Fragatas classe M da Marinha Portuguesa passarão por atualização de meia-vida
O Jane’s noticiou que a primeira das duas fragatas classe M da Marinha Portuguesa, NRP Bartolomeu Dias (F333), partiu para Den Helder, na Holanda, para iniciar sua modernização de meia-vida (Mid-Life Upgrade – MLU).
O trabalho na NRP Bartolomeu Dias será realizado no estaleiro da Royal Netherlands Navy (RNLN) a partir de maio e deve terminar no final de 2019, informou a Marinha Portuguesa. O trabalho no navio irmão NRP D. Francisco de Almeidais (F334) começará logo após e deverá ser concluído em dezembro de 2021.
A modernização dos navios da classe M de Portugal, nos Países Baixos, foi aprovada em 2016 com um valor máximo de € 100,63 milhões (US$ 120,57 milhões), em consonância com o M-Class Frigates User Group (MFG). No entanto, várias melhorias serão estabelecidas através de outros procedimentos de aquisição.
Armas, sensores e sistemas de comunicação, bem como equipamentos relacionados à propulsão, manobras de navios e distribuição de energia serão modernizados.
O trabalho incluirá a instalação de novos sistemas de gerenciamento de combate e de guerra eletrônica, bem como a atualização do sonar de casco PHS-36, o sistema de armamento CIWS Goalkeeper e o sistema de controle de mísseis Harpoon. Os sistemas de lançamento de torpedos leves Mk.46 das fragatas serão atualizados para o padrão Mk.54, que tem melhor desempenho em águas litorâneas, enquanto o sistema de mísseis de defesa de ponto RIM-7P SeaSparrow será substituído pelo Evolved SeaSparrow RIM-162 (ESSM).
O esforço de modernização visa estender a vida útil dos navios até 2035 e fornecer capacidades para apoiar a participação contínua em operações nacionais e multinacionais de maior intensidade.