Missão Corymbe: navio patrulha ‘Commandant Birot’ vai operar no Golfo da Guiné
Em 5 de maio, o navio patrulha oceânico Commandant Birot, da Marinha Francesa, partiu de seu porto base, Toulon, com destino ao Golfo da Guiné, onde ele irá substituir seu navio irmão Premier-maître l’Her, de Brest. O Commandant Birot vai operar no Golfo da Guiné, nos próximos três meses, como parte da missão Corymbe.
A edição 142 da missão Corymbe será pontuada por ações relacionadas a parcerias operacionais militares com países costeiros. Essas ações visam melhorar a segurança geral da área e, ao mesmo tempo, proteger os interesses estratégicos franceses que ela abriga.
O Commandant Birot vai participar inclusive de um exercício organizado pela Nigéria e organizar o exercício “Africano Nemo 18.3” de grande interação nesse desdobramento, que terá a participação simultânea de diferentes centros de operações navais do Golfo da Guiné e do que suas unidades navais.
Desde 1990, a França desdobra um ou dois navais na missão Corymbe quase permanentemente no Golfo da Guiné. A missão tem dois objetivos principais: ajudar a proteger os interesses franceses na região e contribuir para a redução da insegurança marítima, em particular, ajudando a capacitar as marinhas do Golfo nas tarefas de segurança marítima, no contexto do processo de Yaoundé.
Os navios franceses desdobrados na Missão Corymbe completam o sistema francês preposicionado na África Ocidental (Gabão, Costa do Marfim, Senegal) e participa da componente marinha da cooperação operacional implementada regionalmente pela presença dessas forças.
FONTE: Ministério da Defesa da França