mao e uma dessas figuras que nos ultimos 30/35 anos viveu e sobreviveu aos atrasos e outras questiunculas… Read more »
Discordo inteiramente da sua opinião, o PROSUB é maior projecto de Defesa do Hemisfério Sul, as instalação como as da UFEM não têm paralelo, instalações como a base de Itaguai não existem em nenhum lado, na prática teremos 2 reactores , um em terra e outro montado no submarino, algo inédito no mundo, quanto ao casco do SN-BR ele será derivado do S-BR , o que tornará a logística e o domínio dos subsistemas mais fáceis, o PROSUB vai nos dar ainda muitas alegrias, muitos empregos, muito conhecimento e muita saúde (reactor multi-proposito). No final de tudo serão 21 Submarinos… Read more »
hahahahahahahahaah ….perdoe minha franquesa, voce tambem e mais um dos incautos a acreditar nessa grandesa que esta sendo vendida a muito mais tempo do que voce ja iveu. Quica algum dia em alguma decada mais a frente, Brasil chegue a ter o devido espaco no mundo e um povo com mais educacao e respeito, algo que esta fora do alcance atualmente. Seus numeros e ambicoes sao estapafurdios. Contiue sonhando, isso ainda e de graca. Continue discordando, mas nao se aborreca por nao perceber a triste realidade que esta bem a frente de seu nariz. Sds
21 Subs?????????6 SSN??????????Comecei bem meu fim de semana,kkkkkk…..
“…patrulhando o leito submarino do Atlântico Sul e Atlântico Norte.”
Ufa até que enfim, os destroços do USS “Scorpion” vão ganhar companhia!!!!
Celso, se você ouviu sobre o programa nuclear da MB nos anos 60, você está confundindo as coisas. Me desculpe, não vou debater com você porque você é mal informado e está falando sobre um assunto que desconhece completamente. O que não o impede de ter uma opinião veemente sobre o que desconhece. É uma pena, pois assim você não vai aprender nada e vai continuar falando abobrinha
Pois eh, o sabio e profundo conhecedor do tema aqui e voce e outros, os demais sao leigos e ignaros (suas palavras). Esta escrevendo para a pessoa errada com certeza Sua opiniao miuda e tola e nao enriquece, so te desmerece mais ainda.. Voce tambem nao viveu ou vivenciou esse tempo dos IDOS anos 60 (entendeu ?). Abobrinha ou nao, nao entro em debate tecnico nunca, minha formacao e muito abrangente e com certeza nao me coloco como o bam,bam,bam, somente comento o que vi, vivi e li. Quem esta confundindo o assunto e voce mesmo por desconhecer absolutamente a… Read more »
Você sabe por acaso que esse programa nuclear também deu as ultra centrífugas de Resende, a capacidade do Brasil de enriquecer urânio, produzir yellowcake e hexafluoreto de urânio?
Basicamente toda a cadeia de enriquecimento do urânio foi advento do programa nuclear da Marinha. Muitos deles foram alcançados a pouco tempo.
Então falar que está “estacionado no mesmo lugar” é patético.
Exatamente !.
Pois e….mais um aqui com delirios de ufanismo……volte ao comeco dessa historia e sita a triste realidade e seus custos ate hoje bancados e ou desperdicados pela MB e seus comandantes. Faz-me comparar essa megalomania a da FAB com sua Barreira do Inferno e seus foguetes…….sentiu o drama ou ainda nao ?? Patetico mesmo e a defesa que voces fazem aqui sem compreender ou entender sobre todos os aspectos enolvidos nesa empreitada e que ainda esta muito longe de ser concretizada. Enriquecer Uranio, Centrifugas, ufaa novamente, isso ja esta sendo feito a muitos mais anos que voces imaginam, nao tem… Read more »
É facílimo Celso, qualquer país enriquece urânio. Qual é a sua profissão, comediante?
Talvez, e asua.??? ignaro util e tolo ??? venha para o bom debate e tenha argumentos, senao estara fazendo o papel que voce mesmo descreve. Brasil, pais de tolos, omissos e ignaros., vamos debater a realidade e nao devaneios. Tudo o que foi feito ate agora nessa area nao produziu resultados esperados….sera que aqui todos estao tao cegos assim ??? Outra coisa escrita por seubaita conhecimento……qtos paises mesmo enriquecem uranio no mundo ??? devem ser menos de 10. Porem escreva ai quais paises desse bloco produzem sub produtos para uso comercial na saude, na industria, na agricultura ? entendeu ou… Read more »
Amigo, creio que você está equivocado. Não tenho elementos para afirmar, mas acredito que a tecnologia nuclear brasileira tenha sido sabotada de todas as formas, tanto por gente daqui quanto de fora. Não esqueço da pressão da AIEA, uma década atrás, e da forma como fomos coagidos a aceitar a inspeção. Também não esqueço do livro do Dalton Girão Barroso e da celeuma que gerou, a ponto de pretenderem censurá-lo.
Portanto, se você vê o copo meio vazio, eu o vejo quase cheio. E, em grande parte, pela obstinação do Almirante e pelo trabalho da Marinha.
Por obvio que pressoes existiram e existe ate hoje, mas nao da pra tapar o ceu com a peneira nao e mesmo. Desculpas, desculpas e sempre aquela nevoa de a encobrir qualquer coisa sobre o manto de segredo de estado e ou a famigerada seguranca nacional. arghhhhh….cansei de ler aqui opinioes e suas justificativas exdruxulas, quando na verdade quem deveria vir a publico com o minimo de transparencia nao o faz (MB). E agora tentam de todas as formas transformar esse tal Othon num heroi…me desculpem, mas os herois aqui somos nos que continuamos a pagar a derrama de impostos… Read more »
Alguém que chama o Almirante Othon de “esse tal Othon” não merece uma resposta mais profunda que esta.
Pois eh….e quem insiste em se identificar como Mabeco merece o que ??? Desde quando esse tal de Othon e melhor ou superior a qualquer cidadao honesto nesse pais. Um cara que vem torrando milhoes anualmente e ainda nao tem resultados criveis a apresentar. Ainda a ser provado, mas ja com fortes indicios que se locupletou durante todos esses anos. Tem uma aposentadoria que voce e outros milhoes jamais terao. Ate mesmo outrens se locupletaram e ainda se locupletam……argh Esse cara e heroi onde ? no que ? o que realmente fez e realizou que trouxe melhor qualidade de vida… Read more »
Só pra esclarecer a tréplica, os mabecos, caso você não tenha se dado ao trabalho de pesquisar, são canídeos africanos e, a despeito de não serem muito conhecidos, são exímios caçadores, que compensam o baixo peso pelos fortes laços do grupo e pela capacidade de ordenar taticamente a caçada.
Quanto ao resto do post me abstenho de refutar argumentos moralistas tão rasteiros. Encerro aqui a discussão. abs
Prezado Mabeco, obrigado por sua expliccao sobre o canideo , mostra que voce pelo menos e profundo conhecedor do tema, mas dai a se comparar por suas capacidades……..voce nao tem ou nao sabe refutar meus argumentos nao e mesmo ?? Outra coisa, se nao sabe enrar num debate, nunca tenha a pretensao de encerra-lo, afinal, quem voce pensa que e ? Minha opiniao nao e moralista, voce confunde e muito sua opiniao e nao tem argumento para refuta-las. Nao se abstenha nao, nao mordo e nao saiu latindo tambem, muito menos abano o rabo para qualquer agrado. Sds
Caramba! Os caras estão produzindo uma marinha nacional de país de primeira linha de respeito, somente nos seus estaleiros…
Estou torcendo para uma boa proposta sul coreana.
Já que disseram ai sobre a oferta italiana e depois Fremm, prefiro especular e torcer pela oferta sul coreana e depois KDXII.
E sonhar com a 03 daqui algumas décadas.
Desculpinha “Nutela” para sair fora do programa, por que todos já sabem que o Brazyl está falido economicamente e vai precisar de 10 a 15 anos para se programar como um “país” outra vez. A programação de construção de navios de guerra pode ser distribuída para outros estaleiros associados, se houvesse dinheiro do Brazyl para pagar estes navios, certamente entrariam num acordo para se construir em algum lugar……
Correcao Marcelo, o Brasil, o nosso Brasil nao esta falido, quem esta falido sao as instituicoes. Nos e que sustentamos esses porqueiras e seu sitema corronpido e nada fazemos. estamos a merce de um modelo falido a mais de 80 anos e ainda nao nos demos conta a altura para proporcionar essa mudanca. Brasil, pais de tolos, omissos e ignaros.
Realmente, caro Fábio. Os chineses por exemplo, lançam corvetas, fragatas, destroyers modernos a warp speed. É difícil até não perder a conta. Enquanto sso, no Brasil os estaleiros todos indo a tona por falta de trabalhos, e a MB fazendo exigências mirabolantes, abrindo concorrência só no exterior para quantas unidades? 24? 18? Não, amigo… QUATRO!!!!! Haja paciência, meu.
Abs
João Moita, tem um monte de matérias sobre o programa da classe Tamandaré pra você se informar antes de comentar e escrever coisa errada. A concorrência é entre estaleiros estrangeiros que terão que fazer parcerias com estaleiros brasileiros para construir a maior parte dos navios (senão todos) no Brasil. Ou seja, pra gerar trabalho aqui e atender a índices de nacionalizacque facilitem a futura manutenção local dos navios. Pessoal, uma opinião que vale pra muitos, de forma geral: a cada dia eu vejo comentários cada vez mais mal-informados, tirando os de veteranos deste espaço. E não tem desculpa pra isso,… Read more »
Pois é, eu ia comentar justamente isso que o Nunão falou. O João comenta aqui a tanto tempo. Pra que comentar esse tipo de coisa? É foda. Isso afasta os caras que sempre trazem informações de qualidade pra gente aqui, quando não dão uma aula pra nós, leigos.
Ajude aí João…pq se der corda, logo mais isso aqui vira um PB da vida.
Prezados,
Não vejo nenhuma exigência “mirabolante” da MB.
Existe um projeto detalhado desenvolvido em conjunto pela MB e Vard. A MB ainda permite que o concorrente apresente, ainda, um projeto próprio. Desde que esse seja superior ao projeto MB/Vard.
Ademais, 3 ou as 4 devem ser construídas no Brasil.
Quanto à desistência da DCNS e os rumores sobre a desistência da BAE, a DGEPM já esperava que algumas das empresas que se mostraram interessadas, nao apresentariam propostas.
Grande abraço
Essa notícia da Bae é nova, a DCNS(Naval group) também é nova, mas parece que eles ao invés de apresentar uma proposta vão se aliar aos Indianos, obviamente eles sabem que não tem a menor chance, mas já descolam um parceiro forte lá na Índia para futuros projetos da marinha Indiana
Foi ato falho .
A Naval Group está no certame. Quem não está é a Navantia.
Perdoem o meu erro.
Abraços
Prezados,
Desconheço qualquer favorecimento a Ficantieri. Não havia obrigatoriedade de se fazer concorrência. Assim, se fosse “carta marcada”, bastava contratar diretamente o estaleiro supramencionado.
Grande abraço
Com todo respeito merecido a voce prezdo Luiz Monteiro, mas entao e porque isso foi feito ?? sera q sob os holofotes do gde publico e outros essa MB e seus comandantes resolveram ser tao transparentes assim ? em se trtando de seguranca nacional e dado os meios estarem a beira da falencia completa, nao era melhor tomar as redeas , respeitar as opinioes de seus oficiais e usuarios e partir logo pra solucao ? essa demora ja esta custando qto mesmo ?? enfim caro Luiz Monteiro, e como penso e as vezes escrevo (raridade) falta muita transparencia e realidade… Read more »
De que demora você está falando, Celso?
A concorrência para selecionar o futuro construtor da classe Tamandaré foi aberta no final do ano passado.
E dai Nunao ?? a quantos anos esse assunto esta em pausta mesmo ??? nao perca o seu foco no assunto, isso ja nao e mais demora, virou novela a tal substituicao e construcao dos meios como corvetas e fragatas. Eu estou aqui com voces a mais de 15 anos e nao sou um expert nas questoes tecnicas, mas nao tao ignaro tambem. Os mais recentes aqui talvez nao saibam ou conhecam a historia ou onde ela realmente comecou (substituicao dos meios). A verdade esta acima de especulacoes e melindres. E impossivel defender o indefensavel e voce sabe muito bem… Read more »
Celso, eu só fiz uma pergunta, não comece a elevar o tom desnecessariamente. Perguntei de que demora estava falando, pois seu comentário vinha de uma resposta a um tema específico que vinha sendo tratado, da MB ter aberto uma concorrência para a construção da classe Tamandaré. Esse era o foco da questão. Mas, pela sua resposta agora, percebi que quando aparentemente contrariado você partiu para a questão geral, de reequipamento no longo prazo, para o qual qualquer um percebe facilmente que há uma demora absurda, saindo da questão específica da concorrência em si, na qual não está havendo demora. Então,… Read more »
Voce e liso mesmo ….bate com uma mao e afaga com a outra …..desde qdo estou contrariado ?? ou sera que so devo aqui aceitar o que leio. Voce entendeu mesmo ou compreendeu o que escrevi ?? acho que nao. A demora explicita a que me refiro voce conhece muito bem, e disso que escrevo e ja vem desde os idos 2000, ou sera que tambem tenho que ser vaquinha de presepio e concordar com aquilo que voce e outros escrevem aqui /?? nao posso ficar indignado como qualquer cidadao ?/ infelizmente nesse pais, voce e muitos perderam essa capacidade…INDIGNACAO.… Read more »
Contrariado = contestado, negado, contraditado
Prezado Celso,
Comente sempre, é importante e nos dá a oportunidade de esclarecer.
A licitação não é obrigatória nesses casos. Todavia, a MB resolveu fazer um convite e seleção para criar uma “concorrência” entre grandes estaleiros/projetistas com intuito de conseguir melhores preços, melhores condições de pagamento, melhor qualidade de produto e maior capacidade dos meios a serem escolhidos.
Caso escolhesse diretamente um deles, sem que eles concorressemn entre si, o preço é as demais condições que citei acima seriam muito menos vantajoso para a MB.
Grande abraço
Obrigado por colocar esse ponto de informacao no assunto. Eu mesmo nao havia racionado com essa hipotese. Nos os contribuintes e patriotas, esperamos mesmo que isso seja possivel e que a MB tenha o melhor dos mundos na aquisicao. Sds
Prezado Luiz Monteiro, então além da Navantia, a DCNS e a BAe desistiram do certame ?? É isso mesmo ?
Deste jeito a construção vai cair no colo dos orientais ou dá Fincantieri.
Parece que o estaleiro de Singapura também desistiu
Prezado,
Essa informação eu não tenho.
Abraços
Eu li isso em outro site, mas como não achei mais nada sobre isso na rede, fiquei aguardando a confirmação da notícia por aqui.
A Naval Group permanece. Na hora de escrever, NAVANTIA, saiu DCNS.
Talvez porque passei o dia falando com eles (Naval Group)
Peço desculpas pelo ato falho.
Abraços
Prezado Bozzo,
A informação sobre a BAe ainda não é oficial, mas existem rumores de algumas fontes. Ainda não chegou nada da própria empresa.
Abraços
Agradeço a atenção Almirante. Então é aguardar pelas notícias.
Reservas cambiais ou internacionais não existem para pagar contratos. Nem para servir de garantias para as Armas comprarem aviões, navios ou blindados. A MB tem seu orçamento. A despesa reservada divulgada em blogs de defesa é US$1.500 bilhão ou US$370 milhões por unidade. Segundo a descrição também divulgada nos blogs com materiais de construtores navais serão 4 vasos oceânicos leves como corvetas ou fragatas. Construtores ingleses e alemães têm padrão de construção acima do valor. Asiáticos e indianos são turma nova com preço mais em conta, mas seguem o padrão europeu do puxadinho. E instalam máquinas as quais nunca ouvimos… Read more »
Prezado Esteves, melhor comentario que li entre muitos, e sei que esta bem perto da realidade. Porem continuo a fazer um reparo triste, o Brasil nao esta quebrado, infelizmente os desvios e gastos absurdos induzidos por legislacoes burras e instituicoes corronpidas da base ao topo (funcionalismo publico) e a total inanicao dos contribuintes que nao se importam com isso, nos levam a uma leitura interpretativa equivocada. No mais prezado Esteve, eu acompanho essa historia desde 1961 qdo ainda ao final do primario na escola, fui agraciado com uma visita a esse reator la na USP ( bons tempos) e ainda… Read more »
É incrível como um maluco reconhece o outro…
Verdade Bardini, e como se reconhece tambem um arrogante que acredita piamente ser profundo conhecedor dos assuntos aqui comentados. Deus no ceu e voce Bardini aqui na terra . Cresca e apareca, deixe de ser moleque e querer ser mais do que eh realmente ou acredita.
A ideia central do seu post tem tudo a ver com algo que defendo. Desenvolver, fabricar, etc não é difícil. Qual a dificuldade em se fabricar um blindado que você diz que a propriedade intelectual é do EB? E patentes? A China fabrica de tudo De frisos para cabelos a brinquedos. De lápis de cor a relógios simples de mesa. Muitos são produtos comuns. Não há a menor necessidade de importarmos tais produtos. Termômetro? Aparelho para verificar pressão? Umidificador de ambientes? Precisamos de patentes. Muita gente gosta de complicar. Projetar, desenvolver? Tudo é fácil. Aqui nós não fabricamos sequer lanchas… Read more »
A dificuldade de fabricar um blindado aqui é que não produzimos motores. Até podemos importar sistemas e armas, mas é vergonhoso ter que depender de máquinas como motores diesel produzidos aqui sob licença.
passa tudo pra Fincantieri… chega de fazer experiencia.
porque tanta insistencia em chinas e coreia ? Não basta de bugigangas nas lojas ?
Se você lembrar que da Coreia do Sul é o lar da Samsung, LG, Hyundai, Kia e que a chinesa Lenovo comprou a IBM e a Motorola e que ambos os países projetam e fabricam localmente navios de guerra que ainda estamos longe de projetar e produzir aqui no Brasil e por preços mais competitivos do que os países europeus. Trabalho em uma editora evangélica e tradicionalmente imprimimos nossas Bíblias de estudo na SBB – Sociedade Bíblica do Brasil, em São Paulo onde seu parque gráfico é especializado para a impressão no fino papel Bíblia. Mas quando precisamos imprimir uma… Read more »
A Lenovo não comprou a IBM. O que a empresa chinesa fez foi comprar a parte da IBM que produzia PCs, mas a IBM é infinitamente maior do que você imagina para que a Lenovo possa simplesmente “comprá-la”. Além disso, fabricar navios de guerra é algo bastante diferente de imprimir livros, por mais difícil que seja a impressão destes, portanto a comparação é inválida. Fabricar navios de guerra também é muito diferente de produzir smartphones e tablets. E, ainda que os coreanos e chineses produzam os seus navios de guerra, isso não quer dizer que eles possuam a qualidade que… Read more »
Perdão, simplifiquei a operação da Lenovo por preguiça de digitação. Mas a Lenovo comprou a unidade de PC’s e notebooks e isto não altera o conceito de que países orientais conseguem produzir produtos de qualidade se o mercado onde quiserem se inserir assim o exigir. Lógico que a produção de um navio é diferente da produção de um livro, assim como é diferente da produção de um carro ou de um smartphone. Mas isto não torna a comparação inválida em absoluto. Países asiáticos conseguem competir em diversos ramos da indústria com países europeus, muitas vezes se equiparando em qualidade e… Read more »
Errado…a Lenovo nao comprou a IBM, somente o direito a produzir tablets, maquinas relativas , etc…..o nucleo da empresa em know how soft e hard e 100 % americana. Meu filho trabalha la. Ops, Daglian ja se antecipou rrsrsrsrsrs
O bairro do Butantan em SP foi escolhido para abrigar o reator do antigo IEA porque nos anos 1950 aquela região era mato e mato. Mato e onça. Passados 70 anos os subterrâneos do IPEN estão abarrotados de lixo e luxo nuclear. A água que resfria o reator é despejada no Rio Tiete. Decanta. Mas…decanta quanto? E os rejeitos? E Ipero? Quanto de luxo e lixo radioativo será produzido na RM de Sorocaba? Qual a degradação provocada pelo resfriamento nas águas do Rio Sorocaba? Os trabalhos são constantemente interrompidos por falta de recursos. Como está a segurança em Aramar? Qual… Read more »
Se não conseguimos dar partida no A12, imagina ligar máquina chinesa. Ou indiana.
Ficantieri. Se as máquinas não forem MTU serão Isotta. A gente conserta.
A MTU tem unidade fabril aqui em Sao Paulo, se nao me engano no eixo Anhanguera la em Caieiras.
Lembrando que, conforme já foi noticiado aqui mesmo no Poder Naval, o plano A da MB é a produção do projeto nacional da classe Tamandaré e o plano B seria a produção de um projeto de algum dos estaleiros concorrentes.
A MB, prioritariamente, quer a Tamandaré, não uma mini-FREMM, ou type 54 ou Meko A200.
Quantas oportunidades a industria naval brasileira perdeu nesses ultimos 30 anos de desgoverno…ao inves de construirem uma naçao os criminosos que se disfarçaram de politicos tentaram, e quase conseguiram, nos tranformar num vacuo a ser ocupado por potencias estrangeiras. Ja tivemos uma das maiores industrias navais do mundo…e hoje temos, no minimo, 70 mil assassinatos anuais…isso oficialmente, pois os assassinatos de fato e nao registrados devem ser duas a tres vezes esse numero…sem contar as mortes por drogas e nas filas dos hospitais. Ques essa escoria corrupta disfarçada de politicos apodreça nas cadeias, e que Deus me perdoe, que terminem… Read more »
A atual corrida armamentista está levando os bons projetos de navios de guera a receber macissas encomendas. O nosso programa Tamadaré, frente aos programas dos paises de bom poder economico é irrelevante. Ninguém que está com sua carteira de pedidos bem abastecida vai se dar ao trabalho de criar uma nova estrutura de produção para um barco diferente e produzindo poucos exemplares. Os grandes centros de construção naval, como: Coréia, China, Japão, Holanda, Alemanha,Itália e França é que poderiam abraçar esse projeto. O custo? Bem, este seria bem afetado pelo encargo de executar um projeto desconhecido e, certamente, com muitos… Read more »
Luiz Floriano, os grandes patriotas de real valor são a imensa maioria da população brasileira ordeira e honesta que trabalha e paga impostos escorchantes e não tem a contrapartida em serviços básicos que o Estado deveria proporcionar, seja por atuação direta ou por concessão. Os agentes do Estado, sejam civis ou militares, eleitos, concursados ou estatutários, quando muito cumprem com sua obrigação e, salvo poucas exceções, representam muito mal nossa nação!
Complementando o meu comentário, nosso país é carente de heróis e a maioria dos existentes é fake!
Carente não, MAS ESQUECIDOS o que é muito pior.
Prezado Adriano Luchiari, se pudesse escrever tao pouco e direto, seria exatamente isso so pra comecar. Sds
Sds Celso!
Estamos a anos sendo enrolados com Frems , Corvetinhas , etc , a MB por favor tome vergonha , compre umas fragatas de Seguna , e adiante construa fragatas , estas corvetinhas para nada servirão , não têm o projeto MK!0 ,refaçam -no e sigam a adiante , estas corvetinhas somente servirão como batedeiras de claras de ovos , é só o mar encrespar , ficarão inoperantes , ponham a cabeça para pensar e no lugar .
Não tem empresas Russas ou Chinesas na licitação. Com certeza os EUA não permitiram que a MB, negociasse com os Russos.
Ney, procure aqui mesmo no Naval mais informações sobre a concorrência e verá que tanto empresas russas quanto chinesas pegaram as diretrizes da MB, mas se vão enviar proposta ou não é outra história.
Se a decisão for escolher o projeto do CPN/EMGEPRON, que aproveitem os estudos feitos especialmente para a MB para pensar em uma nova classe de fragatas.
Chega a ser absurdo o que leio nesse blog, a falta de respeito com um herói da pátria, Almirante Othon está sendo “punido” pelo agente da CIA de Curitiba por acreditar no Brasil, e ainda têm direitopata babaca achando que ele é ladrão! Ladrão é o Judge Murrow! VIVA O BRASIL! VIVA O ALMIRANTE OTHON! Quando as ratazanas saírem vamos dar a esse país navios da dimensão que ele merece e essas corvetinhas pós-golpe de segunda classe, bom elas vamos mandar pra CUBA! Porquê o naviozinho de país pequeno! Brasil Potência! Brasil Primeiro! Brasil Acima de TUDO E DE TODAS… Read more »
Meu Deus, você é um dos acampados em frente à PF de Curitiba?
Marujo 20 de Abril de 2018 at 14:27
Mais respeito com o Almirante Othon. Para mim, ele é um herói.
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Pra mim é um ladrão como qualquer outro no país.
Esse tópico virou um verdadeiro muro das lamentações, cheio de gente indignada que não tem a mínima ideia sobre o que está falando.
Olha, eu falo minhas besteiras… Mas ficou difícil. Partiram para nível de loucura.
De fato, tem gente que, pelo jeito, economiza no tratamento psiquiátrico achando que aqui é lugar pra despejar suas neuras.
Manter o Prosub . O cronograma da MB está correto quanto às Tamandarés e acredito que haverá compra de oportunidades. Sem contar ainda com os Navios patrulhas oceânicos e os nossos patrulhas fluviais. Muito serviço dinheiro e vontade para investir.
O post foi colocado para comentários sobre a desistência dos espanhóis e o desejo da MB de continuar com o Prosub e com as Tamandarés. O Poder Naval publicou os conceitos de vasos oceânicos de guerra à partir da construção naval norte-americana. Corvetas e fragatas não foram pensadas para a guerra contra navio. A estrutura desses navios não suporta esse combate. São vasos de escolta. Mas os construtores europeus começaram o estica e puxa e patrulhas já são oferecidas como fragatas. Quem paga, manda esticar. Chegaram os asiáticos, indianos e coreanos. Reduzem a qualidade do aço, a espessura das chapas,… Read more »
Esteves… . como já escrito muitas vezes aqui, cada marinha é livre para classificar seus navios como quiser. A US Navy quis manter a tradição de seus “DESRONs” ou Esquadrões de Destroyers, que incluíam também fragatas da classe “Oliver Perry” quando elas ainda estavam na ativa, então manteve o termo “destroyer” mesmo com navios imensos de mais de 9000 toneladas de deslocamento e que irão “crescer” um pouco mais com a nova geração de Arleigh Burkes, a “III”. . O termo “destroyer” é ultrapassado quando leva-se em conta que originou-se do termo “Torpedo Boat Destroyer”, ou seja, um navio destruidor… Read more »
Uma aula sobre classificação de navios.
Fica todo mundo aqui falando em escolta, mas imagino que se querem fragatas e corvetas como navios independentes e não para escoltar nada, não é isso?
Não temos o que escoltar…
Escolta é só um termo que a marinha brasileira utiliza enquanto a US Navy prefere o “combatente de superfície” que lá é dividido entre grandes, cruzadores e destroyers e pequenos que são atualmente os LCSs e futuramente as novas fragatas…apenas isso…é uma forma diferente de chamar um navio…escolta aqui é igual a combatente de superfície lá. . Um cruzador e normalmente 3 destroyers costumam “escoltar” um NAe, porém, tanto cruzadores como destroyers operam independentes também foi o caso do destroyer USS Laboon que recentemente lançou mísseis contra a Síria…ele foi enviado para uma missão independente e pode ou não interagir… Read more »
Eu creio que a denominação “escoltas” vem da 2ª GM, para navios militares que escoltavam comboios de navios cargueiros civis contra ataque de forças inimigas…
Grato por ensinar mais essa. Vcs tem muita paciência e clareza nos comentários. Ainda não entendi essa história de escolta seja ela com corvetas ou naves maiores se, ao que me pareceu, não temos o que escoltar. E não teremos. Então, penso como seria uma marinha litorânea ou uma marinha com meios navais patrulheiros ainda que offshore. Ou, melhor que fosse offshore. Definidos como marinha de guerra recordo, novamente, da musiquinha do Juca Chaves. Guerra com quem? Vejo a construção naval peruana, chilena, colombiana, adiantando-se de nós outros. Enquanto pensamos em uma marinha que não existe sei lá se a… Read more »
Cutter.
Não vejo porque os “outros” estariam melhores em construção naval Esteves, até porque existem necessidades diferentes…a marinha peruana precisava muito mais do que nós dos ditos navios de guerra anfíbia como os classe “makassar”. . A marinha brasileira é igual a grande maioria das marinhas do mundo, ou seja, permanecem basicamente em seus “quintais” às vezes com alguma missão ou treinamento no exterior e só…o fato da Guarda Costeira dos EUA ter alguns de seus “cutters” excessivamente grandes se deve ao fato de que ela pode e deve reforçar a US Navy se necessário onde for preciso, assim como os… Read more »
Obrigado.