FREMM Alpino, da Marinha Italiana

FREMM Alpino, da Marinha Italiana

FREMM Alpino, da Marinha Italiana
FREMM Alpino, da Marinha Italiana

No dia 2 de maio, a fragata europeia multimissão (FREMM) Alpino, da Marinha Italiana, partiu da base naval de Mar Grande, em Taranto, para uma campanha naval que a levará à América do Norte pelos próximos dois meses.

A Alpino é o quinto navio FREMM entregue à Marinha Italiana em 30 de setembro de 2016, o quarto na versão “antissubmarino” e equipado com sistemas tecnológicos de última geração.

Esta campanha no exterior – a travessia do Oceano Atlântico em direção ao continente americano, o treinamento com marinhas amigas e aliadas – constitui uma valiosa oportunidade de treinamento, para manter altos níveis de prontidão e para fortalecer as relações com as forças aliadas. autoridades regionais. A FREMM Alpino retornará à Itália após cerca de dois meses.

Uma campanha naval que pode ser considerada estratégica tanto pela possibilidade de projetar no exterior a imagem da Marinha Italiana, das Forças Armadas e do sistema nacional, quanto pelo apoio prestado à competitividade internacional de importantes entidades nacionais.

A FREMM Alpino será uma presença qualificada e tecnologicamente relevante em vários países com os quais a Itália mantém importantes relações político-diplomáticas. As atividades de cooperação econômica e militar, e as atividades que serão executadas, são mais geralmente parte das tarefas institucionais que a Marinha fornece para nosso país e nossa comunidade, sem interrupção, em todas as áreas de nosso interesse estratégico, assegurando assim uma força naval permanente. Presença destinada ao controle do mar, à segurança das linhas de comunicação marítimas

(SLOC), à supervisão das atividades marítimas nacionais, à dissuasão e ao combate às atividades ilícitas no alto mar, à cooperação internacional e à formação de pessoal.

FREMM Alpino, da Marinha Italiana
FREMM Alpino, da Marinha Italiana

Neste contexto, há também a importante atividade destinada a mostrar e dar a conhecer as capacidades operacionais da unidade naval a delegações compostas por membros do Congresso dos Estados Unidos e oficiais da Marinha dos EUA como parte do processo de informação para a definição pela Marinha dos EUA de uma nova classe de fragatas (programa de aquisição dos EUA chamado Future Frigate Program FFG (X)) projetada para preencher a lacuna de capacidade entre o Littoral Combat Ship (LCS) e os DDGs da classe Arleigh Burke.

Esta iniciativa de projeção marítima e diplomacia naval é parte do projeto mais amplo que visa “fazer sistema”, integrando as capacidades operacionais da tripulação com modernos sistemas de fabricação italianos embarcados na FREMM Alpino, construído pelo grupo de estaleiros Fincantieri, que é o único patrocinador e parceiro desta campanha.

A presença no exterior também é uma oportunidade para conhecer as numerosas comunidades italianas que residem no exterior e inclui a organização de eventos culturais e a promoção da imagem da Itália e sua excelência.

Assista no vídeo abaixo outra fragata FREMM italiana, a Carabiniere, quando visitou a Austrália

FONTE: Marina Militare Italiana

Subscribe
Notify of
guest

77 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments