Construtor naval chinês mostra novo porta-aviões CATOBAR

A maior construtora de navios da China divulgou no dia 20 de junho uma imagem do que se acredita ser o primeiro porta-aviões na configuração CATOBAR (Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery – Decolagem Assistida por Catapulta e Recuperação por Arresto) do país equipado com um sistema eletromagnético de lançamento de aeronaves, com especialistas militares especulando que o país terá três porta-aviões no futuro próximo.

Com o novo porta-aviões, conhecido como Type 002, no centro e o primeiro porta-aviões de construção nacional desenvolvido a partir do Liaoning, o Type 001A, a imagem mostra um grupo de batalha no mar liderado por três porta-aviões como pano de fundo numa reunião no Instituto de Pesquisa No.701. da China Shipbuilding Industry Corporation (CSIC), de acordo com a conta WeChat da empresa na quarta-feira.

É amplamente especulado que a China está construindo seu terceiro porta-aviões em Xangai.

Os caças a jato J-15 da China e um novo tipo de aeronave de alerta aéreo antecipado (AEW) de asa fixa aparecem a bordo do futuro navio-aeródromo.

O presidente da CSIC, Hu Wenming, visitou o instituto de Wuhan na terça-feira e participou de uma reunião onde a imagem foi mostrada, durante a qual oficiais e especialistas da CSIC discutiram o desenvolvimento de navios de superfície e submarinos da China, segundo o CSIC.

A imagem mostra dois porta-aviões com rampas “ski-jump”, mas o novo porta-aviões com convés de voo plano, o que possibilita um sistema de lançamento eletromagnético de aeronaves, disse Song Zhongping, um especialista militar e comentarista de TV, ao Global Times na quarta-feira.

A julgar pela imagem, o novo porta-aviões terá um deslocamento de mais de 80.000 toneladas, e junto com a Liaoning e a Type 001A, a China terá em breve três porta-aviões, um impulso significativo para as capacidades da Marinha Chinesa.

O Type 001A iniciou testes no mar em maio, e o Liaoning foi comissionado pela a Marinha do Exército de Libertação Popular da China em 2012.

Song acrescentou que, a julgar pelo tamanho do navio, o novo porta-aviões continuará a ser movido convencionalmente em vez de movido a energia nuclear.

Três catapultas a bordo mostram que o novo navio poderá lançar aeronaves com maior rapidez e frequência do que as porta-aviões anteriores e, portanto, possuirá capacidades de combate mais robustas, observou Song.

A CSIC é apelidada de “berço dos porta-aviões chineses”.

O ex-diretor do instituto, Zhu Yingfu, foi o principal projetista do programa de porta-aviões da China, com Wu Xiaoguang, atual chefe do instituto, como vice-projetista-chefe do programa.

A CSIC projetou e construiu, entre muitas embarcações navais proeminentes, o primeiro porta-aviões de fabricação nacional da China, conhecido como Type 001A, e a empresa também divulgou em fevereiro seu plano de construir o primeiro porta-aviões nuclear chinês como parte do armamento planejado para a Marinha Chinesa até 2025.

O post do Wechat com a imagem do futuro porta-aviões foi deletada pela CSIC ainda nesta quarta-feira, e a CSIC ainda não confirmou detalhes sobre a imagem ou o porta-aviões até o momento. Segundo o site da CSIC, Hu disse durante a reunião de terça-feira que os resultados dos testes mostram que a CSIC avançou em termos do desenvolvimento de um novo tipo de embarcação. No entanto, não houve menção específica a um porta-aviões.

A capacidade de defesa offshore da China será significativamente melhorada com três porta-aviões em serviço naval ativo, disse Zhang Junshe, pesquisador sênior do Instituto de Pesquisa de Estudos Militares Navais do Exército Chinês, ao Global Times.

O país também pode cumprir melhor suas responsabilidades internacionais no caso de um esforço humanitário global, quando há um desastre natural ou um comboio internacional, acrescentou Zhang.

Concepção do futuro navio-aeródromo Type 002
Uma concepção do futuro navio-aeródromo Type 002

FONTE: Global Times

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