Submarinos nucleares aguardando o desmantelamento em Devonport
Submarinos nucleares britânicos desativados aguardando o desmantelamento

Existem atualmente 20 submarinos nucleares desativados que pertenceram à Marinha Real Britânica aguardando descarte em Rosyth e Devonport. Eles não representam um grande risco, mas mantê-los em segurança enquanto aguardam o desmantelamento é um dreno crescente no orçamento de defesa. Os submarinos nucleares são, indiscutivelmente, os ativos de defesa mais importantes da Grã-Bretanha, porém a incapacidade de lidar prontamente com seu legado tem sido um escândalo nacional. Embora tenha havido discussões e consultas nos últimos anos, apenas recentemente houve ações para realmente iniciar o processo de descarte.

Os planos para a eliminação segura e oportuna de submarinos nucleares deveriam ter sido elaborados desde a década de 1970, mas sucessivos governos evitaram decisões difíceis e entregaram o problema aos seus sucessores. Os submarinos da Royal Navy foram projetados para que o vaso de pressão do reator pudesse ser removido do casco. Outras nações cortam todo o compartimento do reator do submarino e o transportam para instalações de armazenamento em terra. Os EUA conseguiram com sucesso descartar mais de 130 navios e submarinos nucleares desde os anos 80. Os russos eliminaram mais de 190 embarcações da era soviética (com alguma ajuda internacional) desde a década de 1990, enquanto a França já descartou 3 submarinos de seus números muito menores.

O primeiro submarino nuclear da Marinha Real Britânica, o HMS Dreadnought, desativado em 1980, atualmente está atracado em Rosyth, aguardando o descarte por mais tempo do que ele esteve em serviço ativo.

A capacidade de armazenar mais submarinos em Devonport é limitada, cada atraso adicional aumenta o custo que terá que vir de um orçamento de defesa que é muito menor em termos reais do que quando os submarinos foram concebidos no auge da Guerra Fria. Para além da atração de custos de adiamento a curto prazo, uma das principais causas de atrasos tem sido a seleção de um local de armazenamento em terra para os resíduos radioativos. Também levou tempo para desenvolver um método e preparar as instalações necessárias para empreender o projeto de desmantelamento.

Tabela de status dos submarinos nucleares britânicos desativados
Tabela de status dos submarinos nucleares britânicos desativados

 

O antigo HMS Resolution na doca seca em Rosyth em 2014, para inspeção e preservação do casco
O antigo HMS Resolution na doca seca em Rosyth em 2014, para inspeção e preservação do casco

Armazenamento à tona

Enquanto aguardam o desmantelamento, os submarinos desativados são armazenados dentro de uma bacia sem efeito da maré no estaleiro. Equipamentos, armazéns e materiais inflamáveis ​​são removidos juntamente com lemes, hidroplanos e hélices, enquanto o casco recebe tratamentos para ajudar a preservar sua vida útil. Os 7 submarinos em Rosyth tiveram todos os seus bastões de combustível nuclear removidos, mas dos 13 em Devonport, 9 ainda são alimentados. Isso porque, em 2003, as instalações para o extração do combustível não eram mais seguras o suficiente para atender aos padrões modernos de regulamentação e o processo foi interrompido. Os submarinos que não tiveram suas barras de combustível removidas têm o circuito primário do reator tratado quimicamente para garantir que permaneça inerte e equipamentos adicionais de monitoramento de radiação são instalados.

Mais de £ 16 milhões foram gastos entre 2010 e 2015 apenas para manter esses velhos cascos armazenados, e os custos estão subindo. Além do monitoramento regular, os cascos precisam ser retirados da bacia para ocasionais docagens a seco para inspeção e repintura, a fim de proteger o casco da corrosão. Todo esse esforço e despesa é um dreno de recursos preciosos para nenhum ganho direto. O cuidado responsável pelo crescente número de cascos significa que eles representam pouco risco para a população local, mas um pequeno risco permanece. Isso faz com que algumas pessoas que moram nas proximidades sejam inquietas e forneçam mais uma queixa para aqueles ideologicamente contrários aos submarinos nucleares e ao Trident.

A boa notícia é que o Projeto de Desmontagem de Submarinos (SDP) finalmente começou em 2016. O HMS Swiftsure está na doca seca número 2 em Rosyth e será o projeto de “guia” para provar o processo de desmantelamento. A eliminação do total de 27 cascos custará pelo menos £ 10,4 bilhões em 25 anos e continuará até os anos 2040. A Autoridade de Serviços de Disposição do MoD (DSA) está em consulta com a Babcock (com os sites Rosyth e Devonport) para concordar com os prazos finais e custos para o projeto. A tarefa em Rosyth é mais fácil com apenas 7 submarinos que tiveram seu combustível removido há algum tempo.

A flotilha de submarinos de ataque aposentados na bacia número 3 em Devonport – Plymouth, continua a crescer. Mais três submarinos da classe T serão desativados e se juntarão a eles antes de 2023, com 4 grandes da classe Vanguard chegando entre 2028-34. Agora existem mais submarinos instalados somente em Devonport (13) do que em toda a frota submarina ativa (10)

Preparando os locais

Nos últimos anos, o Devonport tem trabalhado no projeto De-fuel, De-equip e Lay-up Preparation (DDLP), que se concentrou na preparação da Dock nº 14 para o desmantelamento de submarinos. Este trabalho teve que ser feito simultaneamente com o trabalho inicial de descomissionamento no HMS Turbulent e HMS Tireless e os ajustes do HMS Trenchant e HMS Talent na doca número 15. No início dos anos 2000, uma grande atualização para as instalações nucleares foi concluída (Projeto D154), para apoiar tanto a manutenção como o futuro desmantelamento de submarinos. O gigantesco guindaste de 80 toneladas no centro do Submarine Refit Complex que costumava dominar o horizonte do estaleiro foi usado para levantar os componentes do reator, mas o guindaste foi desmontado e substituído por um Reactor Access House (RAH) mais seguro e eficiente. O RAH é um compartimento móvel que atravessa a doca e é montado em trilhos nas paredes da doca. Os pisos das docas número 14 e 15 foram erguidos, caixões multicelulares, resistentes a impacto agora selam as entradas das docas e novos berços submarinos de isolamento foram instalados junto com guindastes de cais sismicamente qualificados.

Para operações de abastecimento ou de não-abastecimento, o RAH é colocado sobre o compartimento do reator do submarino e fornece uma área protegida estável que aloja as ferramentas de guindaste e de remoção de combustível das quais os operadores podem trabalhar com segurança. O conceito RAH tem sido usado com sucesso em toda a bacia na doca número 9 para reabastecer a classe Vanguard por alguns anos.

Como o único local que pode extrair o combustível dos submarinos, o Devonport está bem equipado para realizar o trabalho de desmantelamento e suas instalações agora atendem aos mais recentes padrões do Office of Nuclear Regulation (ONR). Além das docas, existe a única ferrovia sismicamente qualificada no Reino Unido e a Instalação de Reabastecimento de Baixo Nível (LLRF), que pode armazenar núcleos de reatores gastos e barras de combustível, antes de serem enviados para armazenamento em Sellafield.

Em julho de 2017, o Ministério da Defesa anunciou que a URENCO Nuclear Stewardship Ltd, em Capenhurst, em Cheshire, foi selecionada como o local provisório para armazenar os resíduos nucleares. Os vasos de pressão do reator (RPV) removidos dos submarinos são classificados como resíduos de nível intermediário (ILW, Intermediate Level Waste) e serão armazenados em locais construídos para o propósito acima do solo. Eles serão eventualmente transferidos para uma Instalação subterrânea de eliminação geológica permanente (GDF) que deve ser construída no Reino Unido, depois de 2040.

As instalações nucleares melhoradas em Devonport que serão usadas para o processo de remoção de combustível nuclear dos submarinos e desmantelamento.

O processo de desmantelamento em termos simples

Uma vez que o submarino esteja no dique seco, a primeira tarefa principal será remover os dois geradores de vapor através de furos cortados no topo do casco de pressão e em contêineres suspensos do RAH. Em seguida, a tubulação do circuito primário, pressurizador e bombas de refrigeração podem ser removidos. A cabeça do vaso de pressão do reator (RPV – Reactor Pressure Vessels) é classificada como LLW e é removida separadamente e uma cabeça temporária é colocada no lugar. O tanque primário de proteção (PST) que circunda o RPV deve ser drenado de produtos químicos perigosos antes que o RPV seja então fixado a um berço de elevação no RAH. O RPV é então retirado e colocado em um recipiente especial pronto no fundo da doca. Uma vez que o RPV é selado no recipiente, ele é levantado em um transportador para ser retirado. As partes restantes do PST também são removidas e cortadas em tamanhos gerenciáveis. Todos os líquidos e materiais removidos durante o processo devem ser separados, segregados, reduzidos em tamanho, se necessário, e acondicionados em recipientes adequados, prontos para serem armazenados, reprocessados ​​ou reciclados.

Um diagrama muito simplista de uma usina de geração de vapor nuclear (NSRP – Nuclear Steam Raising Plant) mostrando a tubulação do circuito primário e o gerador de vapor (SG) à esquerda. Uma vez que os bastões de combustível e o núcleo tenham sido removidos, o vaso de pressão do reator (RPV) é o maior e mais radioativo elemento que deve ser removido

Desmantelado no local?

Apenas cerca de 1% de cada submarino compreende o ILW mais radioativo. Cerca de 4% é LLW e 5% é resíduo perigoso não radioativo. Os restantes 90% são principalmente de aço que podem ser vendidos para reciclagem. (Dependendo da classe do submarino, qualquer coisa entre 3.000 – 7.000 toneladas). Até agora, não houve nenhum anúncio público sobre como os submarinos serão desmantelados, uma vez que os componentes perigosos tenham sido removidos. O casco de pressão terá que ser aberto em alguns pontos para a remoção da NSRP (nuclear steam raising plant) e se os cascos forem transferidos para outro lugar, será necessário mais trabalho para torná-los navegáveis. Os submarinos são notoriamente difíceis de rebocar, mesmo quando equipados e com um mecanismo de manobra em funcionamento. Há muito poucos desmantelamentos de navios feitos agora no Reino Unido (a maioria das embarcações ex-militares são demolidas na Turquia), então é quase certo que os cascos terão que ser desmantelados em Devonport e Rosyth e a sucata levada pelo mar.

Opções limitadas

O governo admitiu que há falta de conhecimento especializado para o Projeto de Desmantelamento de Submarinos. Há muita concorrência do setor civil que está ocupando o descomissionamento de antigas usinas nucleares. O SDP é uma tarefa muito necessária, mas pouco glamourosa, e pode ter dificuldades em atrair engenheiros que tenham a oportunidade de trabalhar em projetos mais interessantes. Diante de orçamentos e pessoal limitados, o Ministério da Defesa tem pouca opção a não ser continuar nesse ritmo muito lento. Até que o trabalho no HMS Swiftsure seja concluído, o MoD está relutante em se comprometer com um cronograma, mas afirma que, em média, um submarino será desmantelado a cada 12 a 18 meses em cada site a partir de 2022. Esperemos que um progresso mais rápido possa ser feito, caso contrário, qualquer que seja o futuro da Base Naval de Devonport, o estaleiro ainda poderia estar desmantelando submarinos da classe Vanguard na década de 2050.

A culpa por esta situação não pode ser colocada nos políticos de hoje, e sim de muitas administrações, que remontam a várias décadas. Na indústria nuclear civil, os operadores são obrigados por lei a reservar fundos e fazer planos durante a vida da usina para pagar pelo desmantelamento. Seria prudente se um princípio similar fosse aplicado pelo MoD a toda nova construção de submarinos nucleares.

FONTE: Save The Royal Navy

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