Concluída a revisão crítica dos OPCs da Guarda Costeira dos EUA
O Eastern Shipbuilding Group (ESG) anunciou que concluiu sua revisão crítica final do projeto (FCDR) para o programa do Offshore Patrol Cutter (OPC) da Guarda Costeira dos EUA (USCG).
O FCDR foi terminado em 29 de junho de 2018, após uma semana de discussões, demonstrações e apresentações de design da equipe de projeto do ESG para a USCG e o Departamento de Segurança Interna (DHS).
O FCDR é realizado para verificar se o projeto detalhado do OPC está integrado e internamente consistente com os requisitos da USCG e aponta para o exercício da opção de contrato para a construção do primeiro casco USCGC ARGUS.
A construção do navio principal está prevista para começar após a opção de contrato ser exercida com entrega em 2021.
“Este importante marco para o programa OPC foi alcançado a tempo e nosso projeto foi encontrado pronto para o próximo marco, a revisão da prontidão da produção (PRR) em 31 de julho de 2018”, observou o presidente do ESG, Joey D’Isernia.
Os novos OPCs da Guarda Costeira dos EUA fornecerão uma ponte de capacidade entre o National Security Cutter, que patrulha o oceano aberto nos ambientes marítimos mais exigentes, e o Fast Response Cutter, que serve mais perto da costa. Os OPCs substituirão os Medium Endurance Cutters atualmente em serviço.
O OPC é projetado para conduzir múltiplas missões em apoio à segurança marítima e proteção de fronteiras do país.
O projeto OPC inclui a capacidade de transportar um helicóptero MH-60R ou MH-65 e três pequenas embarcações operacionais over-the-horizon (OTH). O navio também é equipado com um sistema de combate altamente sofisticado e um conjunto C4ISR (comando, controle, comunicações, computação, inteligência, vigilância e reconhecimento) que aumentará as capacidades para executar as missões do serviço.
O Eastern Shipbuilding Group está atualmente finalizando seu projeto para construir o primeiro navio. O contrato inclui opções para produção de até nove unidades e tem um valor potencial total de US$ 2,38 bilhões, ou US$ 264,4 milhões por navio. A Guarda Costeira dos EUA planeja adquirir um total de vinte e cinco navios na classe.
Os OPCs deslocam 3.500 toneladas, com comprimento de 110 metros, boca de 16 metros e calado de 5,2 metros. São propulsados por dois motores diesel MAN de 9.760 hp cada, atingindo uma velocidade máxima de 22 nós. A autonomia é de 8.500 milhas náuticas a 14 nós.