Milgem-TCG-Büyükada-F-512

TCG-Büyükada F-512, da classe Ada, da Marinha Turca

Milgem-TCG-Büyükada-F-512
Corveta MILGEM TCG Büyükada (F512), classe Ada na Marinha Turca

A Turquia venceu a concorrência para fornecer quatro corvetas à Marinha Paquistanesa, anunciou o ministro da Defesa, Nurettin Canikli, no dia 5 de julho, descrevendo-o como o maior acordo de exportação militar da Turquia e “um dia muito importante” para a indústria de defesa do país.

Canikli fez sua declaração em uma coletiva de imprensa em Montenegro, onde ele está fazendo uma visita para realizar reuniões.

“Uma concorrência aberta pela Marinha do Paquistão para fornecer quatro corvetas acabou de ser concluído, e a Turquia venceu a licitação”, disse o ministro à agência Anadolu (AA).

Pouco depois, as autoridades turcas e paquistanesas assinaram o acordo em uma cerimônia em Rawalpindi com a presença do vice-ministro da Defesa e presidente da Diretoria da Fábrica Militar e Corporação de Gestão de Estaleiros (ASFAT) e várias outras autoridades.

Uma apresentação antes da cerimônia de assinatura deu detalhes sobre as quatro corvetas e o processo de venda. As negociações começaram em 2015 e a primeira demanda de compra foi feita em 2017, enquanto as negociações finais de venda duraram 12 dias.

“É um projeto multi-bilionário e, como a Turquia, realizamos um projeto sofisticado no campo internacional pela primeira vez. As negociações estavam em andamento há mais de seis meses e concluídas após um período realmente difícil e exaustivo; foi assinado hoje, “Canikli disse.

O resultado da concorrência é importante para mostrar o ponto em que a indústria de defesa turca chegou, disse Canikli, observando que a Turquia venceu vários países poderosos por meio de uma oferta muito boa, tanto em termos de qualidade quanto de preço.

Corveta Milgem vista pela popa
Corveta Milgem vista pela popa

Em maio de 2017, a Turquia e as empresas de defesa paquistanesas assinaram um contrato de boa vontade para a construção de quatro corvetas turcas da classe Ada MILGEM (National Ship) no Estaleiro Karachi. No acordo final, dois navios serão construídos em Istambul e outros dois em Karachi. Duas das corvetas se juntarão ao inventário das Forças Navais do Paquistão em 2023 e as duas restantes em 2024.

O primeiro navio será construído em 54 meses e os demais serão construídos em 60, 66 e 72 meses, respectivamente.

As corvetas, que podem navegar ininterruptamente por 15 dias, terão 99,56 metros de comprimento e 14,42 metros de largura, com velocidade máxima de 26 nós.

O acordo também inclui o compartilhamento de informações de engenharia e engenheiros de treinamento.

O Projeto MILGEM (Navio Nacional) foi iniciado no ano 2000 para projetar e construir localmente uma frota de corvetas e fragatas polivalentes que substituirão navios mais antigos.

A Turquia construiu quatro corvetas até agora no âmbito do programa, batizadas de TCG Heybeliada, o TCG Büyükada, o TCG Burgazada e o TCG Kınalıada, enquanto o quinto navio está em construção.

O objetivo do país é construir oito corvetas dentro do escopo do programa.

A construção de todos os quatro navios da atual classe Ada – batizada em homenagem às Ilhas dos Príncipes de Istambul – foi realizada pelo Comando do Estaleiro das Forças Armadas Turcas (TSK) da Marinha de Istambul.

Turquia e Paquistão desfrutam de relações fraternas e têm profunda cooperação no campo da defesa, incluindo o treinamento de militares.

Anteriormente, em junho de 2016, a empresa de defesa turca Defense Technologies and Engineering (STM) venceu a licitação para modernizar os submarinos do Paquistão contra seu concorrente francês DCNS (atual Naval Group), que é o projetista e fabricante dos submarinos. A STM também projetou o Navio-Tanque de Frota da Marinha do Paquistão (PNFT), de 158 metros, construído pelo Estaleiro e Obras de Engenharia de Karachi, e comissionado em 2018.

Recentemente, em maio, Ancara e Islamabad assinaram um acordo para a venda de 30 helicópteros de ataque turcos. O helicóptero T129 ATAK foi desenvolvido pela Turkish Aerospace Industries (TAI) e AgustaWestland (atual Leonardo Helicopters), com sede na Itália.

FONTE: Daily Sabah

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments