O Brasil está construindo atualmente quatro submarinos S-BR dentro do Programa Prosub

Visão em corte do submarino S-BR, Scorpène modificado para a Marinha do Brasil

Submarino Riachuelo fotografado na cerimônia de início da integração dos Submarinos da classe S-BR
Submarino Riachuelo fotografado na cerimônia de início da integração dos Submarinos da classe S-BR

por Guilherme Poggio

O programa de nacionalização do Prosub possui a finalidade de promover a nacionalização de equipamentos e sistemas para submarinos com alto teor tecnológico e com aplicação em outros setores industriais. Ele também visa o incremento da capacitação das empresas nacionais através da absorção de novas tecnologias e a ampliação e diversificação de suas bases comerciais.

O programa de nacionalização faz parte de uma lista de 21 operações de compensação financeira (“offset”) acordadas entre a Marinha do Brasil e a empresa DCNS (atualmente Naval Group). Os acordos de compensação são instrumentos legais que formalizam os compromissos e as obrigações do fornecedor estrangeiro para compensar as importações realizadas.

Inicialmente a Marinha definiu 89 projetos para o programa de nacionalização e elegeu cerca de meia centena deles como de caráter prioritário. Diversas empresas nacionais foram sondadas e muitas resultaram em acordos comerciais. Um grupo menor de projetos ainda permanece em fase de busca de candidatos.

O Poder Naval teve acesso a informações exclusivas sobre os desafios enfrentados diariamente pela equipe que gerencia o programa de construção de submarinos da Marinha do Brasil no que diz respeito ao programa de nacionalização. Numa série de três posts o Poder Naval abordará três diferentes histórias que exemplificam este árduo trabalho.

 

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