Proposta da Navantia é favorita na concorrência de fragatas para a Austrália
As propostas britânicas e italianas para construir as futuras fragatas da Austrália Fragatas foram classificadas pelo Australian Strategic Policy Institute como os mais capazes navios de guerra antissubmarino na concorrência SEA 5000 de 25 bilhões de euros para a construção de nove fragatas.
No entanto, a terceira concorrente, a Navantia da Espanha, foi identificada como a opção menos arriscada e provavelmente a mais barata de se construir.
Com uma decisão sobre o contrato, dentro de três semanas, o instituto classificou os três concorrentes para o contrato de desempenho, risco de projeto, estratégia industrial e custo.
O último artigo do instituto disse que o Type 26 Global Combat Ship, oferecido pela britânica BAE Systems, é “o projeto mais moderno”, mas também a opção menos comprovada, sem navios ainda concluídos.
A novidade da Type 26 é uma “espada de dois gumes”, segundo o relatório, com seu desempenho baseado em projeções “que deveriam ser necessariamente consideradas com certo ceticismo”. A FREMM, do construtor naval italiano Fincantieri, era um “projeto relativamente novo, mas comprovado” e adequado a um papel específico de ASW.
“Em relação ao Type 26, a FREMM oferece a vantagem de estar em serviço e, portanto, ser avaliado mais prontamente. Por exemplo, sua assinatura acústica pode ser medida, em vez de ser uma característica projetada”, disse o jornal.
FONTE: The Australian