Harrier pousado a bordo do NAeL Minas Gerais

Harrier no convés de voo do NAeL Minas Gerais

O jato Hawker Siddeley Harrier Mk 52 V/STOL foi demonstrado no Brasil em 1973, quando ainda não era famoso e muitos ainda não acreditavam no avião. Além da apresentação na Base Aérea de Santa Cruz para a FAB, o Harrier também foi testado a bordo do Navio-Aeródromo Ligeiro Minas Gerais.

Em 1982, nove anos depois, a versão naval Sea Harrier operada pela Royal Navy, viria derrotar os Mirage III da Força Aérea Argentina na Guerra das Malvinas, no Atlântico Sul.

O Hawker-Siddeley Harrier era um caça de ataque ao solo e reconhecimento, com capacidade para pouso vertical e decolagem curta (V/STOL). O Harrier foi uma das primeiras aeronaves a ter esse sistema, que na época era uma nova tecnologia em desenvolvimento.

O Harrier era normalmente usado como um avião de ataque ao solo, embora a sua manobrabilidade também o permitisse que ele se envolver efetivamente em combates contra outras aeronaves a distâncias curtas. O Harrier era propulsado por um único turbofan Pegasus, com quatro saídas de empuxo vetorado com a finalidade de equilibrar a aeronave durante o voo vertical.

O Harrier pousando verticalmente a bordo do NAeL Minas Gerais
O Harrier voando sobre o Rio de Janeiro, com as praias de Copacabana e Leme ao fundo
A versão naval British Aerospace Sea Harrier FRS. Mk 1, em testes a bordo do HMS Invincible em 1978
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