Reprodução do poster “Aviação Naval da MB – 1979”, da Revista Flap Internacional, em mais uma contribuição histórica do amigo e colaborador Roberto Santana.

No alto, o venerável Sikorsky SH-3 Sea King do Esquadrão HS-1, que operou por muito anos como principal helicóptero da Marinha do Brasil para a Guerra Antissubmarino,  operando a bordo do Navio-Aeródromo Ligeiro (NAeL) Minas Gerais.

Abaixo dele o Westland Whirlwind, que era usado para transporte de tropas e salvamento.

Depois o Westland Lynx, que era o vetor orgânico das fragatas classe “Niterói”, realizando missões de esclarecimento marítimo e ataque contra submarinos. Anos mais tarde os Lynx também adquiriram capacidade antinavio com mísseis Sea Skua.

A seguir, o Helibras Esquilo, que entrou em serviço na MB no 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1) e, entre outras missões, realizava a guarda de aeronaves bordo do NAeL Minas Gerais.

Já o Westland Wasp operava a bordo de seis contratorpedeiros equipados com convoo e hangar transferidos da Marinha dos EUA. Eram navios de classe Gearing (duas unidades) e Allen M. Summer (quatro unidades) que tinham sido modernizados originalmente (respectivamente FRAM I e FRAM II) para operarem drones anti-submarino rádio-controlados, conhecidos pela sigla DASH.

Finalmente os Bell Jet Ranger, usados para instrução e emprego geral.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments