Navios-varredores chineses
Caça-minas chineses

A Marinha do Exército de Libertação Popular Chinês (PLA Navy) realizou recentemente o seu primeiro exercício subaquático de combate a minas navais, com especialistas dizendo que o treinamento se concentrou em cenários militares futuros.

Bombardeiros, navios-varredores e navios caça-minas de múltiplos comandos de teatro da PLA Navy participaram de exercícios “back-to-back” no Mar da China Oriental, que incluíram o lançamento secreto de minas submarinas por unidades aéreas, liberação de rota navegacional por navios de superfície e detecção de minas e varredura, relatou o site oficial da PLA Navy, navy.81.cn.

O lançamento e limpeza de minas subaquáticas é uma importante capacidade de batalha naval que deve ser melhorada em preparação para possíveis futuras interferências estrangeiras no Estreito de Taiwan, no Mar da China Meridional ou no Mar da China Oriental, disse Song Zhongping, um especialista militar chinês e comentarista de TV, ao Global Times.

Algumas potências militares poderiam bloquear as principais saídas marítimas e as rotas de navegação da China, instalando minas para atrasar a PLA Navy, acrescentou Song, observando que a estratégia preventiva Marinha Chinesa poderia ajudar a neutralizar tais ameaças estrangeiras.

A estratégia de dissuasão do PLA Navy de lançar minas submarinas também poderia efetivamente manter as forças estrangeiras longe das águas costeiras da China, disse ele.

Quase 20 minas subaquáticas foram lançadas, detectadas e varridas durante a avaliação.

Navios-varredores chineses
Navios-varredores chineses

“A simulação foi muito realista porque não tínhamos nenhuma informação sobre as minas relacionadas a quantidade, modelo ou localização”, disse Zhu Shizhai, comandante de uma frota de minas do Southern Theater Command, segundo a reportagem.

A frota de Zhu foi a primeira a encontrar e eliminar uma mina em rota de navegação na avaliação de 12 de junho.

Os oficiais da PLA Navy simularam cenários complexos de acordo com as regras reais do campo de batalha e fizeram todo o possível para recriar situações de combate realistas, a fim de reforçar os pontos fortes das tripulações e melhorar suas fraquezas.

O lançamento de minas é um desafio não apenas para a China, mas também para países avançados militarmente, como os EUA e o Japão, disse ele, acrescentando que o reforço da capacidade prepara melhor as forças armadas para operações futuras.

Mais de 40 especialistas e professores de instituições de treinamento da Marinha e institutos de pesquisa e faculdades foram alocados em diferentes frotas para avaliar de forma abrangente as operações de varredura de minas dos navios com base em métodos táticos, processo de manobra e eficácia de combate.

FONTE: Global Times

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments