Marinha Italiana seleciona torpedo Black Shark Advanced para submarinos U212A
A Marinha italiana selecionou os torpedos Black Shark Advanced (BSA) da Leonardo para instalação a bordo dos submarinos U212A da classe Todaro.
Espera-se que os novos torpedos melhorem significativamente a capacidade de combate antissubmarino da Marinha Italiana (ASW).
A Leonardo também concordou em fornecer serviços de apoio logístico associados como parte do acordo.
O Black Shark Advanced é uma variante atualizada do torpedo pesado Black Shark que já foi adquirido por vários países do mundo, incluindo Chile, Indonésia, Malásia, Portugal e Singapura.
A versão avançada do equipamento incorpora uma nova seção de produção de energia que pode ser otimizada tanto para treinamento quanto para fins operacionais.
O Black Shark Advanced é integrado com uma bateria recarregável recém-desenvolvida que permite que o torpedo seja lançado até 100 vezes quando usado durante as atividades de treinamento.
Além disso, a configuração operacional da arma inclui uma nova bateria para maior capacidade e desempenho.
O torpedo Black Shark Advanced foi projetado para fornecer desempenho avançado e reduzir os custos do ciclo de vida. A Leonardo produz a arma em sua fábrica na Itália.
O submarino U212 foi construído pela Fincantieri e foi desenvolvido sob um acordo entre os Ministérios da Defesa da Alemanha e da Itália, que estabeleceu um programa conjunto submarino alemão-italiano.
O navio de 57,15 m de comprimento tem um deslocamento de superfície de 1.509 t e um deslocamento submerso de 1.720 t.
Entre o Black Shark e o F-21, qual é melhor?
Se não me engano o Black Shark é produzido na Italia, prestigiar o nacional as vezes é uma boa alternativa
Boa alternativa não, é a melhor. Em defesa o produto nacional, desde que de qualidade, deve sempre ser a prioridade.
O Brasil usa quais? E quais suas características?
Atualmente usa o MK 48 nos sub classe Tupe e no Tikuna e já selecionou o F-21 para os Scorpenes BR.
Sub classe Tupi e não Tupe.
Alex,
Uma pequena correção : O Tikuna e 1 dos 4 Tupis é que foram atualizados para utilizar os MK48, os demais ainda utilizam o TigerFish.
Abs.
Mk48,
A MB não utiliza o TigerFish, somente os Mk48 americanos e os Mk46 a bordo das aeronaves AH-11A/SH-16 e FCN/FCG/CCI/CvBarroso.
MK-48, que eu saiba. O Brasil possui umal linha de produção nacional, não?
Infelizmente Não João, todos os torpedos que usamos, MK48 e Tigerfish são importados.
https://dialogo-americas.com/en/articles/brazilian-submarines-equipped-new-torpedoes
É como eu disse acima respondendo a outro forista. Apenas 2 dos 5 subs foram modernizados para utilizar o MK48. Os demais ainda utilizam o TigerFish, que equipam originalmente a Classe Tupi
Uma dúvida de leigo: Não seria vantajoso para a Marinha, utilizar dois torpedos, ao invés de apenas um???? Apesar dos custos, não seria bom, deixar o adversário com “dúvida” sobre o tipo de arma que o Sub carrega??? Grato.
Se você está se referindo a dois modelos de um mesmo torpedo, OK… mas dois torpedos diferentes só dificulta a logística de manutenção… abraço…
Upgrade dos torpedos. A matéria não cita produção local.
Acho que o amigo se confundiu com o torpedo da finada mectron.
Esses U212 são magníficos!!!!!
O U-212 é o Rolex dos submarinos diesel-elétricos.
Ja ouviu falar da classe Soryu?
Que desempenho do Mk48 Adcap não!!
Sim. O modelo mais moderno em uso atualmente pela US Navy é o MK48 ADCAP Mod 7, que pode ser utilizado contra alvos submersos ou na superficie, em mar aberto ou em aguas costeiras e mesmo assim foi concedido um contrato para a empresa RocketDyne para aperfeiçoar o motor do torpedo.
Não tem uma reportagem sobre esse sub U-212? Queria saber mais sobre essa maquina de guerra.