A Marinha do Peru incorporou no dia 6 de junho o BAP Pisco, navio de desembarque doca (LPD – Landing Platform Dock) da classe “Makassar”, classificado pelos peruanos como “buque multipropósito”.

O BAP Pisco vai otimizar a capacidade de transporte estratégico da Marinha do Peru e contribuir para a resposta de emergência para potenciais desastres naturais, segundo o chefe de Estado do Peru, Martín Vizcarra

O presidente peruano também ressaltou que, com esse navio moderno, a Marinha do Peru cobre sua capacidade anfíbia e presta serviços de apoio e ajuda humanitária para todos os peruanos.

O BAP Pisco é uma das maiores embarcações do gênero na região e tem capacidade para 557 pessoas, incluindo tripulação (157 tripulantes) e 400 fuzileiros navais. Além disso, pode transportar 1.236 toneladas de ajuda humanitária, incluindo combustível e água, além de 496 metros cúbicos de alimentos secos e frescos.

O navio tem 122 metros de comprimento, podendo deslocar 11.894 toneladas a plena carga. Pode levar em sua doca alagável duas embarcações de transporte do tipo LCU e tem espaço também para 24 veículos blindados LAV 2 e 24 caminhões. Pode operar também até três helicópteros médios.

O BAP Pisco recebeu na proa uma torreta dupla OTO Breda Bofors de 40mm, retirada do cruzador desativado Almirante Grau.

“Ter um navio como o BAP Pisco, com essas características, nos dá a confiança de que as instituições em nosso país estão se comportando de acordo com as expectativas que a população tem nelas. É um navio que vai atender a população afetada em momentos que realmente exigem suas instituições”, disse Vizcarra.

Trabalho conjunto

O presidente peruano destacou que a construção do BAP Pisco pela Marinha do Peru demonstra que o trabalho conjunto de civis e soldados contribui para o desenvolvimento do país.

O navio polivalente, construído nos Serviços Industriais da Marinha (SIMA), passou com sucesso nos testes realizados, demonstrando que navega com grande estabilidade e segurança, e atinge uma velocidade de 17 nós.

O ministro da Defesa, José Huerta Torres, também esteve presente no evento; o chefe do Judiciário, Duberlí Rodríguez; o comandante geral da Marinha, Gonzalo Ríos; bem como autoridades militares e civis.

O presidente ressaltou que o governo vai garantir financiamento que permitirá mais navios gêmeos do BAP Pisco.

“Continuaremos a apoiar a Marinha do Peru para continuar desenvolvendo a engenharia, como vem fazendo”, acrescentou.

Subscribe
Notify of
guest

83 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments