Foto: Navio de Apoio Oceânico ‘Iguatemi’ (G 151)
Foram divulgadas em redes sociais fotos de dois dos três Navios de Apoio Oceânicos (NApOc) adquiridos pela Marinha do Brasil.
O NApOc Iguatemi (G 151) aparece com seu indicativo visual pintado e brasão na chaminé enquanto um segundo navio (foto abaixo) encontrava-se ainda em obras de adaptação no Arsenal de Marina do Rio de Janeiro (AMRJ).
NApOc Mearim e NApOc Purus são os nomes dos demais navios. Segundo o Boletim de Ordens e Notícias da MB – 1004/2018, o NApOc Iguatemi será subordinado ao 4º Distrito Naval (4ºDN), o NApOc Mearim ao 5ºDN e o NApOc Purus ao 1ºDN. Confira no mapa abaixo os distritos navais mencionados e suas respectivas áreas de busca e salvamento (Salvamar):
A Marinha do Brasil adquiriu da empresa norueguesa de serviços marítimos Solstad Farstad os navios tipo AHTS (Anchor Handling Tug Supply) Sea Fox, Sea Vixen e Sea Stoat, em setembro passado, por um valor total de 82,8 milhões de Reais (equivalentes, à época, a 24 milhões de dólares).
Os AHTS, que são tecnicamente aptos a serem utilizados tanto para suprimento como para manuseio de âncoras, foram construídos em série nos anos de 2010 e 2011 no estaleiro ABG Shipyards, na Índia, e são todos da mesma classe, com 63 metros de comprimento por 15,8 metros de boca, calado máximo de 5,5 metros e aproximadamente 90 Toneladas de tração estática (bollard pull). Podem desenvolver velocidade máxima de 13,5 nós.
Os NApOc, ex-AHTS, servirão às missões de reboque oceânico, aprovisionamento de instalações da Marinha localizadas em áreas remotas, transferência de combustível no mar, busca e salvamento e patrulhamento.