Colômbia testa embarcação de desembarque em interdição de áreas marítimas
Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Naval
A Marinha da Colômbia já realiza provas de mar com a sua primeira embarcação de desembarque anfíbio (BDA – Buque de Desembarco Anfibio), de fabricação nacional (Cotecmar), configurada para lançar lanchas de interdição marítima.
O BDA Mk.II-URR (Unidad de Reacción Rápida) tem 49 m de comprimento, 11 m de boca máxima, 3,10 m de calado e cerca de 650 toneladas de deslocamento (carregado). Seu maior diferencial para os outros quatro barcos com essas características já incorporados à frota (para exercícios de guerra anfíbia e missões de socorro a comunidades litorâneas) é a capacidade do URR de transportar e colocar na água, por meio de grua, uma lancha a motor tipo Apostle 410, fabricada em alumínio, borracha semi-rígida e materiais compostos.
A grua é capaz de transferir a lancha para a água, ou recolhê-la, até mesmo em estado de mar 2 (ondas de até 1,5 m de altura com velocidade de 6 a 11 km).
Dotado de metralhadoras, de uma pequena cabine para o timoneiro e de sensores de navegação e de visão térmica, essa unidade opera de forma a atender ações de interdição de embarcações suspeitas de narcotráfico e contrabando de armas, incursões anti-pirataria e de repressão à pesca ilegal.
Compensação – Fabricada pela empresa americana Safe Boats International, a Apostle mede 13,1 m de comprimento, 3,7 m de largura e, impulsionada por quatro motores fora de borda de até 300 HP, alcança uma velocidade impressionante, superior a 54 nós – o que compensa largamente a maior deficiência da BDA-URR: sua baixa velocidade, em torno dos 9 nós.
A URR começou a ser construída em setembro de 2017.
A 31 de janeiro deste ano a fabricação da unidade alcançou a marca de 43%, mas já no final de maio o navio estava pronto para ser lançado ao mar. O trabalho consumiu um total de 480.000 horas/homem, e a embarcação totalmente pronta e equipada terá custado aos cofres colombianos o equivalente a 13 milhões de dólares.
Sua incorporação à Armada da Colômbia está prevista para o próximo dia 31.
A tripulação da URR é de 13 oficiais e subalternos, mas há espaço para acomodar até 15 tripulantes. A unidade também é capaz de transportar outras 36 pessoas, e seu ambulatório a bordo está apto a receber e tratar quatro pacientes simultaneamente.
Nessa configuração de Unidade de Reação Rápida, a embarcação transporta equipamentos para transferir combustível, gerador de emergência de 90 kW (utilizável para incrementar a potência de um gerador de porto), planta desalinizadora com capacidade de prover 4,5 m³ de água potável ao dia, contêiner refrigerado de 12 m, posto meteorológico e computador que monitora o funcionamento de motores e geradores.
Makassar – A Marinha da Colômbia tem planos de se equipar com um navio com doca alagável – no caso, um navio-doca de assalto anfíbio –, e examina a possibilidade de encomendar uma unidade tipo Makassar ao estaleiro peruano SIMA Callao, que já entregou um navio desse tipo para a Armada peruana e, nesse momento, trabalha da fabricação de um segundo navio da mesma classe para o cliente.