RIMPAC: P-8A Poseidon da Austrália realiza primeiro ataque com míssil Harpoon
A aeronave P-8A Poseidon da Força Aérea Real Australiana (RAAF) disparou com sucesso seu primeiro míssil Harpoon durante o Exercício RIMPAC 2018.
O míssil ATM-84J Harpoon foi lançado da aeronave no Pacific Missile Range Facility, na costa do Havaí.
A Ministra da Defesa, Senadora Hon Marise Payne, disse que o Harpoon é parte integrante do P-8A, atingindo plena capacidade operacional.
“O lançamento bem sucedido do Harpoon requer um esforço significativo de uma gama de especialistas”, disse o ministro Payne.
O Harpoon foi lançado dentro do Pacific Missile Range Facility e atingiu com sucesso seu alvo, o antigo USS Racine, um navio da Marinha dos EUA desativado.
“Os homens e mulheres da Ala 92 da RAAF devem se orgulhar de ter alcançado este passo fundamental na realização desta importante capacidade para a Austrália”, disse a ministra Payne.
“Nossa parceria com a Marinha dos Estados Unidos nos permitiu acesso ao Range Facility, um acordo de longa data que testemunhou o sucesso de muitos sistemas de armas da Força de Defesa Australiana tanto na Força Aérea quanto na Marinha.”
O Exercício RIMPAC 18 é o maior exercício marítimo multinacional do mundo, com a participação de 25 nações.
A Força de Defesa Australiana está participando com os navios da Marinha Real Australiana HMAS Adelaide, Success, Melbourne, Toowoomba e Rankin; 2º Batalhão do Exército Australiano, Royal Australian Regiment; e o P-8A Poseidon da Royal Australian Air Force.
FONTE: Departamento de Defesa Australiano