Marinha Russa conclui testes de mar de grande navio de assalto anfíbio
As provas de mar do avançado navio de assalto anfíbio Ivan Gren começaram em novembro de 2017
KALININGRAD — O grande navio de assalto anfíbio do Projeto 11711, Ivan Gren, construído no estaleiro Yantar na costa báltica para a Marinha Russa, completou os testes estatais e será entregue ao cliente em breve, disse o porta-voz do estaleiro à agência TASS no dia 4 de junho.
“O certificado de aceitação dos testes estatais do grande navio de assalto anfíbio Ivan Gren foi assinado em 2 de junho. Após a conclusão da revisão e do acabamento da pintura, ele estará pronto para a sua transferência”, disse o porta-voz. A data da entrega do navio de guerra não foi mencionada, mas deve ocorrer em breve.
Os testes estatais do avançado navio de assalto anfíbio Ivan Gren começaram em novembro de 2017, mas foram suspensos pelo cliente no final de dezembro para lidar com problemas técnicos que surgiram. Os testes do navio de guerra recomeçaram em 3 de abril de 2018, depois que os problemas técnicos foram resolvidos.
O grande navio de ataque anfíbio do Projeto 11711, Ivan Gren, foi desenvolvido pelo Nevskoye Design Bureau em São Petersburgo, no noroeste da Rússia. Teve a quilha batida pelo Estaleiro Yantar em Kaliningrado, no oeste da Rússia, em dezembro de 2004 e lançado em maio de 2012. Seus testes no mar começaram em junho de 2016.
Em 30 de novembro de 2017, o grande navio de assalto anfíbio Ivan Gren começou a passar por provas de mar no Mar Báltico.
O Estaleiro Yantar está construindo outro navio de guerra do Projeto 11711, o Pyotr Morgunov, que deve ser entregue à Marinha Russa no final de 2018.
O Ivan Gren pode transportar 13 tanques de batalha, 36 veículos blindados ou veículos de combate de infantaria, ou até 300 fuzileiros navais. O navio de assalto anfíbio também pode transportar uma companhia de infantaria marinha reforçada com equipamento militar orgânico e desembarcá-la com o uso de pontões.
O navio de assalto anfíbio Ivan Gren equipado com sistemas de artilharia de seis canos de 30 mm e dois helicópteros de transporte/ataque Kamov Ka-29 em seus hangares e convés de voo.
FONTE: Agência TASS