Futuro TCG Anadolu sendo transportado para a finalização da construção

Futuro TCG Anadolu sendo transportado para a finalização da construção

Futuro TCG Anadolu sendo transportado para a finalização da construção
Futuro TCG Anadolu sendo transportado para a finalização da construção

Estaleiro turco ainda levará 21 meses para entregar navio-doca de assalto anfíbio multipropósito à sua Marinha

Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Naval

Construir um moderno navio de assalto anfíbio não é nada fácil.

A Marinha da Turquia ainda precisará esperar até abril de 2021 para receber o TCG Anadolu, seu primeiro navio-doca de assalto anfíbio (LHD) multipropósito que pode ser configurado como navio-aeródromo leve.

A informação sobre a data de entrega do navio foi dada, nesta quarta-feira (18.07), pelo portal turco de notícias ahaber.com.tr.

O navio começou a ser construído em 30 de abril de 2016, no estaleiro da Sedef Shipbuilding Inc., por meio de um projeto inspirado na classe espanhola Juan Carlos I, que também viabilizou a fabricação do LHD Canberra da Austrália.

Em março passado, cerca de 90% dos 114 módulos do navio turco haviam já sido produzidos ou se encontravam em fase final de produção, como resultado de um esforço construtivo que mantinha taxa de conteúdo local da ordem de 68%.

O Anadolu terá 225 m de comprimento, 32 m de largura e um deslocamento de 28.000 toneladas. Sua operação vai requerer 261 tripulantes: 30 oficiais, 49 NCOs (oficiais não comissionados), 59 suboficiais e 123 subalternos.

O LHD será capaz de alcançar velocidades em torno dos 21 nós, e mover-se por até 14.000 km sem necessitar de reabastecimento.

Modelo do LHD Anadolu
Modelo do LHD Anadolu

Conveses – Quando ficar pronto o Anadolu terá um convés de voo de 5.440 m² e, no convés logo abaixo deste, um hangar de aviação de 990 m², apto a acomodar 12 helicópteros de porte médio ou oito de tamanho grande, tipo Chinook CH-47F.

Configurado como navio-aeródromo leve, o Anadolu poderá operar até 12 caças stealth multirole F-35B (STOVL) e uma dúzia de helicópteros.

Abaixo do hangar o navio terá um amplo compartimento para “carga leve”, de 1.880 m², capaz de abrigar contêineres e 27 veículos de Assalto Anfíbio (AAV); além de uma garagem, de 1.410 m², para “cargas pesadas”, que poderão incluir 29 carros de combate (MBTs).

Próximo à quilha, o LHD será dotado de uma doca de 1.165m², apta a transportar até quatro LCM (Landing Craft Mechanized) ou dois LCAC (Landing Craft Air Cushion), ou ainda dois LCVP (Landing Craft Vehicle Personnel).

Com a entrada em operação do Anadolu, a Turquia irá se unir ao seleto time de 13 países que possuem navios-aeródromos – grupo que inclui a Marinha do Brasil.

LHD Juan Carlos I - foto Armada Espanhola
LHD Juan Carlos I com jatos AV-8B Harrier II – foto Armada Espanhola
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