Por Guilherme Poggio

Todo aço utilizado na construção do casco de pressão dos S-BR é fornecido pela ArcelorMittal, uma empresa belgo-francesa que produz ligas metálicas para diversas aplicações, incluindo cascos de pressão para submarinos. A Marinha do Brasil recebe as chapas planas e posteriormente elas são cortadas, conformadas e finalmente soldadas.

O tipo do aço empregado no SBR é o 80 HLES (Haute Limite Elastique Soudable). Trata-se de uma liga metálica altamente resistente e de fácil soldabilidade. O 80 HLES satisfaz as exigências da Naval Group (antiga DCNS) para a produção de cascos para submarinos classe Scorpene e derivados. Já para os novos SSBN classe Barracuda (da Marinha da França) está sendo utilizado o 100 HLES.

O 80 HLES é considerado um aço com características próximas às do HY 100 norte-americano, embora possua composição metalúrgica diferenciada (ver tabela abaixo). O HY 100 é o aço utilizado na fabricação dos submarinos de propulsão nuclear das classes Seawolf e Virgínia da Marinha dos Estados Unidos.

Aços como o HY 100 possuem uma resistência de 100.000 lb/pol2 (libras por polegada quadrada), o que equivale aproximadamente aos 700 MPa (MegaPascal) de resistência do  aço 80 HLES. A partir desta característica básica do aço é possível estimar a profundidade de 700 metros para uma estrutura fabricada com ele.

Esta na verdade seria a profundidade de colapso da estrutura e os projetistas sempre impõem uma margem de segurança que varia de 1,5 a 2,0 para a profundidade de segurança. Adotando-se o critério mais conservador a profundidade de segurança seria próxima de 350 metros. No entanto, mergulhar continuamente até a profundidade de segurança é uma prática ruim uma vez que isto causa o envelhecimento prematuro do casco e adiciona magnetismo permanente.

Seção circular de um S-BR na UFEM. Observar as cavernas circulares da estrutura interna. Informações sobre elas são altamente classificadas. FOTO: Fernando De Martini

Mas na prática não é só o tipo de aço que define a profundidade de mergulho de um submarino. Há outros detalhes técnicos que são muito bem guardados pelos projetistas e fabricantes. Sabe-se que um desses detalhes é o espaçamento entre as cavernas do casco. Por esse motivo são raras as fotos que mostram os detalhes das cavernas de submarinos em geral.

 

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