SNBR: cronograma da Marinha em linha com o cronograma do Poder Naval
Dez anos depois, cronograma da Marinha se aproxima de estimativas feitas pelo Poder Naval em 2008
Em setembro de 2008 o então comandante de Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto, declarou para a imprensa que o primeiro submarino nuclear brasileiro deveria ficar pronto até 2021. Esta declaração foi feita durante a posse do almirante José Alberto Accioly Fragelli como coordenador-geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear.
No dia seguinte à declaração do almirante Moura Neto publicamos um post afirmando que a data fornecida era muito otimista. Sendo assim, uma data mais factível para a conclusão do primeiro submarino nuclear brasileiro seria por volta de 2029.
Na verdade em 2005, muito antes do Poder Naval criar o blog, o site já havia realizado algumas análises sobre o desenvolvimento de submarinos nucleares e a conclusão era de que o desenvolvimento do mesmo, a partir do ponto em que o programa se encontrava na época, levaria pelo menos mais 20 anos. Deve-se destacar que este período de 20 anos refere-se a um período com fluxo de investimentos contínuos.
Desde a declaração do almirante Moura Neto já se passaram dez anos e o programa sofreu avanços consideráveis. Muitos desses avanços estão relacionados com um fluxo de recursos relativamente constante nesse período e à parceria com a França, onde profissionais brasileiros foram buscar conhecimento para o projeto de submarinos nucleares.
Mais recentemente o atual comandante da Marinha, almirante de esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, disse que o primeiro submarino nuclear brasileiro deverá estar pronto em 2029. Mais de dez anos depois os cronogramas da Marinha e do Poder Naval ficaram alinhados!
PS: é interessante comparar as maquetes do SNBR de 2008 (imagem abaixo) com a atual maquete do SNBR (imagem acima) e observar os avanços que ocorreram nesse meio tempo.