Míssil Sea Ceptor declarado operacional nas fragatas Type 23 da Royal Navy
O secretário de Defesa britânico, Gavin Williamson, anunciou em 24 de maio que o sistema de mísseis Sea Ceptor entrou em serviço na Marinha Real Britânica.
O Sea Ceptor fornece um poderoso escudo contra ameaças aéreas, incluindo jatos de combate hostis, helicópteros e mísseis, e foi desenvolvido e fabricado através de contratos do Ministério da Defesa no valor de cerca de 850 milhões de libras.
Ele vai equipar as fragatas Type 23 da Marinha Real Britânica e foi demonstrado com sucesso por meio de uma campanha de disparos de testes iniciada no ano passado. Mais recentemente, a fragata HMS Montrose, com sede em Plymouth, tornou-se o terceiro navio a testar o sistema.
O Secretário de Defesa, Gavin Williamson, disse: o Sea Ceptor protegerá nossa nação contra as intensificadas ameaças que enfrentamos hoje e no futuro, dando aos nossos navios um escudo poderoso contra tudo, desde mísseis supersônicos até caças inimigos.
Ajustar nossos navios de guerra com esta tecnologia inovadora não apenas protege nossa Marinha, mas mostra que somos líderes mundiais no mar. A HMS Argyll será o primeiro navio a se desdobrar com este sistema de última geração, quando ele zarpar para apoiar a paz e a segurança na região Ásia-Pacífico ainda este ano.
O anúncio, feito na Conferência RUSI Sea Power em Londres, segue uma análise detalhada dos dados coletados durante o primeiro teste de lançamento da HMS Argyll, realizado no ano passado. A HMS Westminster e a HMS Montrose, os segundos e terceiros navios a serem equipados com o Sea Ceptor, realizaram também lançamentos bem sucedidas.
O Sea Ceptor foi projetado e fabricado pela MBDA e está apoiando diretamente 600 postos de trabalho em Bristol, Stevenage e Bolton como parte do acordo de parceria entre o Ministério da Defesa (MOD) e a MBDA.
Os primeiros lançamentos do Sea Ceptor foram conduzidas a partir da fragata HMS Argyll na costa da Escócia e viram o sistema testado contra uma série de cenários complexos – incluindo o envolvimento de múltiplos alvos de uma só vez.
O Sea Ceptor é uma grande melhoria emrelação ao atual sistema de mísseis Seawolf que está sendo substituído. Ele oferece desempenho aprimorado contra ameaças futuras atuais e projetadas, a capacidade de engajar múltiplos alvos e permite que as fragatas protejam embarcações escoltadas. O sistema deve ser instalado nas novas fragatas Type 26 da Marinha Real Britânica.
FONTE: Governo do Reino Unido
LEIA TAMBÉM