PHM Atlântico recebe indicativo visual
O Porta-helicópteros Multipropósito Atlântico (ex-HMS Ocean) recebeu seu indicativo visual no costado, enquanto está sendo preparado na Base Naval de Devenport em Plymouth no Reino Unido, para incorporação na Marinha do Brasil.
O PHM Atlântico será incorporado à Marinha do Brasil em 29 de junho e depois passará pelo Flag Officer Sea Training (FOST), um programa da Royal Navy que provê o treinamento operacional no mar para todos os navios de superfície, submarinos e auxiliares, sendo ministrado por uma dedicada equipe de especialistas da Marinha Real.
O porta-helicópteros e navio-capitânia HMS Ocean da Royal Navy, conhecido como “Mighty O”, foi desativado no dia 27 de março de 2018 na Base Naval de Devonport, em Plymouth.
O HMS Ocean foi aposentado da Marinha Real Britânica após 20 anos de serviço e 50.000 milhas cobertas durante desdobramentos em todo o mundo.
A decisão de desativar o HMS Ocean foi feita como parte da Análise Estratégica de Defesa e Segurança (SDSR) 2015. A Marinha do Brasil pagou £ 84 milhões pelo navio e as companhias Babcock e a BAE Systems estão realizando as mudanças necessárias antes da transferência.
A chegada do PHM Atlântico ao Brasil está prevista para agosto.
Seja bem vindo Atlântico, temos que batalhar um apelido para esse novo meio da Briosa………
Sugestões???
Hoyal!
BREXIT!!!
BREXIT !!!
Zero NM !!! Sensacional
De A12 para A140 foi um salto kkkkk, poderia ser outro indicativo!
Olá Nunes. Eu fico imaginado se fosse A13 Pernambuco (riso). Ia ter gente falando que era propaganda partidária… por outro lado, pode ter siso apenas superstição, medo de gato-preto ou para espantar curupira. Eu já desisti de entender os indicativos da MB.
Olá Camargoer,
De fato, indicativos e classificação de porte de navios casa marinha faz a sua, umas com mais coerência, outras com menos.
Por falar nisso, em uma reportagem aqui no PN sobre os submarinos de Taiwan, havia uma foto de 1 dos dois únicos submarinos daquela marinha e o indicativo dele se não me engano era 902 ou algo semelhante !
Olá Mk48. Talvez o 902 tenha mais lógica que o A140. Supondo (apenas supondo) que o “9” seja o indicativo da classe e o “02” o indicativo da unidade. Neste lógica, o A140 poderia ter sido “A21” (1 era para porta-aviões e o 2 para porta-helicóteros). Mas então, os indicativos dos submarinos teriam que ser outros, pois os Scorpenes deverias ser S41,S42, S43 e S44… e o nuclear S51. Mas ai, já ia virar piada de novo…. riso.
Eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem!! 😉
Me ocorre o USS Franklin CV 13 que foi o NAe mais danificado em combate e com maior perda de vidas e também à Apollo 13, a única das missões enviadas para alunissagem
que não cumpriu a missão…e também não existe nenhum Pier 13 em Norfolk…os
NAes utilizam principalmente os de números 12 e 14, mas não há o 13 entre eles.
Caro Dalton.
Entenderia até o A14… mas A140?
E olha que não vi ninguem sugerindo A21..
No site dos “Navios de Guerra Brasileiros” encontrei o D13 Apa, o M13 Jarua, o H13 João dos SAntos., o P13 Parati, o S13 Rio de Janeiro, outro H13 Xingu, outro S13 Tamoio, e o L13 Tramandai
Olha.. foram dois submarinos S13
Não temos problemas com o numeral 13, nem nas sextas-feiras!!!!
Perguntei para minha filha de 4 anos o que ela estava lendo na foto do indicativo do navio e ela foi certeira “A” “1” “4” “Ó” (não tem zero, é óohhhh mesmo)
Boas novas. Este ano a MB não ficará a ver navios. Sua nau Capitânea chega ao seu destino para desfraldar a nossa bandeira bem alto no Oceano Atlântico.
Depende do ponto de vista.
Verá navio novo. Rs.
Excelente aquisição pela qualidade do navio e preço pago, a MB vai modernizar e muito com este navio sem contar as inúmeras possibilidades estratégicas.
Na minha opinião foi uma boa compra, porém a MB deveria apostar em um navio porta aviões para suportar os futuros Gripen NG Marítimo.
Outra sugestão seria comprar mais equipamentos militares Russos pois são ao meu ver os melhores do mundo no quesito militar.
Para ter porta-aviões vai ter que aumentar o orçamento de Defesa para 2% do PIB. Com esse orçamento atual é impossível
O ideal seria 2 navios derivado do mesmo projeto (2 NAe ou 1 NAe + 1 LPH) para aumentar a escala. Mas orçamento não permitir pois além dele(s) teriam que obter escoltas provavelmente maiores que as Tamandarés.
NBMP (Navio Brasileiro Múltiplo Propósito) Atlântico!
Como deveria ser o nome de todo o navio em operação na MB.
Afinal de contas os navios são nacionais, e não dá MB.
Assim como USS ( United State Ship) e HMS ( Hoyal Marine Ship).
HMS = His (Her) Majesty Ship
Por enquanto é Her… Betinha no formol !
Apenas como complemento, pois tbm me agrada ao ouvido, designações como USS, HMS, ARA etc…
Porém para o caso do Reino Unido o HMS teria uso como “navio de sua majestade”. Como pode ser uma Rainha (atualmemte), mas tbm do Rei (no passado e no futuro não tão distante) HMS His/Her Majesty’s Ship
Inglês é a “língua universal”…”BS” Brazilian Shíp é dessa forma como os navios brasileiros são tratados no exterior…assim como “FS” French Ship para franceses ou “FGS” Federal German Ship para os alemães ou mesmo do espanhol “BAP” Buque da Armada Peruana…
no caso brasileiro não ocorre a mesma coisa que os navios da Armada Peruana utiliza-se simplesmente a letra ou letras e o numeral como F alguma coisa para fragata ou NE para Navio Escola.
Boa noite Dalton, na chamada internacional é Brazilian Navy Ship
Oi Aircobra…chamada internacional sim, “BNS”, mas, como tratado, digamos pela mídia estrangeira o que tenho visto é apenas “BS” , exemplo, “BS Barroso”ou simplesmente pela letra e número “V 34”.
abs
Os navios são da MB, que por sua vez, é Marinha DO BRASIL!!! Logo, todo navio da MB é do Brasil, assim como toda aeronave da FAB é do Brasil e todo blindado do EB também ê! Não entendo tanta celeuma por conta da desiganação e nome de um navio. A MB escolheu esse nome e designativo porque julgou o mais aprpriado e correto. Ponto!
Hoyal Marine Ship é de lascar!!!!…….se não sabe, não chuta! E tem o google….dá uma pesquisada rãpida que “a luz se faz”…..
HahahhhhahahhahahahHhh
Imagine o HMNZS!!!!
Contribuindo com a sopa de letrinhas, também temos HMAS e HMNZS , para os navios Australianos e Neo-Zelandeses , respectivamente.
Agora Hoyal Marine Ship é dose !!!! Hahahaha.
“Afinal de contas os navios são nacionais, e não dá MB.”
Aí eu pergunto:
1) O que significa MB?
2) MB é a abreviação de qual Instituição?
RESPOSTA para as duas perguntas:
MB é a abreviação/significa MARINHA DO BRASIL, logo se o navio é da MB, o navio é do Brasil.
Tá difícil ou tem que desenhar???
??⚓??⚓??
A Marinha Portuguesa usa a sigla NRP (Navio da República Portuguesa)
Pra começar a finalizar esta discussão: porquê temos que imitar os outros?
Porquê não privilegiar nossas próprias regras e deixar como está?
Afinal, acho que isto não está entre os “grandes problemas” da Marinha do Brasil.
Minha modesta opinião. 🙂
Se não há regra internacional, sigamos a nossa! Simples assim.
Agora a marinha tá se reerguendo, agora só falta as escoltas pra ele.
Ficou Lindo!
Zero bala. Coloca uns Wildcat de brinde no hangar e tá bom de mais.
Nossa, não tem mais fotos?????? Que pobreza. Queria ver se o radar Artisan veio mesmo…
Juvenal,
Qualquer coisa a gente não publica a foto e fica sem nenhuma, que tal?
Rapaz, não quer um cafezinho também? Uma massagem? O navio está em uma base naval inglesa, não deve ser fácil entrar com a câmera no pescoço e sair batendo foto. Quando chegar no Rio, aposto que o Naval vai bombar com fotos até dos banheiros do navio…
Seria impossível se não tivesse um MIMIMI rsrsrsrsrsrsrsrsrs
Quando o navio chegar espera ele numa canoa e tire suas fotos da forma que achar melhor.
Equipamento russo não é tão elogiável assim. A poucos anos caiu em Moscou um Ilyiushin de passageiros matando todos a bordo. O então presidente, esse que troca cadeira com o Putin, ficou tão putin, que indignado foi discursar, no parlamento, contra a industsria aeronáutica Russa. Dentre outras “pérolas” sugeriu que se adquirisse, no ocidente, tecnologia em eletronica embarcada e motores a jato. Os motores russos tem vida curta, dizem. E desde que o Concordsky russo explodiu um motor, na decolagem, em Orly, tambem vitimando toda a tripulaçaão e convidados, que a fama não melhorou. Tem qum compre aeronves, por lá,… Read more »
Se não me falha a memória um Concorde também caiu, Boeings e Airbus também já caíram…logo então
Triste é observar que não temos grandes personagens brasileiras dignos para nomear um navio desse porte como vemos na US Navy. Eu também ainda queria saber qual o critério para o 140.
Cmte barroso, Marques de tamandare, Almirante Sylvio de Camargo, Pedro II, Pedro I, Leopoldina, barão do Rio Branco, Visconde só Rio Branco, Marques de Paranaguá, Almirante Cochrane, Almirante Frederico Mariah enfim.. Dá pra ficar o dia todo aqui colocando o nome de gente briosa que o Brasil já teve.
Se me permite, almte. Saldanha da Gama também poderia entrar nesta lista! abraços st4
Até onde sei os NAes americanos recebem nomes de ex presidentes, que pelo que sei não fazem farra com o próprio povo, aqui tu queria colocar o que? LULA? Temer? Dilma? Collor?Fernando Henrique?? “ótimos nomes” para homenagear o Nau capitânia da esquadra brasileira.
Acho que iria ficar legal como : PHM NEYMAR JUNIOR.
E na lateral do navio colocassem NJR-140 É TOIS.
“E desde que o Concordsky russo explodiu um motor, na decolagem, em Orly, tambem vitimando toda a tripulação e convidados, que a fama não melhorou”.
[Luiz Floriano Alves 9 de junho de 2018 at 17:57].
Até onde sei,oque diz a história oficial,a aeronave teria sido atrapalhada por um Dassault Mirage III de reconhecimento fotográfico que fazia um voo para colher imagens dos procedimentos da aeronave russa,a tripulação do comandante foi surpreendida pela presença já que não havia sido informada do voo do Mirage até aquele momento.
Essa parte de o motor ter explodido com certeza você deve ter confundido.
Pois é, fake old news….?
Agora só faltam as escoltas.
Para escoltar para atacar quem? eu sei que dói, mas relaxa que dói menos. Agente sabe como agem os do contra.
Nossas principais escoltas tem 4 décadas de uso, já deveriam estar aposentadas e sim precisamos para escoltar o nau capitânia e proteger as riquezas do país, nunca se sabe o dia de amanhã! É bem coisa de brasileiro mesmo, comprar quando realmente precisar, se for pensar desse jeito as Niteróis vão ficar ativas até 2050.
Pablo,
Se você vem acompanhando o histórico de notícias sobre os problemas encontrados pela MB para construir novos navios escoltas e manter os existentes, sabe que a realidade não condiz com o seu comentário.
MK48
não culpo a marinha pela situação, até porque não depende deles para modernização da frota, mas dizer que não precisamos de escoltas soa estranho, acho que não tem nada de errado com o que falei. Todo mundo sabe que precisamos de escoltas, se continuar na situação que estamos nos próximos anos não teremos nem em quantidade sem falar na qualidade.
Pablo,
Não disse que não precisamos de escoltas.
Eu apenas critiquei quando você escreveu “É bem coisa de brasileiro mesmo, comprar quando realmente precisar”
Apenas isso e com todo o respeito.
MK48
e qual a inverdade nisso???
Ótima notícia! Falou-se muito que o Atlantico teria como sistema de defesa aerea de ponto seria o Simbad que foi já usado pelo Minas Gerais, posteriormente pelo Nae São Paulo e provavelmente no Atlântico, espero que seja temporário. Espero que a Marinha implemente um sistema mais moderno e mais eficiente como o sistema Holandês Goalkeeper Ciws. Abraços
Pode ser besteira minha, mas esse A na frente do 140 me dá calafrios!rs Não sai da minha cabeça que alguém no Almirantado ainda tem a pretensão de tentar converte esse navio em porta-aviões para operar Harrier de segunda mão rs
Preferia o G ou L rs
O almirantado não tem essa pretensão, ao menos oficialmente (pelo o que se sabe). Não é possível operar Harriers no A-140 Atlântico, seja porque a Marinha não pode adquirí-los e operá-los no momento, seja porque não há Harriers sobrando para venda, seja também porque o navio não está preparado para operar este meio: ele é um porta helicópteros. O “A” na frente NÃO significa porta-aviões (ou navio aeródromo).
Daglian, eu tenho ciência que no momento não é possível operar Harriers no Atlântico, mas nada impede uma conversão para passar a operar ( quer dizer o dinheiro impede rs). E sobre os Harriers provavelmente o corpo de fuzileiros navais americano deve colocar a venda alguns na próxima década. Se A na frente se não significa navio aeródromo, então qual seria o motivo da escolha? E por fim, a escolha desse nome demonstra pra mim, em particular, que surpresas são possíveis rs
Retiraram o Phalanx de proa rapidinho…
Lá vamos nós, novamente alguém menciona o Phalanx. A própria MB não tem interesse em operar este CIWS, já que fazê-lo custa bastante dinheiro. Os ingleses irão utilizá-los em outros navios seus, mas bastaria a MB pagar, e o Atlântico viria com os Phalanx, tenho certeza. Os Phalanx não são uma super arma revolucionária e mítica para que exista tamanha obsessão com eles. E antes que me venha falar de “embargo”, como já falei algumas vezes, isso não existe. Duvida? Pois veja a seguinte foto: http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/05/G28.jpg Consegue ver o famoso Phalanx no Mattoso Maia? Pois é, os americanos venderam o… Read more »
Phalax do Mattoso Maia é uma versão antiga, infelizmente não conseguimos manter mesmo pois EUA não autorizou.
Isso ai tá parecendo a estória do lobo e a uva. Não conseguindo comer a uva, o lobo disse: estavam verdes!
– Embargos!
– Não tem embargos!
– A gente não ia conseguir manter mesmo.
Os EUA poderiam ter removido o “Phalanx” até porque na época em que o “Mattoso Maia” foi adquirido em 1994, não era uma “versão antiga”
e poderia sim ter sido mantido operacional desde que a marinha brasileira pagasse por isso, mas, diante de outras prioridades, falta de recursos e a grande probabilidade de não ser uma arma tão necessária para as missões que se esperava dele, deixou-se assim mesmo.
Sabiamente pularam A-13… marujo é supersticioso ???
No local da ancora que esta removida,deveria ter uma borda de uns 60cm,para afastar a ancora do casco,fotos recentes mostram marcas de corrosão no casco devido a corrente na hora de lançar a ancora.
A marca da linha dágua está bem acima do normal,devem ter removido o diesel,querosene
provisões da cozinha e o Whiskey e o vinho do Porto,ou acabou mesmo estes últimos,rsrsr.
Ainda vai chegar os whiskeys…
Whiskey na minha terra é com mais agua….
O Bichão está ficando bonito! Mas está faltando mais uma mão de tinta.
Ótima oportunidade para navegar além do litoral da região sudeste.
Não vejo a hora do novo Capitânia da Esquadra chegar!.
E literalmente saiu bem na foto !
Unidade primordial para as operações tipo Haiti, tanto no Caribe quanto na Africa Atlântica.
Qual é o critério para escolher a letra e o número na lateral da embarcação? Existe uma sequência, cada tipo de navio tem um tipo de letra e número? Alguém poderia explicar? Abraços!
Ninguém consegue explicar
Falando sério… você encontrará fácil na internet os significados das letras. F para fragata, S para submarino, V para corveta … procure “número de amura” (não é japonês) e você terá várias explicações. Agora, o número é estranho… a única lógica tem sido que barcos adquiridos nos mesmos lotes têm são numerados em sequencia. As fragatas Niteroi foram F40, F41, F42, F43, F44 e F45. Os submarinos da classe Humaitá foram S20,S21 e S22, dai vieram os submarinos da classe Tupi S30, S31, S32, S33 e o Tikuna S34. Os Scorpenes serai S40, S41, S42 e S43.. o primeiro porta-aviões… Read more »
Pois é Camargo…voltando ao assunto lá em cima…a própria US Navy irá comissionar ainda esse ano o “Wichita” LCS 13, que sendo da versão “Freedom” está mais atrasada no cronograma de entrega que os classe Independence”…mas o que ouvi é que não há Pier 13 em Norfolk por superstição, então, deve depender muito da época, local e/ou quem está no comando para se evitar ou não o número “13”. . Lembro que por volta de 1975 a US Navy reclassificou muitos de seus “destroyers” como “cruzadores”…por conta da URSS ter um grande número de cruzadores que equivaliam em tamanho a… Read more »
Olá Dalton. Como o Atlântico não é um NAe, poderia ser A21 (deixando a série A11, A12, A13, A14 … para NAe e a série A21, A22, A23.. para PHe). Vou resgatar o comentário da minha filha A-1-4-Óh riso. O Bardini comentou sobre a classe Amazonas com o P120, P121 e P122 (sendo que a série numérica das patrulhas da classe Macaé tinha chegado a P75). As Amazonas poderiam ter recebido P81, P82 e P83. Considerando que as 3 forças não conseguem nem uniformizar os indicativos de helicópteros e aviões, não fico surpreso com os indicativos dos navios não seguirem… Read more »
Como acontece com NAes franceses que utilizam apenas numerais compreendidos entre 91 e 99…é bem verdade que trata-se de
um acerto com a OTAN…depois do “Foch” R 99 voltou-se a
utilizar R 91 para o Charles de Gaulle.
.
Sei que muita gente não se interessa por isso e até acha exagerada nossa implicância, mas, fazer o que…já tive que engolir que depois do SSN 773 incluíram os 3 Seawolf SSNs 21,22 e 23,
uma baboseira referente ao século XXI, para prosseguir com a
numeração clássica dando 774 para o USS Virgínia 🙁
Prezado Mahan,
Chega de Haiti.
Abs
off topic
Hackers chineses roubaram 600gb de dados de um contrato da US Navy
https://interestingengineering.com/chinese-hackers-stole-600gb-of-data-from-us-navy-contractor
Lembrando que aqui mesmo no naval tem uma matéria dele quando ainda era ocean que tem mais fotos que meu álbum de formatura
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COMENTÁRIO APAGADO POR ATAQUE A OUTRO COMENTARISTA. PROSSEGUIR NESSA LINHA LEVA À SUSPENSÃO OU BANIMENTO DO BLOG. VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO NO PODER AÉREO. LEIA AS REGRAS DO BLOG. ESTE É SEU SEGUNDO E ÚLTIMO AVISO.
http://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Parece… que não tiraram os canhões de 30 mm. Pelo menos tem uma “caixa” cinza no lugar do canhão. Deve ser pra proteger da pintura, talvez.
Esse navio não é um NAe ou NAeL. Então o 13 não faz o menor sentido para algo que não é um NAe ou NAeL.
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O “A” é discutível. Deveria ser um belo de um “G”, mas inventaram moda.
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Estão resmungando pq colocaram 140…
Ninguém falou um aí da série “120” dos Amazonas.
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Do óbvio ninguém falou, que é o “PHM”. Isso aí sim, tá muito errado.
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“Porta Helicóptero Multifunção”… Poderiam chamar qualquer heliponto dessa forma!
Também não é Navio, recebe helicóptero e ainda serve até pra fazer um churrascão na “laje”.
No caso dos P120-122, o meu entendimento é que como estavam previstos uns 40 e tantos navios classe Macaé, eles reservaram as dezenas P70 até P110 pros mesmos. Com certeza, mesmo que não divulgado, esses números já estão todos nomeados, incluindo o P77 Macaxeira do Norte e o P104 Morro-do-Macaco-Molhado 🙂
Então, é fácil chegar no 140…
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Do 120 até 135 é o que se pretendia ter de Navio Patrulha Oceânico.
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140 estava vago para algo novo.
O problema é que esse era a série dos P. E as dezenas se repetem (ou se repetiam) normalmente em letras diferentes, vide F40, P40, G40…
Sempre defendi (como se a minha defesa valesse alguma coisa 🙂 ) que o Atlântico fosse A20, pois seria uma nova classe (logo uma nova dezena) dentro da série dos “A”. Nos navios patrulha (e só neles) funcionou assim:
P10s Piratinis
P20s Pedro teixeiras
P30s Roraimas
P40-50s Gururus
P60s Bracuís
P70-110s Macaés + NPa500Br
P120s Amazonas…
opa, “sem querer” o Almirante deu uma interessante dica sobre os novos indicativos visuais na matéria do Alte Guilhem… parece ser por aí mesmo…
Contudo fica a dúvida… por que o Bahia recebeu a indicação G40 ao invés de G139?
O que impressiona é a rapidez com que fizerem tudo.
Levaram para dique seco, fizerem as inspeções, retiraram o que precisava, e mais um monte de coisas.
Aqui levariam dez anos.
Off topic — vi agora no site da MB que o Almirante Guilhem vai dar baixa dia 26 de julho. Será que isso significa que os “novos” AHTS finalmente estarão prontos para serem comissionados?
Fazia uns dias que não entrava no “site” então obrigado pela informação, mas, nem sempre quando um navio é retirado de serviço outro já está preparado para assumir seu lugar, as vezes pode levar meses isso quando não, anos e pelas últimas informações que tivemos sobre os novos “AHTSs” eles ainda nem foram oficialmente incorporados.
o Luiz Monteiro acabou de confirmar na matéria especifica do Alte. Guilhem.
aliás, segunda matéria que eu “sugiro” em uma semana 😉
assim eu posso estar querendo levantar teoria da conspiração , dentro desse navio enorme com bacos metais entre outras coisas no meio dessa reforma existe a possibilidade de alguém colocar um localizador escondido seila algo tipo sem nós sabermos??
Creio que não é muito relevante, não deve ter mesmo como esconder um navio desses dos satélites espiões. Mas de qualquer forma é um bom alerta, provavelmente a MB pode passar um rastreador para tentar localizar alguma emissão de RF suspeita.
Eu estou louco para ver ele aq no rio de janeiro quando ele chegar sera quando ele vai sai do Reino unido para vir ao brasil
A previsão de chegada do Atlântico no RJ é no mês de Agosto.
“Camargoer 11 de junho de 2018 at 0:20
Contudo fica a dúvida… por que o Bahia recebeu a indicação G40 ao invés de G139?”
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Camargo, imagino que seja porque o Bahia foi numerado na administração anterior, que usava outro critério. Esse novo critério – que aparentemente visa não repetir a numeração dos navios, mesmo que com outra letra – deve ser recente, o primeiro caso deve ser o do Atlântico.
Parece-me pela foto e o vídeo do warship que os canhões de 30 mm ficaram e só retiraram o phalanx mesmo.