Coreia do Sul lança o LPH Marado, segundo navio classe ‘Dokdo’
A agência sul-coreana de defesa (DAPA), a Marinha da República da Coreia (ROK Navy) e o estaleiro local Hanjin Heavy Industries e Construction (HHIC) em Busan celebraram o lançamento do navio de assalto anfíbio Marado (LPH-6112). Quando entregue em 2020, o Marado será o segundo navio de assalto anfíbio da frota da ROK Navy.
A cerimônia de lançamento aconteceu em Yeongdo, Busan, na presença do ministro da Defesa, Song Young-moo, e do almirante Um Hyun-seong, Comandante da Marinha.
Em outubro de 2010, o parlamento sul-coreano decidiu pela construção do segundo LPH (Landing Platform Helicopter) e depois de uma série de novos diferimentos nas decisões do governo, em 23 de dezembro de 2014 a DAPA assinou um contrato com a HHIC no valor de 417,5 bilhões de won (US$ 386,5 milhões) para a construção deste navio.
A HHIC concluiu a revisão do projeto técnico do navio em março de 2016 e cortou o primeiro aço em novembro de 2016. A quilha de Marado foi lançada em 28 de abril de 2017.
A HHIC projetou e construiu o primeiro LPH 6111 Dokdo da ROK Navy, comissionado em julho de 2007. Este segundo navio é baseado no Dokdo, mas apresenta várias melhorias. “O Marado é basicamente semelhante ao Dokdo, mas dotado com equipamentos aprimorados e um sistema melhorado”, disse uma autoridade da DAPA.
De acordo com a DAPA, o Marado está equipado com novos radares de navegação, sensores infra-vermelhos e radar de vigilância 3D de antenas fixas (no lugar do radar Thales SMART-L 3D instalado a bordo do Dokdo), alguns desenvolvidos na Coreia do Sul.
A Marinha da República da Coreia do Sul também mencionou uma nova defesa contra mísseis antinavio. “Sistemas de armas de produção local como radar de navegação, sistema de defesa antimíssil e sistema de combate melhorado serão instalados na Coreia, e a capacidade de detecção antiaérea também será melhorada com a instalação de um radar de defesa aérea fixo.
Além disso, os principais equipamentos e instalações, como hélices e elevadores também estão sendo feitos localmente, o que irá melhorar a manutenção e reduzir os custos de manutenção”, diz o comunicado de imprensa.
Outra grande diferença é que o convoo da Marado foi adaptado para acomodar a aeronave de rotores basculantes Bell Boeing V-22 Osprey. Várias imagens da DAPA mostram o Osprey no convés de voo. Baseado nas imagens DAPA, o Marado deverá ser equipado com dois Phalanx CIWS: um na proa e outro na popa.
O Marado tem um comprimento de 199 metros, uma boca de 31 metros para um deslocamento de 14.500 toneladas. Sua velocidade máxima é de 23 nós e seu alcance é de 10.000 milhas náuticas a 18 nós. Sua tripulação é de 300 marinheiros. Essas especificações são semelhantes às do Dokdo.
A capacidade de carga útil do Marado, se similar a Dokdo é: até 720 marines totalmente equipadas, 10 carros de combate, 10 caminhões, 7 AAVs e 3 sistemas de artilharia. A doca alagável tem capacidade para duas embarcações de pouso tipo LCU ou 2 hovercrafts (LCAC). Todos os tipos de veículos (Jipes, IFV, MBTs, APCs, Engenharia), bem como soldados, podem ser carregados em embarcações de desembarque dentro da doca e levados para a costa. O hangar abaixo do convés pode acomodar até 15 helicópteros, incluindo alguns V-22. O convés de voo pode operar simultaneamente até 5 helicópteros de todos os tipos em serviço com a OTAN.
“O navio Marado reflete o desenvolvimento da tecnologia militar sul-coreana. Ao usar a tecnologia sul-coreana para a maioria dos equipamentos do navio, também podemos esperar uma redução nos custos de manutenção ”, disseram a Marinha e a DAPA em um comunicado.
FONTE: Navy Recognition