Jato Harrier a bordo do porta-aviões Minas Gerais, em 1973
O jato Hawker Siddeley Harrier Mk 52 V/STOL foi demonstrado no Brasil em 1973, quando ainda não era famoso e muitos ainda não acreditavam no avião. Além da apresentação na Base Aérea de Santa Cruz para a FAB, o Harrier também foi testado a bordo do Navio-Aeródromo Ligeiro Minas Gerais.
Em 1982, nove anos depois, a versão naval Sea Harrier operada pela Royal Navy, viria derrotar os Mirage III da Força Aérea Argentina na Guerra das Malvinas, no Atlântico Sul.
O Hawker-Siddeley Harrier era um caça de ataque ao solo e reconhecimento, com capacidade para pouso vertical e decolagem curta (V/STOL). O Harrier foi uma das primeiras aeronaves a ter esse sistema, que na época era uma nova tecnologia em desenvolvimento.
O Harrier era normalmente usado como um avião de ataque ao solo, embora a sua manobrabilidade também o permitisse que ele se envolver efetivamente em combates contra outras aeronaves a distâncias curtas. O Harrier era propulsado por um único turbofan Pegasus, com quatro saídas de empuxo vetorado com a finalidade de equilibrar a aeronave durante o voo vertical.