Ridex: visita ao NDM Bahia
O Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM) organizou uma visita vip para imprensa ao Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia, o mesmo que recebeu a cerimônia de abertura da RIDEX.
O circuito vip começou nesta quinta-feira (28/6), às 9h, no Pier Mauá.
Na visita guiada, os jornalistas puderam conhecer diversos compartimentos do maior navio da Marinha do Brasil, antes da chegada do PHM Atlântico.
Ao final da apresentação, o Capitão de Mar e Guerra Assano, comandante do navio, respondeu a perguntas dos jornalistas.
Nosso colaborador Fernando “Nunão” De Martini esteve na visita e enviou fotos feitas com o celular. Posteriormente ele fará uma matéria mais completa do evento, com fotos de melhor qualidade.
Navio Doca Multipropósito Bahia
Incorporado no final de 2015, o NDM Bahia, navio de desembarque anfíbio dotado de doca alagável à popa, possui amplo convoo e hangar para a operação de helicópteros médios, que o classificam como multipropósito. O navio servia desde 1998 na Marinha Francesa (Marine Nationale) com o nome Siroco.
O NDM Bahia é um navio com deslocamento de 12.000 toneladas (a plena carga), com 168 metros de comprimento, 23,5 metros de boca, calado de 5,2m, capacidade de atingir até 21 nós de velocidade máxima e com alcance de 11.000 milhas náuticas a 15 nós.
A classe “Foudre” (de dois navios, cujo líder também foi desativado da Marinha Francesa e comprado pelo Chile) tem acomodações para uma tripulação de aproximadamente 200 pessoas e mais de 450 fuzileiros navais para missões em operações de desembarque anfíbio (em situações emergenciais, pode acomodar mais de 1.500 pessoas). O hangar e convoo podem acomodar até sete helicópteros médios do porte do Super Puma/Super Cougar, com pontos para pouso e decolagem de duas aeronaves no convoo e uma na cobertura junto à popa. A operação normal (com capacidade para apoiar e reabastecer simultaneamente, em operações contínuas) é de até 4 aeronaves.
A doca alagável, com cerca de 13.000 metros quadrados, permite operar diversas combinações de embarcações de desembarque de grande e médio porte. Essas características, somadas a instalações hospitalares com duas salas de cirurgia e 47 leitos, conferem ao navio uma capacidade multipropósito (para variadas operações militares e humanitárias).