Naval Group realiza testes com torpedo F21 lançado de submarino nuclear de ataque
O Naval Group realizou um novo lançamento do torpedo F21 no âmbito do programa Artemis, liderado pela Agência Francesa de Aprovisionamento da Defesa (Direction Générale de l’Armement -DGA). A médio prazo, a DGA pretende equipar todos os submarinos da Marinha Francesa com este pesado torpedo, o mais eficiente da sua geração.
Este lançamento foi realizado no início de maio a partir de um submarino de ataque movido a energia nuclear (SSN). O F21 foi lançado sob a autoridade do DGA em uma linha acústica subaquática do DGA Missiles Testing na costa de Hyères.
“Este novo teste bem-sucedido de um submarino nuclear é parte do processo de qualificação do F21 e reforça nossa confiança na confiabilidade do torpedo, que está sujeito a um cenário de teste operacional particularmente exigente”, explica Damien Raby, diretor da unidade de negócios de Armas Subaquáticas do Naval Group. O F21 usado para o teste era idêntico ao torpedo de combate atualmente em produção, dos quais várias dezenas de unidades serão entregues à Marinha Francesa a partir de 2019.
O lançamento foi realizado de acordo com o procedimento e a comunicação com o lançador ficou operacional durante todo o exercício. Os dados gravados em tempo real deram uma visão completa de toda a missão, validando assim a realização de todos os objetivos.
Artémis, um programa inovador na área de torpedos pesados
O objetivo do programa F21 Torpedo é substituir o F17 por um torpedo de desempenho de nova geração, mais ágil, mais rápido, mais inteligente e mais operacional.
O torpedo pesado F21 foi projetado para neutralizar navios e submarinos inimigos. Com um alcance e velocidade excepcionais, o torpedo F21 está planejado para evoluir pelo fundo do mar, mas também e especialmente nas áreas costeiras muito ruidosas e muito densas no tráfego marítimo.
Com um poder computacional muito alto que lhe dá excepcional capacidade de processamento em tempo real, o torpedo F21 se beneficia de um avançado sistema de missão e maior autonomia. Essas características técnicas ampliam enormemente as possibilidades de emprego tático com excelente capacidade de discriminação de alvos, especialmente em ambientes difíceis.
O contrato inclui o desenvolvimento e entrega de uma centena de torpedos F21, bem como a sua integração nos submarinos franceses.
A Marinha do Brasil também selecionou o F21 para equipar seus submarinos.
Sobre o torpedo F21
O torpedo F21 é o único novo desenvolvimento do mundo na categoria de torpedos pesados. Possui características que excedem em muito todos os outros torpedos pesados atualmente em serviço. Além de seus níveis excepcionais de desempenho, a inteligência tática a bordo torna esse torpedo um precursor do que os drones subaquáticos de amanhã poderiam ser.
DIVULGAÇÃO: Naval Group