Fragata Type 31e: Babcock anuncia projeto Arrowhead 140 baseado na classe ‘Iver Huitfeldt’ dinamarquesa

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Arrowhead 140, Type 31e

Arrowhead 140, Type 31e

Arrowhead 140, Type 31e
Arrowhead 140, Type 31e

Hoje (31.5.18) a Babcock apresentou o Arrowhead 140, um projeto revisado como seu candidato para a competição da fragata Type 31e. Este novo conceito reduz alguns dos riscos potenciais do programa, uma vez que se baseia na forma do casco “Iver Huitfeldt”, atualmente em serviço com a Royal Danish Navy.

O consórcio “Team 31” liderado pela Babcock inclui agora Thales, OMT, BMT, Harland e Wolff e Ferguson Marine e estão numa disputa muito competitiva com o BAE Sytems/Cammel Laird “Leander”. Os prazos apertados e a ambição do projeto Type 31e acarreta riscos consideráveis, a experiência da BAE Systems e a propriedade intelectual existente os colocam em uma posição de liderança. Ao selecionar o projeto comprovado da Iver Huitfeldt como uma linha de base, isso reduz as incógnitas associadas à proposta do Team 31.

O conceito anterior da Babcock Arrowhead 120 era apenas um esboço muito básico, talvez um espaço reservado até que o novo design fosse refinado. O Arrowhead 140 é totalmente diferente e consideravelmente maior do que outras opções da Type 31, com quase 140 metros de comprimento, boca de 19,75 metros e com um deslocamento de aproximadamente 5.700 toneladas. A Babcock diz que o navio de boca larga é mais fácil de projetar, construir e manter. Tornar-se grande não aumenta drasticamente os custos de construção, mas melhora a estabilidade da plataforma, facilita as melhores operações de helicóptero em condições climáticas adversas, enquanto aumenta o conforto da tripulação.

A classe “Iver Huitfeldt” usando o sistema de carga útil modular StanFlex da Marinha Dinamarquesa e tem espaço para até 6 “módulos” intercambiáveis. Supõe-se que a Arrowhead não será equipada com módulos Stanflex, mas há muito espaço disponível e pode ser configurado de acordo com os requisitos do cliente. A classe “Iver Huitfeldt” são principalmente navios de defesa aérea e são movidos por 4 motores a diesel em uma configuração CODAD. Baratos e simples de manter, mas um pouco barulhentos e não ideal para a Guerra Antissubmarino (ASW), embora haja provavelmente espaço disponível para adicionar medidas de silenciamento. A Type 31e é uma plataforma de emprego geral, mas muitos gostariam que a versão da Royal Navy oferecesse alguma capacidade de ASW, potencialmente usando USVs e UUVs off-board.

Arrowhead 140, Type 31e
Arrowhead 140, Type 31e

A configuração detalhada para a Arrowhead 140 não é clara nesta fase, mas há espaço para 4 lanchas de missão/silos de mísseis VLS entre as baias. Um grande hangar seria capaz de abrigar um Merlin embarcado.

A Thales fornecerá seu sistema de gerenciamento de combate Tacticos, que possui arquitetura totalmente aberta, está em serviço há 25 anos e é exportado para 24 marinhas em todo o mundo. O Tacticos e seu pacote de suporte em serviço podem ser adaptados às necessidades dos clientes durante a vida útil da plataforma, embora seja um sistema totalmente novo no serviço da Royal Navy. O navio incorporará a tecnologia iFrigate™, que oferece manutenção e autodiagnóstico ativados digitalmente.

O Team 31 diz que a construção será feita usando 4 estaleiros colaboradores, blocos serão construídos na Babcock Appledore em North Devon, Ferguson Marine em Clyde, Harland & Wolff em Belfast com a montagem final e integração em Rosyth. Isso está de acordo com a meta da Estratégia Nacional de Construção Naval de gerar um genuíno ressurgimento da construção naval no Reino Unido, mas também garante que ainda haveria capacidade para programas paralelos, como o projeto FSS (Fleet Solid Support). Mais de 100 empresas que poderiam estar envolvidas na cadeia de fornecimento da classe Arrowhead 140 já participaram de uma conferência de fornecedores.

HDMS Peter Willemoes (F-362), classe Iver Huitfeldt
HDMS Peter Willemoes (F-362), classe Iver Huitfeldt

FONTE: www.savetheroyalnavy.org

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