Fragata Type 31e: Babcock anuncia projeto Arrowhead 140 baseado na classe ‘Iver Huitfeldt’ dinamarquesa
Hoje (31.5.18) a Babcock apresentou o Arrowhead 140, um projeto revisado como seu candidato para a competição da fragata Type 31e. Este novo conceito reduz alguns dos riscos potenciais do programa, uma vez que se baseia na forma do casco “Iver Huitfeldt”, atualmente em serviço com a Royal Danish Navy.
O consórcio “Team 31” liderado pela Babcock inclui agora Thales, OMT, BMT, Harland e Wolff e Ferguson Marine e estão numa disputa muito competitiva com o BAE Sytems/Cammel Laird “Leander”. Os prazos apertados e a ambição do projeto Type 31e acarreta riscos consideráveis, a experiência da BAE Systems e a propriedade intelectual existente os colocam em uma posição de liderança. Ao selecionar o projeto comprovado da Iver Huitfeldt como uma linha de base, isso reduz as incógnitas associadas à proposta do Team 31.
O conceito anterior da Babcock Arrowhead 120 era apenas um esboço muito básico, talvez um espaço reservado até que o novo design fosse refinado. O Arrowhead 140 é totalmente diferente e consideravelmente maior do que outras opções da Type 31, com quase 140 metros de comprimento, boca de 19,75 metros e com um deslocamento de aproximadamente 5.700 toneladas. A Babcock diz que o navio de boca larga é mais fácil de projetar, construir e manter. Tornar-se grande não aumenta drasticamente os custos de construção, mas melhora a estabilidade da plataforma, facilita as melhores operações de helicóptero em condições climáticas adversas, enquanto aumenta o conforto da tripulação.
A classe “Iver Huitfeldt” usando o sistema de carga útil modular StanFlex da Marinha Dinamarquesa e tem espaço para até 6 “módulos” intercambiáveis. Supõe-se que a Arrowhead não será equipada com módulos Stanflex, mas há muito espaço disponível e pode ser configurado de acordo com os requisitos do cliente. A classe “Iver Huitfeldt” são principalmente navios de defesa aérea e são movidos por 4 motores a diesel em uma configuração CODAD. Baratos e simples de manter, mas um pouco barulhentos e não ideal para a Guerra Antissubmarino (ASW), embora haja provavelmente espaço disponível para adicionar medidas de silenciamento. A Type 31e é uma plataforma de emprego geral, mas muitos gostariam que a versão da Royal Navy oferecesse alguma capacidade de ASW, potencialmente usando USVs e UUVs off-board.
A configuração detalhada para a Arrowhead 140 não é clara nesta fase, mas há espaço para 4 lanchas de missão/silos de mísseis VLS entre as baias. Um grande hangar seria capaz de abrigar um Merlin embarcado.
A Thales fornecerá seu sistema de gerenciamento de combate Tacticos, que possui arquitetura totalmente aberta, está em serviço há 25 anos e é exportado para 24 marinhas em todo o mundo. O Tacticos e seu pacote de suporte em serviço podem ser adaptados às necessidades dos clientes durante a vida útil da plataforma, embora seja um sistema totalmente novo no serviço da Royal Navy. O navio incorporará a tecnologia iFrigate™, que oferece manutenção e autodiagnóstico ativados digitalmente.
O Team 31 diz que a construção será feita usando 4 estaleiros colaboradores, blocos serão construídos na Babcock Appledore em North Devon, Ferguson Marine em Clyde, Harland & Wolff em Belfast com a montagem final e integração em Rosyth. Isso está de acordo com a meta da Estratégia Nacional de Construção Naval de gerar um genuíno ressurgimento da construção naval no Reino Unido, mas também garante que ainda haveria capacidade para programas paralelos, como o projeto FSS (Fleet Solid Support). Mais de 100 empresas que poderiam estar envolvidas na cadeia de fornecimento da classe Arrowhead 140 já participaram de uma conferência de fornecedores.
FONTE: www.savetheroyalnavy.org