Japão envia porta-helicópteros ao Mar da China Meridional
A Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF) enviará um de seus dois porta-helicópteros classe “Izumo” em uma comissão de dois meses pelo Mar do Sul da China e pelo Oceano Índico pelo segundo ano consecutivo.
O JS Kaga (DDH 184), de 248 metros de comprimento, que pode operar vários helicópteros simultaneamente, fará paradas em países do Sudeste Asiático como a Indonésia e em portos da Índia e do Sri Lanka.
O navio também fará uma escala na Base Naval de Changi, em Singapura, na mesma época em que a 12ª Reunião de Ministros da Defesa da ASEAN (ADMM) e a 5ª reunião da ADMM-Plus estão marcadas (18 a 20 de outubro).
O Japão compartilha preocupações sobre a crescente presença chinesa na região onde passam as principais rotas comerciais que são vitais para as economias dos EUA e do Japão. Mas o Japão se absteve de participar das operações militares dos EUA, temendo que isso fizesse com que a China aumentasse sua presença no Mar da China Oriental, onde os dois países já estão em conflito por um arquipélago contestado, conhecido como Senkaku no Japão e Diaoyu em China.
A JMSDF enviou o navio irmão do Kaga, JS Izumo (DDH 183), em uma comissão semelhante no ano passado.
O JS Kaga é um porta-helicópteros (oficialmente classificado pelo Japão como destróier porta-helicópteros) e o segundo navio construído da classe Izumo.
Seu nome homenageia a província de Kaga na atual Prefeitura de Ishikawa. O navio tem o mesmo nome e quase o mesmo tamanho do porta-aviões Kaga, que serviu na Marinha Imperial Japonesa na Segunda Guerra Mundial.
O Kaga original foi afundado em junho de 1942 perto do Atol de Midway.
As características de projeto do porta-helicópteros foram planejadas para suportar aeronaves de asa fixa, como o Bell-Boeing V-22 Osprey e o Lockheed Martin F-35B Lightning II, embora até agora nem o Ministério da Defesa nem a JMSDF tenham confirmado que irão incorporar jatos de combate de asa fixa.
O JS Kaga e JS Izumo são capazes de operar cerca de nove helicópteros a partir de seu convés de voo e estão armados com dois lançadores Raytheon RIM-116 Rolling Airframe Missile SeaRAM e dois sistemas CIWS Phalanx.