Saab e Damen apresentam proposta de submarino A26 para a Holanda
Uma equipe da Saab-Damen revelou um projeto inicial de um submarino que planeja oferecer para substituir a frota da classe “Walrus” da Marinha Real Holandesa (Royal Netherlands Navy).
As duas empresas uniram-se inicialmente em 2015 para concorrerem conjuntamente por um trabalho em vários mercados, declarando na época que a concorrência holandesa era de particular interesse.
Parcialmente derivado do submarino A26 da Saab Kockums, as duas empresas projetaram o que descrevem como uma embarcação modular para os requisitos da Holanda.
Os representantes da Saab e da Damen dizem que uma abordagem modular permitirá que muitas empresas holandesas integrem seus sistemas ao submarino e, posteriormente, os apoiem durante toda a vida útil da frota.
A equipe está trabalhando ao lado de várias empresas e instituições holandesas para oferecer a substituição, que é enfatizada pelas duas empresas como sendo importante para o programa, porque manterá o investimento no país.
O projeto incorpora um lançador para o pessoal das forças especiais ao lado do lançador de torpedos na proa da embarcação, permitindo que eles saiam horizontalmente do submarino, em grupos de oito.
Este é um novo recurso para um submarino, alegam as empresas, já que antes forças especiais eram obrigadas a deixar o navio na vertical, um a um.
O tubo de 1,5 m de diâmetro também será largo o suficiente para lançar embarcações tripuladas ou não tripuladas em miniatura, e o submarino será compatível com o torpedo americano Mark 48.
Versões alongadas e com lançadores verticais de mísseis de cruzeiro
Durante seu Seminário de Submarinos 2017, a Saab Kockums anunciou que o submarino de próxima geração A26 é agora uma família com três modelos: Pelagic, Oceanic e Oceanic (Extended Range).
A26 Pelagic
A nova variante Pelagic é uma versão menor da A26 projetada para a Marinha da Suécia. Ela mede menos de 50 metros de comprimento com um deslocamento de cerca de 1.000 toneladas. Seu alcance é de 4.000 milhas náuticas a 10 nós e sua autonomia à velocidade de patrulha é superior a 20 dias graças ao módulo AIP. O tripulação padrão é de 17 a 25 militares.
A26 Oceanic
A variante oceânica é praticamente a linha de base “A26” projetada para a Marinha Sueca. Mede 65 metros de comprimento com um deslocamento de 2.000 toneladas. Seu alcance é superior a 6.500 milhas náuticas a 10 nós e sua autonomia à velocidade de patrulha é superior a um mês (30 dias) graças ao módulo AIP. A tripulação padrão da é de 17 a 35 militares.
A26 Oceanic (Extended Range)
A nova variante Oceanic (Extended Range) é uma versão maior/alongada da A26 projetada para a Marinha Sueca. Tem um comprimento superior a 80 metros e um deslocamento de mais de 3.000 toneladas. Seu alcance é superior a 10.000 milhas náuticas a 10 nós e sua sua autonomia à velocidade de patrulha é superior a 50 dias graças ao módulo AIP. A tripulação padrão é de 20 a 50 militares.
Todas as variantes são equipadas com um sistema Stirling AIP e sistema de propulsão diesel-elétrica. A Saab também diz que todas as três variantes podem ser equipadas com “sistemas de armas marítimas/aéreas/ terrestres”. A família A26 pode ser equipada com módulos VLS para mísseis de cruzeiro. Todas as três variantes foram projetadas para ambientes operacionais tropicais e árticos.
Segundo a Saab, o A26 é um submarino único com design modular comprovado, silencioso e de longa duração. O A26 da Saab usa a mais recente tecnologia stealth e comunicação tática avançada para permitir que os submarinos integrem suas comunicações com as de outras forças de defesa e agências civis.
A flexibilidade operacional, juntamente com um abrangente conjunto de armas, permite que ele execute uma ampla variedade de missões. O submarino A26 foi projetado para as seguintes missões: operações de segurança marítima, operações de inteligência, operações secretas de contra medidas de minagem, operações especiais transportando, posicionando e recuperando forças especiais junto com equipamentos e veículos submarinos, trabalho subaquático, guerra antissubmarino e anti-superfície, e minagem de fundo no modo secreto.
A Saab Kockums tem contrato com a FMV (Administração Sueca de Materiais de Defesa) para entregar dois submarinos A26 à Marinha Sueca até 2022. A Saab também está comercializando o A26 para as Marinhas da Polônia, Holanda e Índia.