Fincantieri lança navio de apoio logístico ‘Vulcano’ da Marinha Italiana
O navio de apoio logístico LSS Vulcano da Marinha Italiana foi lançado em 22 de junho no estaleiro Muggiano (La Spezia) da Fincantieri.
A cerimônia contou com a presença da ministra da Defesa italiana, Elisabetta Trenta, do chefe da Defesa, general Claudio Graziano, e do chefe da Marinha, almirante Valter Girardelli.
O trabalho no navio começou em fevereiro de 2016, enquanto a cerimônia de batimento de quilha foi realizada seis meses depois, em julho.
O LSS de 193 metros de comprimento será equipado com um hospital e recursos de saúde com salas de operação, salas de radiologia e análise, um consultório odontológico e salas de hospital que serão capazes de abrigar até 17 pacientes gravemente feridos.
O navio combina a capacidade de transportar e transferir líquidos (óleo diesel, combustível de aviação, água doce) e sólidos (peças sobressalentes de emergência, alimentos e munições) e realizar reparos no mar e trabalhos de manutenção para outras embarcações.
De acordo com a Fincantieri, os sistemas de defesa estão limitados ao comando e controle em cenários táticos, mas o navio também é capaz de embarcar sistemas de defesa mais complexos e se tornar uma plataforma de inteligência e guerra eletrônica.
Um vídeo do lançamento, com muitas fotos aéreas do navio no dique seco flutuante, foi transmitido ao vivo na noite de sexta-feira.
O navio é construído sob o plano de renovação da frota da Marinha italiana e está substituindo os antigos navios de reabastecimento de frota da classe Stromboli que estão em serviço na Marinha Italiana há mais de quarenta anos.
O plano de renovação da frota italiana é um projeto de 3,5 bilhões de euros que inclui também um LHD – que começou em fevereiro de 2018 – e seis navios de patrulha (PPA), com mais quatro em opção. A Fincantieri e a Finmeccanica são as principais empreiteiras, onde a participação da Fincantieri é de aproximadamente € 2,3 bilhões, enquanto a Finmeccanica receberá os € 1,2 bilhões restantes.
O lançamento do LHD está previsto para 2019, com entrega em 2021. As entregas dos PPA ocorrerão em 2022, 2023, 2024 (duas unidades), 2025 e 2026.