Queen Elizabeth e RFA Tidespring

Queen Elizabeth e RFA Tidespring

Queen Elizabeth e RFA Tidespring
HMS Queen Elizabeth e RFA Tidespring

O navio-capitânia da Grã-Bretanha de amanhã pode agora cruzar os sete mares depois de ser reabastecido “em movimento” pela primeira vez.

Após uma corrida a seco no início do ano, o HMS Queen Elizabeth recebeu combustível com sucesso no Atlântico Norte, recebendo “ouro âmbar” do RFA Tidespring, o objetivo do navio-tanque construído para apoiar o novo porta-aviões em suas operações globais.

Em condições de mar bastante agitadas, o navio de guerra de 65.000 toneladas praticou a manobra – conhecida como reabastecimento no mar – para receber suprimentos em ambos os bordos (bombordo e boreste).

Os dois navios ficaram a apenas 42 metros de distância, navegando a 12 nós à medida que as linhas eram passadas e a mangueira de combustível transferida para enganchar com a entrada no navio-aeródromo.

Se necessário, o navio da classe Tide poderia fornecer 800 metros cúbicos de combustível em uma hora – o suficiente para encher mais de 14.500 veículos Supermini … e menos de um vigésimo da quantidade total de combustível que o navio-tanque transporta.

Para a transferência inaugural, apenas 220 “cubos” de combustível marítimo F76 foram enviados – a reposição foi mais para testar o princípio do que para completar os tanques do navio-aeródromo.

“Este é mais um passo significativo em nossa crescente capacidade – sabendo que podemos ser reabastecidos de um navio-tanque, o HMS Queen Elizabeth pode viajar ainda mais longe de casa”, disse o oficial de Navegação do navio-aeródromo, o capitão-tenente Sam Stephens.

“O fato de que nosso primeiro reabastecimento no mar foi com o RFA Tidespring – o primeira de sua classe de navios-tanque que foram projetados especificamente para operar conosco, tornou isso duplamente significativo.”

O capitão Karl Woodfield da RFA (Royal Fleet Auxiliary), comandante do Tidespring, disse que seus homens e mulheres estavam cheios de “orgulho e conquista” após os dois encontros de sucesso com o novo navio-aeródromo.

“A classe Tide foi construída para fornecer apoio global de combustível para os dois novos navios-aeródromo do Reino Unido, então este é um marco significativo em trazer ambos os navios para o serviço operacional”, acrescentou.

“Nosso primeiro reabastecimento – em condições climáticas desafiadoras – foi um sucesso e marca o início de um relacionamento muito próximo e duradouro entre os dois navios.”

O navio-tanque é um dos quatro construídos para a Royal Fleet Auxiliary com o objetivo de apoiar o HMS Queen Elizabeth e seu irmão HMS Prince of Wales em todo o mundo.

O Tiderace está prestes a entrar em serviço, o Tidesurge está sendo terminado em Falmouth e o Tideforce será entregue em breve por seus construtores.

Quanto ao HMS Queen Elizabeth, ele retorna a Portsmouth (assista ao segundo vídeo abaixo) para uma pequena manutenção, dar folga para sua tripulação e se preparar para sua viagem inaugural através do Atlântico no início do outono, quando realizará testes de voo com caças-furtivos F-35B Lightning pela primeira vez, na costa dos Estados Unidos.

FONTE: Royal Navy

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