Redes sociais britânicas repercutem furo do PN sobre a oferta do navio-tanque classe Wave
Por Alexandre Galante
Editor-chefe da Trilogia Forças de Defesa
O blog de debates sobre assuntos de Defesa do Reino Unido Thin Pinstriped Line, e o famoso site Save the Royal Navy.org repercutiram amplamente pelo Twitter, nas últimas horas, o furo do Poder Naval de sexta-feira passada (01.06), que revelou as duas sondagens feitas pela Marinha Real Britânica junto à Marinha do Brasil (MB), acerca da futura disponibilização, ano que vem, de um navio-tanque classe Wave, de 31.000 toneladas.
A reportagem, apurada pelo Editor Especial da Trilogia, Roberto Lopes, é a segunda desse jornalista que, no prazo de pouco mais de um ano, causa alvoroço nos círculos ligados à Defesa da Inglaterra.
Em março de 2017, Lopes noticiou, com exclusividade, o oferecimento do porta-helicópteros HMS Ocean feito pela Royal Navy à Força Naval brasileira e foi transmitida para o mundo pelo jornalista George Allison, editor do site UK Defence Journal.
Em dezembro de 2017 a MB comprou o porta-helicópteros que, em menos de 60 dias, deve estar atracando no Rio de Janeiro, para se tornar o Capitânia da Esquadra Brasileira.
Nesta segunda-feira (04.06) Lopes acrescentou novas informações à apuração que vem fazendo sobre a oferta de um navio-tanque classe Wave ao Brasil.
Receptividade – Segundo o jornalista, a proposta do Wave foi encaminhada por oficiais brasileiros que servem na Inglaterra diretamente ao Comandante da Marinha, almirante de esquadra Eduardo Leal Ferreira, e à Diretorial Geral de Material da Marinha (DGMM).
A oferta foi recebida com interesse, mas só será examinada em profundidade se o seu custo (ainda não revelado) couber nas projeções do orçamento da Força Naval para 2019 – ano que ainda irá concentrar os gastos com o início da implementação do programa de construção da Classe Tamandaré, o acabamento do submarino (classe Scorpene) Riachuelo, e a modernização, no Reino Unido, dos helicópteros Super Lynx da Força Aeronaval.
A Marinha de Sua Majestade opera dois navios-tanque classe Wave, que começaram a operar no ano de 2000, e um deles deve ser repassado à marinha de uma nação amiga dos ingleses antes da metade do ano de 2019.
É esperado que os britânicos não peçam, pelo navio, mais do que 35 ou 40 milhões de libras esterlinas, valor que, possivelmente, se encaixaria nas possibilidades da MB.
No 1º Esquadrão de Apoio um classe Wave representará a revitalização das atividades de transferência de combustível no mar, e um alívio para o navio-tanque Gastão Motta, de 10.320 toneladas, incorporado à Esquadra em novembro de 1991.