Incidente com míssil SM-2 na fragata alemã ‘Sachsen’
A fragata da Marinha Alemã Sachsen sofreu um incidente com um míssil antiaéreo SM-2 durante exercício de tiro real em 21 de junho na costa norueguesa. O míssil, acionado para disparo do lançador vertical VLS do convés em frente ao passadiço, não decolou e queimou seu propelente no lançador, causando sérios danos.
O lançador, convés ao redor e o passadiço foram danificados pelo fogo e calor. Dois marinheiros ficaram levemente feridos. A fragata seguiu para Harstad na Noruega, a fim de realizar avaliação e investigação do incidente.
A classe F124 Sachsen é a mais recente classe de fragatas da Marinha da Alemanha, dotadas de tecnologia de ponta de defesa aérea. O projeto destas fragatas baseia-se no da classe F123 Brandenburg mas com características stealth melhoradas, e incorpora também o radar avançado multi-funções APAR, bem como o radar de longo alcance SMART-L.
Com um custo total de 2,1 bilhões de euros por três navios, este foi um dos programas de construção naval mais dispendiosos da Marinha Alemã. Esta classe assemelha-se à classe De Zeven Provinciën da Marinha Real Holandesa. Os navios de ambas as classes baseiam-se na utilização de um sistema comum de guerra antiaérea usando os mísseis superfície-ar Standard SM-2 e RIM-162 ESSM de alcance médio.