NApOc Iguatemi (G151)

NApOc Iguatemi (G151)

NApOc Iguatemi (G151)
NApOc Iguatemi (G151)

Foram divulgadas em redes sociais fotos de dois dos três Navios de Apoio Oceânicos (NApOc) adquiridos pela Marinha do Brasil.

O NApOc Iguatemi (G 151) aparece com seu indicativo visual pintado e brasão na chaminé enquanto um segundo navio (foto abaixo) encontrava-se ainda em obras de adaptação no Arsenal de Marina do Rio de Janeiro (AMRJ).

NApOc Mearim e NApOc Purus são os nomes dos demais navios. Segundo o Boletim de Ordens e Notícias da MB – 1004/2018, o NApOc Iguatemi será subordinado ao 4º Distrito Naval (4ºDN), o NApOc Mearim ao 5ºDN e o NApOc Purus ao 1ºDN. Confira no mapa abaixo os distritos navais mencionados e suas respectivas áreas de busca e salvamento (Salvamar):

A Marinha do Brasil adquiriu da empresa norueguesa de serviços marítimos Solstad Farstad os navios tipo AHTS (Anchor Handling Tug SupplySea FoxSea Vixen e Sea Stoat, em setembro passado, por um valor total de 82,8 milhões de Reais (equivalentes, à época, a 24 milhões de dólares).

Os AHTS, que são tecnicamente aptos a serem utilizados tanto para suprimento como para manuseio de âncoras, foram construídos em série nos anos de 2010 e 2011 no estaleiro ABG Shipyards, na Índia, e são todos da mesma classe, com 63 metros de comprimento por 15,8 metros de boca, calado máximo de 5,5 metros e aproximadamente 90 Toneladas de tração estática (bollard pull). Podem desenvolver velocidade máxima de 13,5 nós.

Os NApOc, ex-AHTS, servirão às missões de reboque oceânico, aprovisionamento de instalações da Marinha localizadas em áreas remotas, transferência de combustível no mar, busca e salvamento e patrulhamento.

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments